SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Universidade Federal do Pampa
EDITAL ESPECÍFICO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E INDÚSTRIA CRIATIVA, PARA INGRESSO DE DISCENTES EM NÍVEL DE MESTRADO PROFISSIONAL, VINCULADO AO 1º PERÍODO DE INGRESSO DO EDITAL 435/2024
A PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO e o PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E INDÚSTRIA CRIATIVA (PPGCIC) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) torna pública a abertura de inscrições para o processo seletivo de candidatos(as) ao curso de Mestrado Profissional em Comunicação e Indústrica Criativa, para ingresso no 1º (primeiro) semestre de 2025.
1 DISPOSIÇÕES INICIAIS
1.1 É responsabilidade do(a) candidato(a) o conhecimento das normas dispostas neste Edital Específico e no Edital Geral ao qual está vinculado.
1.2 As alterações do Edital por meio de adendos, erratas ou retificações e demais publicações, como resultados prévios de cada etapa e lista de notas, serão divulgadas em página específica no Portal Web Processos Seletivos do Sistema Gestão Unificada de Recursos Institucionais (GURI), no endereço eletrônico <https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/>.
1.3 Dúvidas poderão ser sanadas através do e-mail <posgrad.saoborja@unipampa.edu.br>.
2 PÚBLICO-ALVO
2.1 Poderão inscrever-se no processo seletivo de ingresso do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa - Mestrado Profissional aqueles(as) candidatos(as) que atendam aos seguintes requisitos:
a) portador(a) de título de graduação;
b) graduandos(as) com previsão de conclusão do curso antes da realização da matrícula no Programa de Pós-Graduação.
2.2 A realização da inscrição implica irrestrita aceitação, por parte do(a) candidato(a), dos termos definidos no Edital Geral e neste Edital, dos quais não poderá alegar desconhecimento.
3 VAGAS
VAGAS |
NÚMERO DE VAGAS |
Vagas para ampla concorrência (vagas universais) |
09 |
Vagas reservadas a candidatos(as) técnico-administrativos em educação da UNIPAMPA |
01 |
Vagas reservadas a candidatos(as) negros(as) (pretos(as) e pardos(as)), indígenas e pessoas com deficiência |
02 |
TOTAL DE VAGAS |
12 |
3.1 Serão disponibilizadas 12 (doze) vagas, sendo 07 (sete) para a Linha 01 - Comunicação como Indústria Criativa: arte, produção audiovisual e convergência de mídias e 05 (cinco) para a Linha 02 - Comunicação para Indústria Criativa: educação, memória, política e economia.
3.1.1 Os candidatos concorrerão dentro da linha de pesquisa escolhida já no formulário de inscrição.
Parágrafo único. Por decisão da Comissão de Seleção, é possível que um candidato inscrito em uma linha seja classificado na outra.
4 CRONOGRAMA
ETAPA |
DATAS |
---|---|
Período de inscrições |
30/10/2024 até 20/11/2024 |
Divulgação da lista preliminar de candidatos(as) homologados(as) |
até 22/11/2024 |
Prazo de recurso para candidatos(as) não homologados(as) |
até 26/11/2024 |
Prazo para envio do memorial descritivo por e-mail (ppgcicunipampa@gmail.com) |
até 27/11/2024 |
Divulgação da lista final de candidatos(as) homologados(as) |
até 28/11/2024 |
Notificação da Comissão de Seleção sobre candidatos(as) homologados(as) para reserva de vagas à Comissão de Heteroidentificação |
até 28/11/2024 |
Divulgação dos nomes da Comissão de Seleção |
até 28/11/2024 |
Divulgação das datas e dos horários de cada prova oral |
até 29/11/2024 |
Prazo para arguição de impedimento de membro da Comissão de Seleção |
até 30/11/2024 |
Prazo para resposta aos pedidos de arguição de impedimento de membro da Comissão de Seleção |
até 02/12/2024 |
Período de seleção |
de 02/12/2024 até 06/12/2024 |
Divulgação do resultado preliminar da seleção |
até 11/12/2024 |
Notificação da Comissão de Seleção sobre possíveis aprovados(as) para reserva de vagas à Comissão de Heteroidentificação |
até 11/12/2024 |
Período de entrevista com a Comissão de Heteroidentificação |
de 12/12/2024 até 17/12/2024 |
Prazo de recurso ao resultado preliminar da seleção |
até 13/12/2024 |
Divulgação do resultado final da seleção |
até 18/12/2024 |
Período de solicitação de matrícula*# |
de 06/01/2025 até 08/01/2025 |
Período de complementação de documentação da matrícula |
de 09/01/2025 até 10/01/2025 |
Divulgação do resultado preliminar da matrícula |
13/01/2025 |
Prazo de recurso do resultado preliminar da matrícula |
até 15/01/2025 |
Divulgação do resultado final da matrícula |
até 17/01/2025 |
Período de chamada de suplentes |
de 17/01/2025 até 31/03/2025 |
Período de matrícula em componentes curriculares (Secretaria de Pós-Graduação) |
a partir de 17/01/2025 |
* A solicitação de matrícula, via Internet, consiste no envio da documentação, obrigatoriamente no formato digital PDF, pelo Sistema GURI, acessando o endereço eletrônico <https://guri.unipampa.edu.br/pss/publico/listarEdicoesMatCondicional/>.
# Para candidatos estrangeiros: a documentação específica para a matrícula dos(as) candidatos(as) estrangeiros(as) classificados(as) ocorrerá por e-mail, sendo responsabilidade do(a) candidato(a) encaminhar um e-mail confirmando a sua matrícula e encaminhando a documentação, em anexo, para o e-mail <posgrad.saoborja@unipampa.edu.br> no prazo estipulado no Cronograma deste Edital, sob pena de perder a vaga se não o fizer.
5 DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A INSCRIÇÃO
5.1 Os seguintes documentos são indispensáveis para inscrição:
a) Envio de formulário de inscrição online, com preenchimento obrigatório que deve ser realizado no endereço eletrônico <https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/>, anexando os documentos necessários para inscrição solicitados neste Edital, da seguinte forma:
- anexar os documentos descritos nas letras “b” até “g”, no que se aplica em cada campo específico, que constam neste item do Edital;
- todos os arquivos devem estar em formato PDF;
- o nome de cada arquivo deve ser curto e separado por underline (“_”);
- reduzir a “qualidade do arquivo”, em números de Dots Per Inch (DPI);
- endereço eletrônico do Currículo Lattes do(a) candidato(a) (acessar o endereço eletrônico <http://lattes.cnpq.br/>, clicar em “Buscar currículo”, colocar o seu nome na barra de busca, selecionar “Demais pesquisadores”, clicar em “Buscar”, clicar em seu nome, clicar em “Abrir Currículo”, copiar o link ao lado de “Endereço para acessar este CV”). O endereço deve ser inserido, no formulário de inscrição, na seção “Informe o endereço eletrônico do seu currículo Lattes”.
b) Cópia digitalizada (frente e verso) do diploma de graduação emitido por Instituição de Ensino Superior (IES) credenciada pelo Ministério da Educação (MEC);
c) O(a) candidato(a) graduando(a) deverá apresentar atestado de provável formando(a), indicando o período previsto para a conclusão do curso, fornecido pela IES. Neste caso, fica obrigatória a apresentação de diploma ou certificado de conclusão de curso (ou documento equivalente) para a solicitação da matrícula em caso de classificação;
d) Cópia digitalizada do histórico escolar completo da graduação;
e) cópia digitalizada (frente e verso) do documento de identificação com foto, se brasileiro; ou do passaporte válido ou documento de identificação do país de origem com foto, se estrangeiro;
f) Cópia digitalizada da autodeclaração de raça/etnia dos(as) candidatos(as) às vagas reservadas para negros(as), (pretos(as) e pardos(as)) e indígenas, conforme Anexo I do Edital Geral nº 435/2024, que deverá ser analisada por Comissão de Heteroidentificação, a qual emitirá parecer;
h) Cópia digitalizada do laudo médico, conforme Anexo II do Edital Geral nº 435/2024, para os(as) candidatos(as) inscritos(as) na reserva de vagas para pessoas com deficiência.
5.1.1 O(A) candidato(a) estrangeiro(a) deverá providenciar sua inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF) para apresentação no momento da matrícula em caso de classificação, conforme orientações disponíveis no endereço eletrônico do portal do governo federal brasileiro Gov.br (<https://www.gov.br/pt-br/servicos/inscrever-no-cpf-no-exterior>).
5.2 A responsabilidade pelo envio da documentação completa requerida para inscrição é exclusiva do(a) candidato(a), sendo que a falta de qualquer um dos documentos mencionados acima implica a não homologação da inscrição.
5.3 A autenticidade da documentação enviada é de responsabilidade do(a) candidato(a), podendo ser responsabilizado(a) e desligado(a) do processo seletivo e do curso, caso matriculado(a), a qualquer momento se comprovada a falsidade ideológica.
5.3.1 O(a) candidato(a) que prestar falsa declaração poderá responder criminalmente, nos termos do Art. 299 do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal.
5.4 Em caso de diplomação em instituição estrangeira, o diploma e o histórico escolar devem ter visto do consulado brasileiro no país de origem e serem traduzidos por tradutor juramentado (exceto os diplomas obtidos em países do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) ou versados em língua espanhola ou inglesa).
6 HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES
6.1 As inscrições serão homologadas pela Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa.
6.2 Terão suas inscrições homologadas os(as) candidatos(as) que apresentarem toda a documentação exigida dentro do prazo estabelecido neste Edital.
6.3 As inscrições homologadas serão divulgadas, conforme data indicada no Cronograma deste Edital, apenas no Sistema GURI, disponível no endereço eletrônico <https://guri.unipampa.edu. br/psa/processos/>.
6.4 Os(As) candidatos(as) cuja inscrição não for homologada por erro no formulário de inscrição ou falha ou ausência nos documentos indicados no item 5.1 poderão solicitar a complementação dentro do prazo estipulado para recurso, indicada no Cronograma, através do Sistema GURI, disponível no endereço eletrônico <https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/>.
7 SELEÇÃO
7.1 O processo seletivo será conduzido pela Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa, designada pelo Conselho do Programa.
7.1.1 Será divulgada através do Sistema GURI, disponível no endereço eletrônico <https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/> a nominata dos membros que farão parte da Comissão de Seleção do Programa, podendo os(as) candidatos(as) se manifestarem caso haja algum fator de impedimento de algum dos membros, desde que devidamente comprovado.
7.1.2 São impedidos(as) de participar da Comissão de Seleção os(as) docentes que, em relação aos(às) candidatos(as):
a) for cônjuge, embora separado(a) judicialmente, divorciado(a) ou companheiro(a);
b) tiver grau de parentesco ascendente ou descendente até 3º (terceiro) grau;
c) for sócio(a) em atividade profissional;
d) estiver litigando judicial ou administrativamente com candidato(a) ou respectivo(a) cônjuge ou companheiro(a);
e) tiver relação estreita de amizade ou inimizade notória com candidato(a) ou com os(as) respectivos(as) cônjuges, companheiros(as), parentes e afins até 3º (terceiro) grau.
7.2 O(A) candidato(a) deverá cumprir todas as etapas do processo seletivo previstas neste Edital, conforme datas e horários divulgados no Sistema GURI.
7.3 Estará automaticamente eliminado o(a) candidato(a) que não enviar o memorial descritivo até a data indicada no Cronograma, que não observar o link (endereço eletrônico) e o horário definidos para realização da etapa única do processo seletivo.
7.4 A seleção consistirá em uma única etapa, a ser realizada no formato remoto (via Google Meet), com respectiva pontuação: prova oral, 100 (cem) pontos.
Parágrafo único. Para ser considerado(a) aprovado(a), o(a) candidato(a) deverá obter, no mínimo, 60 (sessenta) pontos. A aprovação não garante a classificação, que fica na dependência da pontuação dos(as) demais candidatos(as) aprovados(as).
7.4.1 A prova oral versará sobre dois eixos:
a) eixo 1: memorial descritivo, 50 (cinquenta) pontos. O candidato deverá enviar o memorial descritivo até 27 de novembro de 2024, para o e-mail do Programa: ppgcicunipampa@gmail.com. O documento deverá ser enviado no formato digital PDF, com até 8 (oito) páginas (incluindo capa e referências) e conter: (1) uma apresentação das experiências profissionais e acadêmicas; (2) ideia de processo e/ou produto prático que possa ser desenvolvido no curso; (3) exposição das razões da escolha do programa, da linha de pesquisa e da temática; (4) bem como uma reflexão sobre interesses teóricos. A formatação do texto segue a seguinte configuração padrão: fonte 12, Times New Roman e espaço 1,5. Exemplos de processos e/ou produtos já desenvolvidos no curso foram relatados e podem ser conferidos na “Revista Comunicação e Indústria Criativa: Pesquisa, desenvolvimento e inovação”, disponível na página eletrônica do programa: <https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/ppgcic/comunicacao-e-industria-criativa-pesquisa-desenvolvimento-inovacao-revistaeletronica-sobre-a-revista/>. As descrições das linhas de pesquisa podem ser conferidas em <https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/ppgcic/linhas-de-pesquisa/>;
b) eixo 2: questões a partir de produções bibliográficas, técnicas e experiências profissionais contidas no Currículo Lattes, 50 (cinquenta) pontos.
7.4.2 Para avaliar a prova oral, a Comissão de Seleção considerará os seguintes critérios avaliativos:
a) para o eixo 1: qualidade do texto; articulação teórico-prática; relevância profissional, regional e social da ideia de processo e/ou produto; consistência e pertinência das reflexões; desempenho na oralidade;
b) para o eixo 2: aderência ao Programa; capacidade reflexiva sobre as produções e experiências; impacto das produções e experiências; cumprimento do tempo (o tempo da prova será informado na divulgação das datas e dos horários de cada prova oral).
7.5 Serão utilizados como critério de desempate:
a) maior pontuação no eixo 1; e
b) maior idade.
8 RESULTADOS
8.1 A divulgação dos resultados preliminares e resultados finais do processo seletivo será realizada nas datas indicadas no Cronograma deste Edital, no Sistema GURI, disponível no endereço eletrônico <https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/>.
8.2 Os ingressos de recursos relativos às etapas de homologação de candidatos(as) e de resultados preliminares e finais, devem ser realizados perante a Comissão de Seleção, até as datas previstas no Cronograma, exclusivamente por meio de correspondência eletrônica encaminhada para o e-mail <ppgcicunipampa@gmail.com>.
Bagé, 27 de setembro de 2024.
PROF. DR. GABRIEL SAUSEN FEIL
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC)
PROF. DR. FÁBIO GALLAS LEIVAS
Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação
Assinado eletronicamente por GABRIEL SAUSEN FEIL, PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR, em 27/09/2024, às 17:42, conforme horário oficial de Brasília, de acordo com as normativas legais aplicáveis. |
Assinado eletronicamente por FABIO GALLAS LEIVAS, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, em 27/09/2024, às 17:43, conforme horário oficial de Brasília, de acordo com as normativas legais aplicáveis. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.unipampa.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1556838 e o código CRC 9035D2E7. |
Referência: Processo nº 23100.012808/2024-92 | SEI nº 1556838 |