SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Universidade Federal do Pampa
EDITAL ESPECÍFICO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL, PARA INGRESSO DE DISCENTES EM NÍVEL DE DOUTORADO ACADÊMICO, VINCULADO AO 1º PERÍODO DE INGRESSO DO EDITAL 435/2024
A PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO (PROPPI) e o PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL (PPGCA) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) torna pública a abertura de inscrições para o processo de seleção de candidatos(as) ao curso de Doutorado Acadêmico, para ingresso no 1º (primeiro) semestre de 2025.
1. DISPOSIÇÕES INICIAIS
1.1. É responsabilidade do(a) candidato(a) o conhecimento das normas dispostas neste Edital Específico e no Edital Geral ao qual está vinculado.
1.2. As alterações do edital por meio de adendos, erratas ou retificações e demais publicações, como resultados prévios de cada etapa e lista de notas, serão divulgados em página específica no Portal Web Processos Seletivos do GURI no endereço eletrônico <https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/>.
1.3. Dúvidas poderão ser sanadas através do e-mail <ppgca@unipampa.edu.br>.
2. PÚBLICO-ALVO
2.1. Poderão inscrever-se no processo seletivo de ingresso do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal - Doutorado Acadêmico aqueles(as) candidatos(as) que atendam aos seguintes requisitos:
a) Portador(a) de mestrado na área do Programa de Pós-Graduação ou áreas afins;
b) Mestrandos(as) na área do Programa de Pós-Graduação ou áreas afins com previsão de conclusão do curso antes da realização da matrícula no Programa de Pós-Graduação;
c) Graduação nas áreas de formação especificadas pela vaga escolhida pelo candidato(a) conforme quadro do Item 3.2.
2.2. A realização da inscrição implica irrestrita aceitação, por parte do(a) candidato(a), dos termos definidos no Edital Geral e neste Edital, dos quais não poderá alegar desconhecimento.
3. DAS VAGAS POR PROGRAMA
3.1. Quantitativo geral de vagas ofertadas.
VAGAS |
NÚMERO DE VAGAS |
Vagas Ampla concorrência (universais) |
4 |
TOTAL DE VAGAS |
4 |
3.2. Quantitativo geral de vagas ofertadas por orientador:
Professor(a) Orientador(a) |
Vagas |
Linha de pesquisa |
Conteúdo da Avaliação Oral |
Referência bibliográfica para etapa de avaliação de conhecimentos técnico-científicos |
Requisito de formação |
---|---|---|---|---|---|
Daniela dos Santos Brum |
1 |
Reprodução Animal |
Noções de Metodologia Científica; Fisiologia e Biotecnologia da Reprodução Animal. |
GONÇALVES, P. B. D. et al. Biotécnias aplicadas a reprodução animal. 2. ed. São Paulo: Roca, 2008. 395p. CUNNINGHAM, J. G., Tratado de fisiologia veterinária. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. 710p. GORDON, I. R. Laboratory production of cattle embryos. 2. ed. Wallingford: CAB International, 2003. 548 p. HAFEZ, B. Reprodução animal. 7. ed. Sao Paulo, SP: Manole, 2004. 513p. MOORE, KEITH L.; PERSAUD, T,V,N. Embriologia Clinica. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000. 552p. Knobil and Neill's Physiology of Reproduction. 4th ed. Cambridge, MA: Academic Press, 2015. 2684p. SENGER, P. L. Pathways to Pregnancy and Parturition. 3rd ed. Redmond, OR: Current Conceptions, 2015. 381p. |
Graduação nas áreas das Ciências Agrárias ou Ciências Biológicas |
Fabio Gallas Leivas |
1 |
Reprodução Animal |
Noções de Metodologia Científica e Projetos de pesquisa; Programas de Inseminação Artificial em bovinos; Programas de Produção in vitro de embriões bovinos. |
Periódicos: 1. Theriogenology; 2. Animal Reproduction Science; 3. Journal of Reproduction and Fertility; 4. Reproduction; 5. Animal Reproduction Science. |
Graduação nas áreas das Ciências Agrárias ou Ciências Biológicas |
Fabricio Desconsi Mozzaquatro |
1 |
Reprodução Animal |
Noções de Metodologia Científica; Fisiopatologia da reprodução animal e Biotecnologia da Reprodução |
GONÇALVES, P. B. D., FIGUEIREDO, J. R., FIGUEIRÊDO, V. J. Biotécnicas Aplicadas à Reprodução Animal. 3ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2021.; PLANT, T.M. & ZELENZNIK, A.J. Knobil and Neill's Physiology of Reproduction. 4th ed. Cambridge, MA: Academic Press, 2015. 2684p.; SENGER, P. L. Pathways to Pregnancy and Parturition. 3rd ed. Redmond, OR: Current Conceptions, 2015. 381p.; MCKINNON, A. O.; SQUIRES, E. L.; VAALA, W. E.; VARNER, D. D. Equine Reproduction, 2nd ed., Hoboken, NJ: Blackwell Publishing, 2011. 3056p.; |
Graduação em Medicina Veterinária |
Fernando Silveira Mesquita |
2 |
Reprodução Animal |
Noções de Metodologia Científica; Fisiologia e Endocrinologia da Reprodução Animal |
SENGER, E.L., Pathways to Pregnancy and Parturition. 3ª Ed. Redmon, OR: Current Conceptions, 2012. ALBERTS et al. Fundamentos da Biologia Celular. 3ª Ed. Porto Alegre:Artmed, 2011; GONÇALVES, P.B.D; FIGUEIREDO, J.R.; FREITAS, V.J.F. Biotécnicas Aplicadas à Reprodução Animal. 2a Ed. Sã o Paulo: Roca. 2008. 395p. HAFEZ, B.; HAFEZ, E.S.E. Reprodução Animal. 7o edição. Manole, São Paulo, 2004. HYTTEL, P.; SINOWATZ, F.; VEJLSTED, M. Embriologia Veterinária. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. 455p. Knobil and Neill's Physiology of Reproduction; 4th Edition. Academic Press, 2014, p. 2684; Periódicos: Biology of Reproduction, Endocrinology, Theriogenology, Animal Reproduction Science, entre outros. |
Graduação nas áreas das Ciências Agrárias, Ciências Biológicas ou Ciências da Saúde. |
4. CRONOGRAMA
ETAPA |
DATAS |
---|---|
Período de inscrições |
14/10/2024 a 12/11/2024 |
Lista preliminar de candidatos inscritos Homologados |
14/11/2024 |
Prazo de recurso para candidatos não homologados |
Até 20/11/2024 |
Lista final de candidatos Homologados |
22/11/2024 |
Divulgação dos nomes da Comissão de Seleção |
25/11/2024 |
Prazo para arguição de impedimento de membro da Comissão de Seleção |
Até 27/11/2024 |
Prazo para resposta aos pedidos de arguição de impedimento de membro da Comissão de Seleção |
29/11/2024 |
Período de seleção |
02/12/2024 a 13/12/2024 |
Lista preliminar de candidatos classificados e suplentes |
16/12/2024 |
Notificação da Comissão de Seleção sobre possíveis aprovados(as) para reserva de vagas à Comissão de heteroidentificação |
16/12/2024 |
Recurso à lista preliminar de candidatos classificados e suplentes |
Até 18/12/2024 |
Lista final de candidatos classificados e suplentes |
20/12/2024 |
Matrícula*# |
06/01/2025 a 07/01/2025 |
Complementação de documentação da matrícula |
08/01/2025 a 09/01/2025 |
Resultado preliminar da matrícula |
10/01/2025 |
Recurso do resultado preliminar da matrícula |
Até 13/01/2025 |
Resultado final da matrícula |
14/01/2025 |
Chamada de suplentes |
15/01/2025 a 14/02/2025 |
Matrícula em componentes curriculares (Secretaria de Pós Graduação) |
Solicitação via WEB, conforme calendário da pós-graduação |
* A Solicitação de Matrícula, via Internet, consiste no envio da documentação, obrigatoriamente no formato digital PDF, pelo Sistema GURI, acessando o endereço: <https://guri.unipampa.edu.br/pss/publico/listarEdicoesMatCondicional/>.
# Para candidatos estrangeiros: A documentação específica para a matrícula dos(as) candidatos(as) estrangeiros(as) classificados(as) ocorrerá por e-mail, sendo responsabilidade do(a) candidato(a) encaminhar um e-mail confirmando a sua matrícula e encaminhando a documentação em anexo para o contato específico do PPG, ppgca@unipampa.edu.br. no prazo estipulado no cronograma do edital específico de cada curso, sob pena de perder a vaga se não o fizer.
5. DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A INSCRIÇÃO
5.1. Os seguintes documentos são indispensáveis para inscrição:
a) Envio de formulário de inscrição online, com preenchimento obrigatório que deve ser realizado no endereço eletrônico <https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/>, anexando os documentos necessários para inscrição solicitados neste Edital, da seguinte forma:
- Anexar os documentos descritos nas letras ”b” até “h”, no que se aplica em cada campo específico, que constam neste item do Edital;
- Todos os arquivos devem estar em formato PDF;
- O nome de cada arquivo deve ser curto e separado por underline (“_”);
- Reduzir a “qualidade do arquivo”, em números de Dots Per Inch (DPI);
- Endereço eletrônico do Currículo Lattes do(a) candidato(a) (acessar o Currículo Lattes em <http://lattes.cnpq.br/> e copiar o endereço que aparece na visualização do currículo).
b) Cópia digitalizada (frente e verso) do diploma de graduação para os(as) candidatos(as), emitido por Instituição de Ensino Superior (IES) credenciada pelo Ministério da Educação (MEC), e de mestrado emitido por IES com Programa de Pós-Graduação (PPG) reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), para os(as) candidatos(as) ao doutorado dos PPGs que o regimento determina tal exigência;
c) O(a) candidato(a) mestrando(a) deverá apresentar atestado de provável formando(a), indicando o período previsto para a conclusão do curso, fornecido pela IES ou pelo PPG a qual esteja vinculado. Neste caso, fica obrigatória a apresentação de diploma ou certificado de conclusão de curso (ou documento equivalente) para a solicitação da matrícula em caso de aprovação;
d) Cópia digitalizada do histórico escolar completo da graduação e do mestrado;
e) Cópia digitalizada (frente e verso) do documento de identificação com foto, se brasileiro(a), ou do passaporte válido ou documento de identificação do país de origem com foto, se estrangeiro(a);
f) Cópia digitalizada da autodeclaração de raça/etnia dos(as) candidatos(as) às vagas reservadas para negros(as), (pretos(as) e pardos(as)) e indígenas, conforme Anexo X do Edital Geral 435/2024, que deverá ser analisada por Comissão de heteroidentificação, a qual emitirá parecer;
g) Cópia digitalizada do Laudo médico, conforme Anexo X do Edital Geral 435/2024, para os(as) candidatos(as) inscritos(as) na reserva de vagas para pessoas com deficiência;
h) Anexo II (planilha de pontuação do currículo), devidamente preenchido e assinado, acompanhado dos documentos comprobatórios, na ordem do anexo, em um mesmo arquivo, no formato .pdf.
5.1.1. O(A) candidato(a) estrangeiro(a) deverá providenciar sua inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF) para apresentação no momento da matrícula em caso de aprovação, conforme orientações disponíveis no endereço eletrônico do portal do governo federal brasileiro Gov.br (<https://www.gov.br/pt-br/servicos/inscrever-no-cpf-no-exterior>).
5.2. A responsabilidade pelo envio da documentação completa requerida para inscrição é exclusiva do(a) candidato(a), sendo que a falta de qualquer um dos documentos mencionados acima implica a não homologação da inscrição.
5.3. A autenticidade da documentação enviada é de responsabilidade do(a) candidato(a), podendo ser responsabilizado(a) e desligado(a) do processo seletivo e do curso, caso matriculado(a), a qualquer momento se comprovada a falsidade ideológica.
5.3.1. O(a) candidato(a) que prestar falsa declaração poderá responder criminalmente, nos termos do Art. 299 do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal.
5.4. Em caso de diplomação em instituição estrangeira, o diploma e o histórico escolar devem ter visto do consulado brasileiro no país de origem e serem traduzidos por tradutor juramentado (exceto os diplomas obtidos em países do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) ou versados em língua espanhola ou inglesa).
6. DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES
6.1. As inscrições serão homologadas pela Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal.
6.2. Terão suas inscrições homologadas os(as) candidatos(as) que apresentarem toda a documentação exigida dentro do prazo estabelecido neste Edital.
6.3. As inscrições homologadas serão divulgadas, conforme data indicada no cronograma deste Edital, apenas no Sistema GURI, disponível no endereço eletrônico <https://guri.unipampa.edu. br/psa/processos/>.
6.4. Os(As) candidatos(as) cuja inscrição não for homologada por erro no formulário de inscrição ou falha ou ausência nos documentos indicados no item 5.1 poderão solicitar a complementação dentro do prazo estipulado para recurso, indicado no cronograma específico deste edital, através de e-mail para ppgca@unipampa.edu.br. O(A) candidato(a) deverá escrever no texto do e-mail o motivo da complementação e anexar a documentação correspondente.
7. DA SELEÇÃO
7.1. O processo seletivo será conduzido pela Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação Ciência Animal, designada pelo Conselho do Programa.
7.1.1. Será divulgada através do Sistema GURI, disponível no endereço eletrônico <https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/> a nominata dos membros que farão parte da Comissão de Seleção do Programa, podendo os(as) candidatos(as) se manifestar caso haja algum fator de impedimento de algum dos membros, desde que devidamente comprovado.
7.1.2. São impedidos(as) de participar das Bancas Examinadoras, os(as) docentes que, em relação aos(às) candidatos(as):
a) for cônjuge, embora separado(a) judicialmente, divorciado(a) ou companheiro(a);
b) tiver grau de parentesco ascendente ou descendente até terceiro grau;
c) for sócio(a) em atividade profissional;
d) estiver litigando judicial ou administrativamente com candidato(a) ou respectivo(a) cônjuge ou companheiro(a); e
e) tiver relação estreita de amizade ou inimizade notória com candidato(a) ou com os(as) respectivos(as) cônjuges, companheiros(as), parentes e afins até terceiro grau.
7.2. O(A) candidato(a) deverá cumprir todas as etapas do processo seletivo previstas neste Edital, conforme datas e horários divulgados no Sistema GURI.
7.3. O(A) candidato(a) que não observar os locais e horários definidos para realização das etapas do processo seletivo estará automaticamente eliminado(a).
7.4. A seleção dos(as) candidatos(as) ao Doutorado em Ciência Animal (PPGCA) será realizada considerando as seguintes etapas e respectivas pontuações:
a) avaliação oral: de forma exclusivamente remota (on-line): serão avaliados os conhecimentos específicos na área da vaga selecionada pelo candidato na inscrição (item 3), proposta de projeto científico na área e noções de metodologia científica. Os critérios da avaliação oral estão disponíveis no Anexo I – 7,0 (sete) pontos;
A avaliação oral tem caráter eliminatório, sendo necessária a pontuação mínima de 4,2 pontos (60%) para a aprovação. O(s) candidato(s) que não atingir(em) a nota mínima na avaliação oral não terá(ão) o currículo analisado.
b) análise de currículo – conforme Anexo II – 3,0 (três) pontos (três vírgula zero). Entre os candidatos que concorrem à mesma vaga, será atribuída nota 3,0 (três) pontos ao candidato que obtiver a maior pontuação na análise do currículo; aos demais candidatos, será atribuída uma nota comparativa, proporcional, ao currículo com maior pontuação. A análise de currículo tem caráter classificatório.
Parágrafo único. Candidatas mães de filho(s) com idade de até 5 (cinco) anos que comprovarem isso por meio do envio da cópia da certidão de nascimento juntamente à documentação comprobatória do currículo, terão a nota final da avaliação do currículo multiplicada por 1,2.
7.5. A classificação final para cada vaga será determinada pela soma da nota na avaliação oral com a nota da análise do currículo.
7.6. Serão utilizados como critério de desempate:
a) maior nota da avaliação oral;
b) maior nota da análise do currículo.
8. DOS RESULTADOS
8.1. A divulgação dos resultados preliminares e resultados finais do processo seletivo será realizada nas datas indicadas no cronograma deste Edital, no Sistema GURI, disponível no endereço eletrônico <https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/>. Os recursos para os resultados deverá ser enviado para o e-mail ppgca@unipampa.edu.br, dentro dos prazos previstos no cronograma (item 4) do presente edital.
Bagé, 30 de setembro de 2024.
PROF. DR. PAULO DE SOUZA JUNIOR
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA)
PROF. DR. FÁBIO GALLAS LEIVAS
Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação
Assinado eletronicamente por FABIO GALLAS LEIVAS, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, em 30/09/2024, às 09:37, conforme horário oficial de Brasília, de acordo com as normativas legais aplicáveis. |
Assinado eletronicamente por PAULO DE SOUZA JUNIOR, PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR, em 30/09/2024, às 10:00, conforme horário oficial de Brasília, de acordo com as normativas legais aplicáveis. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.unipampa.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1557043 e o código CRC 93B364DE. |
ANEXO I - CRITÉRIOS DA AVALIAÇÃO ORAL
Critério |
Pontuação máxima |
---|---|
Conhecimentos específicos na área de inscrição |
4,5 |
Propostas de projeto científico na área de inscrição e noções de metodologia |
2,5 |
Total |
7,0 |
ANEXO II - PLANILHA DE PONTUAÇÃO DO CURRÍCULO
Currículo |
Número de produções (Últimos 10 anos) |
Total de pontos |
---|---|---|
Especialização em curso reconhecido pela Capes (lato sensu): 1 ponto por curso |
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Especialização. Modalidade de residência uni ou multiprofissional: 2 pontos por curso |
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|
Mestrado: 3 pontos por curso |
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Monitoria: 0,10 pontos por semestre |
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Bolsista de iniciação científica e/ou bolsista PET e/ou bolsista de extensão, durante a graduação: 0,15 pontos por ano |
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Aluno de iniciação científica (sem bolsa) durante a graduação: 0,10 pontos por ano |
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Resumo em evento nacional (0,03 pontos por resumo) |
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Resumo em evento internacional (0,05 pontos por resumo) |
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Resumo em evento local (ex.: SIEPE, SIPPG UNIPAMPA etc.) (0,015 ponto por resumo) |
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Artigo publicado Qualis A1 ou artigo em periódico com fator de impacto > 5,0 (1,0 ponto) |
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Artigo publicado Qualis A2 ou artigo em periódico com fator de impacto entre 4,0 e 4,9 (0,85 pontos) |
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Artigo publicado Qualis A3 ou artigo em periódico com fator de impacto entre 3,0 e 3,9 (0,75 pontos) |
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Artigo publicado Qualis A4 ou artigo em periódico com fator de impacto entre 2,0 e 2,9 (0,65 pontos) |
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Artigo publicado Qualis B1 ou artigo em periódico com fator de impacto entre 1,6 e 1,9 (0,55 pontos) |
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Artigo publicado Qualis B2 ou artigo em periódico com fator de impacto entre 1,2 e 1,5 (0,4 pontos) |
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Artigo publicado Qualis B3 ou artigo em periódico com fator de impacto entre 0,8 e 1,1 (0,25 pontos) |
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Artigo publicado Qualis B4 ou artigo em periódico com fator de impacto entre 0,5 e 0,7 (0,10 pontos) |
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Artigo publicado Qualis C ou sem Qualis ou artigo em periódico com fator de impacto menor que 0,5 (0,05 ponto) |
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Total |
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Obs1.: esta planilha deve ser enviada em conformidade ao previsto no item 5 “h” do presente edital. Obs2.: o fator de impacto dos periódicos se refere ao Journal Citation Reports (JCR). |
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Referência: Processo nº 23100.012808/2024-92 | SEI nº 1557043 |