Boletim de Serviço Eletrônico em 30/09/2024

Timbre

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Universidade Federal do Pampa

 

EDITAL ESPECÍFICO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, PARA INGRESSO DE DISCENTES EM NÍVEL DE MESTRADO ACADÊMICO, VINCULADO AO 1º PERÍODO DE INGRESSO DO EDITAL Nº 435/2024

 

A PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO (PROPPI) e o PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (PPGCB) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) torna pública a abertura de inscrições para o processo de seleção de candidatos(as) ao curso de Mestrado Acadêmico em Ciências Biológicas, para ingresso no 1º (primeiro) semestre de 2025. 

 

1. DISPOSIÇÕES INICIAIS 

1.1. É responsabilidade do(a) candidato(a) o conhecimento das normas dispostas neste Edital Específico e no Edital Geral ao qual está vinculado. 

1.2. As alterações do presente edital específico se darão por meio de adendos, erratas ou retificações e demais publicações, como resultados prévios de cada etapa e lista de notas, e, serão divulgadas em página específica e no Portal Web Processos Seletivos do Sistema de Gestão Unificada de Recursos Institucionais (GURI) no endereço eletrônico <https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/>.

1.3. Dúvidas poderão ser sanadas através do e-mail <ppgcb@unipampa.edu.br>.

2. PÚBLICO-ALVO 

2.1. Poderão inscrever-se no processo seletivo de ingresso do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas - Mestrado Acadêmico aqueles(as) candidatos(as) que atendam aos seguintes requisitos:

2.2. A realização da inscrição implica irrestrita aceitação, por parte do(a) candidato(a), dos termos definidos no Edital Geral e neste Edital, dos quais não poderá alegar desconhecimento.

3. DAS VAGAS POR PROGRAMA

3.1. Quantitativo geral de vagas ofertadas:

VAGAS

NÚMERO DE VAGAS 

Vagas Ampla concorrência (universais)

13

Vagas reservadas a(à) candidatos(as) Técnico-administrativos em Educação da UNIPAMPA (10%)

02

Vagas reservadas a(à) candidatos(as) negros(as) (pretos(as) e pardos(as)), indígenas e pessoas com deficiência (10%)

02

TOTAL DE VAGAS 

17

 3.2. Quantitativo geral de vagas ofertadas por orientador:

PROFESSOR ORIENTADOR 

VAGAS

LINHA DE PESQUISA

ANDRES DELGADO CANEDO

1

Sanidade Apícola ou Desenvolvimento de Produtos Apícolas.

ANALIA DEL VALLE GARNERO

1

Análise Citogenômica em Aves Silvestres.

CARLOS BENHUR KASPER

2

Ecologia e Conservação de Aves/Mamíferos.

CAROLINE RAQUEL BENDER

1

Recuperação de Contaminantes em Água.

FELIPE LIMA PINHEIRO

1

PAleobiologia de Vertebrados Paleozóicos e Mesozóicos.

FILIPE DE CARVALHO VICTÓRIA

2

Uso de Briófitas, Algas e Fungos para Estudos Genômicos e Prospecção de Potenciais Biotecnológicos.

FREDERICO COSTA BEBER VIEIRA

1

Fluxo de Gases de Efeito Estufa do Solo em Sistemas de Produção Agropecuária do Pampa.

JAIR PUTZKE

1

Identificação e Cultivo de Cogumelos Comestíveis.

JEFERSON LUIS FRANCO

1

Relação entre Aquecimento Global e Exposição a Agrotóxicos.

JOSÉ RICARDO INÁCIO RIBEIRO

1

Biogeografia e Sistemática.

RAFAEL KRETSCHMER

1

Evolução Cromossômica Animal.

RICARDO JOSE GUNSKI

1

Citogenômica Comparativa em Aves do Rio Grande do Sul.

RUBEM SAMUEL DE ÁVILA JUNIOR

1

Ecologia Reprodutiva e da Polinização de Espécies do Pampa.

PAULO MARCOS PINTO

1

Estudo Epidemiológico de Doenças Respiratórias em Crianças da Região de São Gabriel - RS.

THAIS POSSER

1

Avaliação das Propriedades Biotecnológica de Óleos Essenciais e Compostos Naturais.

TOTAL

17

-

4. CRONOGRAMA

ETAPA

DATAS

Período de inscrições 

10/10/2024 a 31 /10/2024

Lista preliminar de candidatos inscritos Homologados

04/11/2024

Prazo de recurso para candidatos não homologados

07/11/2024

Lista final de candidatos Homologados

09/11/2024

Divulgação dos nomes da Comissão de Seleção

11/11/2024

Prazo para arguição de impedimento de membro da Comissão de Seleção

13/11/2024

Prazo para resposta aos pedidos de arguição de impedimento de membro da Comissão de Seleção

15/11/2024

Período de seleção 

18/11/2024 a 25 /11/2024

Lista preliminar de candidatos classificados e suplentes 

28/11/2024

Notificação da Comissão de Seleção sobre possíveis aprovados(as) para reserva de vagas à Comissão de heteroidentificação

28/11/2024

Recurso à lista preliminar de candidatos classificados e suplentes

30/11/2024

Lista final de candidatos classificados e suplentes

04/12/2024

Matrícula*#

06/01/2025 a 08/01/2025

Complementação de documentação da matrícula

09/01/2025 a 10/01/2025 

Resultado preliminar da matrícula

13/01/2025

Recurso do resultado preliminar da matrícula

14/01/2025

Resultado final da matrícula

16/01/2025

Chamada de suplentes 

17/01/2025 a 19/01/2025

Matrícula em componentes curriculares (Secretaria de Pós Graduação)

20/01/2025 e 21/01/2025

Confirmação de Matrícula primeira semana de aulas presenciais do programa, em período específico divulgado na Página Eletrônica do PPGCB no endereço eletrônico: (<http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/ppgcb/>)

Primeira semana de aulas segundo Calendário Acadêmico 2025

* A Solicitação de Matrícula, via Internet, consiste no envio da documentação, obrigatoriamente no formato digital PDF, pelo Sistema GURI, acessando o  endereço: <https://guri.unipampa.edu.br/pss/publico/listarEdicoesMatCondicional/>.

# Para candidatos estrangeiros: A documentação específica para a matrícula dos(as) candidatos(as) estrangeiros(as) classificados(as) ocorrerá por e-mail, sendo responsabilidade do(a) candidato(a) encaminhar um e-mail confirmando a sua matrícula e encaminhando a documentação em anexo para o contato específico do PPGCB, ppgcb@unipampa.edu.br. no prazo estipulado no cronograma do edital específico de cada curso, sob pena de perder a vaga se não o fizer.

5. DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A INSCRIÇÃO 

5.1. Os seguintes documentos são indispensáveis para inscrição:

-Anexar os documentos descritos nas letras ”b” até “h”, no que se aplica em cada campo específico, que constam nesse item do Edital;

-Todos os arquivos devem estar em formato PDF;

-O nome de cada arquivo deve ser curto e separado por underscore (“_”);

-Reduzir a “qualidade do arquivo”, em números de Dots Per Inch (DPI);

-Endereço eletrônico do Currículo Lattes do(a) candidato(a) (acessar o Currículo Lattes em <http://lattes.cnpq.br/> e copiar o endereço que aparece na visualização do currículo).

5.1.1. O(A) candidato(a) estrangeiro(a) deverá providenciar sua inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF) para apresentação no momento da matrícula em caso de aprovação, conforme orientações disponíveis no endereço eletrônico do portal do governo federal brasileiro Gov.br (<https://www.gov.br/pt-br/servicos/inscrever-no-cpf-no-exterior>).

5.2. A responsabilidade pelo envio da documentação completa requerida para inscrição é exclusiva do(a) candidato(a), sendo que a falta de qualquer um dos documentos mencionados acima implica a não homologação da inscrição.

5.3. A autenticidade da documentação enviada é de responsabilidade do(a) candidato(a), podendo ser responsabilizado(a) e desligado(a) do processo seletivo e do curso, caso matriculado(a), a qualquer momento se comprovada a falsidade ideológica.

5.3.1. O(a) candidato(a) que prestar falsa declaração poderá responder criminalmente, nos termos do Art. 299 do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal.

5.4. Em caso de diplomação em instituição estrangeira, o diploma e o histórico escolar devem ter visto do consulado brasileiro no país de origem e serem traduzidos por tradutor juramentado (exceto os diplomas obtidos em países do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) ou versados em língua espanhola ou inglesa).

6. DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

6.1. As inscrições serão homologadas pela Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas.

6.2. Terão suas inscrições homologadas os(as) candidatos(as) que apresentarem toda a documentação exigida dentro do prazo estabelecido neste Edital.

6.3. As inscrições homologadas serão divulgadas, conforme data indicada no cronograma deste Edital, apenas no Sistema GURI, disponível no endereço eletrônico <https://guri.unipampa.edu. br/psa/processos/>.

6.4. Os(As) candidatos(as) cuja inscrição não for homologada por erro no formulário de inscrição ou falha ou ausência nos documentos indicados no item 5.1 poderão solicitar a complementação dentro do prazo estipulado para recurso, indicada no cronograma específico de cada PPG, através do Sistema GURI, disponível no endereço eletrônico <https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/>.

7. DA SELEÇÃO 

7.1. O processo seletivo será conduzido pela Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, designada pelo Conselho do Programa.

7.1.1. Será divulgada através do Sistema GURI, disponível no endereço eletrônico <https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/> a nominata dos membros que farão parte da Comissão de Seleção do Programa, podendo os(as) candidatos(as) se manifestarem caso haja algum fator de impedimento de algum dos membros, desde que devidamente comprovado.

7.1.2. São impedidos(as) de participar das Bancas Examinadoras, os(as) docentes que, em relação aos(às) candidatos(as):

7.2. O(A) candidato(a) deverá cumprir todas as etapas do processo seletivo previstas neste Edital, conforme datas e horários divulgados no Sistema GURI.

7.3. O(A) candidato(a) que não observar os locais e horários definidos para realização das etapas do processo seletivo estará automaticamente eliminado(a).

7.4. A seleção dos(as) candidatos(as) ao Mestrado em Ciências Biológicas (PPGCB) será realizada considerando as seguintes etapas e respectivas pontuações:

a.1) O projeto deverá ser encaminhado no ato da inscrição conforme as indicações do Anexo I;

a.2) No período de seleção, o candidato será contatado por e-mail recebendo o agendamento de data e horário para realização da defesa do projeto;

a.3) A defesa do projeto deverá ocorrer de forma on line, via Google Meet, ou plataforma similar, que permita a gravação da reunião. A defesa será gravada e a gravação será anexada ao processo de seleção no Sistema Eletrônico de Informações da UNIPAMPA (SEI UNIPAMPA);

a.4) O candidato terá de 10 – 15 minutos para apresentar seu projeto;

a.5) Após a apresentação do projeto, haverá arguição pelo orientador pretendido de até 15 minutos. 

7.5. Serão utilizados como critério de desempate:

8. DOS RESULTADOS

8.1. A divulgação dos resultados preliminares e resultados finais do processo seletivo será realizada nas datas indicadas no cronograma deste Edital, no Sistema GURI, disponível no endereço eletrônico <https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/>.

8.2. O ingresso de recurso, para qualquer uma das etapas do presente processo, junto à Comissão Seleção do Curso deverá ser realizado até as data informadas no item 4 deste edital, exclusivamente por meio de correspondência eletrônica endereçada ao curso correspondente (Mestrado PPGCB) e enviada para <ppgcb@unipampa.edu.br> informando o nome do candidato e motivo do pedido de recurso.

 

Bagé, 30 de setembro de 2024.

 

 

PROF. DR. PAULO MARCOS PINTO

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas

 

PROF. DR FÁBIO GALLAS LEIVAS

Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação

 


logotipo

Assinado eletronicamente por PAULO MARCOS PINTO, Coordenador(a) de Curso Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, em 30/09/2024, às 16:49, conforme horário oficial de Brasília, de acordo com as normativas legais aplicáveis.


logotipo

Assinado eletronicamente por FABIO GALLAS LEIVAS, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, em 30/09/2024, às 17:17, conforme horário oficial de Brasília, de acordo com as normativas legais aplicáveis.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.unipampa.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1557501 e o código CRC CD4C678B.



 

 

ANEXO I - TUTORIAL PARA FORMATAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA 

 

Página inicial (Identificação) 

Campus São Gabriel (centralizado)

Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (centralizado)

(uma linha de espaço)

Título do Projeto 

(uma linha de espaço)

Candidato(a):

Orientador(a) pretendido:

Candidato à vaga de (mestrado) na linha de pesquisa “... (conforme item 3 do edital) ...”

Resumo: resumir o projeto em até 250 palavras salientando os objetivos e modelo experimental a ser usado.

 

2ª Página em diante

1. Introdução: até 2 páginas;

2. Perguntas e Hipóteses de pesquisa: Até 1 parágrafo;

3. Objetivo(s): Objetivos que demonstrem a abrangência da pergunta a ser respondida com a pesquisa proposta;

3. Material e Métodos: até 2 páginas; 

Técnicas e processos exploratórios básicos que serão utilizados para responder à pergunta;

4. Orçamento previsto e expectativa de viabilidade de execução da proposta;

5. Referências.

 

Formatação adicional: Espaçamento entre linhas: 1,5;  Fonte: Times New Roman, tamanho 12; Margens: 2 cm (superior e inferior), 2,5 cm (esquerda e direita). Tamanho máximo incluindo todos os itens: 8 páginas.

 

 

 

 

ANEXO II - FICHA DE AVALIAÇÃO DO CURRICULUM LATTES

 

Valores para pontuação do Curriculum Vitae na seleção do PPGCB. Os candidatos deverão preencher a planilha e enviar juntamente aos demais documentos.

Candidato(a): ________________________________________________________

 

Itens de pontuação

Quantitativo

Pontuação

Estágio / iniciação científica em laboratório de pesquisa (20 pontos por semestre) (até 100 pontos)

 

 

Monitoria em área correlata às linhas de pesquisa do programa (5 pontos por semestre) (até 20 pontos)

 

 

Resumo em evento científico de âmbito Regional (evento regional organizado por entidades regionais/locais) (3 pontos por resumo) (Obs.: SIEPE será considerado regional)

 

 

Resumo em evento científico de âmbito Nacional e Internacional (5 pontos por resumo)

 

 

Artigo publicado/aceito em revista indexada sem fator de impacto (5 pontos por artigo)

 

 

Artigo publicado/aceito em Revista Científica com fator de impacto < 0,5 (10 pontos por artigo)

 

 

Artigo publicado/aceito em Revista Científica com fator de impacto entre 0,5 e 1,1 (20 pontos por artigo) 

 

 

Artigo publicado/aceito em Revista Científica com fator de impacto entre 1,11 a 3,3 (30 pontos por artigo) 

 

 

Artigo publicado/aceito em Revista Científica com fator de impacto > 3,3 (40 pontos por artigo) 

 

 

Publicação de livro ou capítulo de livro com ISBN e corpo editorial (autor ou coautor) (15 pontos por livro ou capítulo)

 

 

 

 

PONTUAÇÃO TOTAL

 

 

 

 

ANEXO III - FICHA DE AVALIAÇÃO DO PLANO DE PESQUISA 

 

Itens de avaliação do Projeto. O projeto deverá atingir nota mínima de 40 pontos para ser considerado aprovado nessa etapa do processo seletivo.

 

CRITÉRIO

NOTA

0-5

0-5

0-5

0-5

0-5

0-5

0-30

 

PONTUAÇÃO FINAL

 

 

Referência: Processo nº 23100.012808/2024-92 SEI nº 1557501