Boletim de Serviço Eletrônico em 23/04/2025

Timbre

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Universidade Federal do Pampa

 

 

EDITAL ESPECÍFICO PPG CIÊNCIA ANIMAL

 

PROCESSO SELETIVO ESPECÍFICO PARA INGRESSO DE DISCENTES EM NÍVEL DE DOUTORADO, VINCULADO AO  2ª PERÍODO DE INGRESSO DO EDITAL 435/2024

 

O Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) torna pública a abertura de inscrições para o processo de seleção de candidatos(as) ao curso de Doutorado, para ingresso no segundo semestre de 2025.

 

1. DISPOSIÇÕES INICIAIS

 

1.1. É responsabilidade do(a) candidato(a) o conhecimento das normas dispostas neste Edital Específico e no Edital Geral ao qual está vinculado.

1.2. As alterações do edital por meio de adendos, erratas ou retificações e demais publicações, como resultados prévios de cada etapa e lista de notas, serão divulgados em página específica no Portal Web Processos Seletivos do GURI no endereço eletrônico <https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/>.

1.3. Dúvidas poderão ser sanadas através do e-mail ppgca@unipampa.edu.br

 

2. PÚBLICO-ALVO

 

2.1 Poderão inscrever-se no processo seletivo de ingresso do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal - Doutorado Acadêmico aqueles(as) candidatos(as) que atendam aos seguintes requisitos:

  1. Portador(a) de mestrado na área do Programa de Pós-Graduação ou áreas afins;
  2. Mestrandos(as) na área do Programa de Pós-Graduação ou áreas afins com previsão de conclusão do curso antes da realização da matrícula no Programa de Pós-Graduação;
  3. Graduação nas áreas de formação especificadas pela vaga escolhida pelo candidato(a), conforme quadro 3.2.

 

2.2 A realização da inscrição implica irrestrita aceitação, por parte do(a) candidato(a), dos termos definidos no Edital Geral e neste Edital, dos quais não poderá alegar desconhecimento.

3 DAS VAGAS POR PROGRAMA

 

3.1. Quantitativo geral de vagas ofertadas

 

NÚMERO DE VAGAS

Vagas Ampla concorrência (universais);

4

Vagas reservadas a(à) candidatos(as) Técnico-administrativos em Educação da UNIPAMPA

1

Vagas reservadas a(à) candidatos(as) negros(as) (pretos(as) e pardos(as)), indígenas e pessoas com deficiência

1

TOTAL DE VAGAS

6

 

3.2. Quantitativo geral de vagas ofertadas por orientador:

Professor Orientador

Vagas

Linha de pesquisa

Conteúdo da avaliação de conhecimentos técnico-científicos*

Referência bibliográfica para etapa de avaliação de conhecimentos técnico-científicos

Requisito de formação

Daniela dos Santos Brum

1

Reprodução Animal

  • Noções de metodologia científica;
  • Fisiologia e Biotecnologia da Reprodução Animal

1. GONÇALVES, P. B. D. et al. Biotécnias aplicadas a reprodução animal. 2. ed. São Paulo: Roca, 2008. 395p.
2. CUNNINGHAM, J. G., Tratado de fisiologia veterinária. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. 710p.
3. GORDON, I. R. Laboratory production of cattle embryos. 2. ed. Wallingford: CAB International, 2003. 548 p. 4.HAFEZ, B. Reprodução animal. 7. ed. Sao Paulo, SP: Manole, 2004. 513p.
5. MOORE, KEITH L.; PERSAUD, T,V,N. Embriologia Clinica. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000. 552p.
6. Knobil and Neill's Physiology of Reproduction. 4th ed. Cambridge, MA: Academic Press, 2015. 2684p.

7. SENGER, P. L. Pathways to Pregnancy and Parturition. 3rd ed. Redmond, OR: Current Conceptions, 2015. 381p.

Graduação nas áreas das Ciências Agrárias ou das Ciências Biológicas ou das Ciências da Saúde

Fabio Gallas Leivas

1

Reprodução Animal

  • Noções de Metodologia Científica e Projetos de pesquisa;
  • Programas de Inseminação Artificial em bovinos;
  • Programas de Produção in vitro de embriões bovinos.

Periódicos:
1. Theriogenology;
2. Animal Reproduction Science;
3. Journal of Reproduction and Fertility;
4. Animal Reproduction Science.

Graduação nas áreas das Ciências Agrárias ou das Ciências Biológicas

Fernando Silveira Mesquita

1

Reprodução Animal

  • Noções de Metodologia Científica;
  • Fisiologia, Endocrinologia e Biotecnologias da Reprodução Animal

1. GONÇALVES, P.B.D., FIGUEIREDO, J.R., FIGUEIRÊDO, V.J. Biotécnicas Aplicadas à Reprodução Animal. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2008. 395p.
2. LUZ, M.R., CELEGHINI, E.C.C., BRANDÃO, F.Z. Reprodução Animal: Fisiologia e biotecnologia avançada. Volume 1, 1ª ed. Santana de Parnaíba, SP: Manole, 2024. 204p.
3. LUZ, M.R., CELEGHINI, E.C.C., BRANDÃO, F.Z. Reprodução Animal: Bovinos, caprinos e ovinos. Volume 2, 1ª ed. Santana de Parnaíba, SP: Manole, 2024. 453p.
4. SENGER, P.L. Pathways to Pregnancy and Parturition. 3rd ed. Redmond, OR: Current Conceptions, 2015. 381p.

Graduação nas áreas das Ciências Agrárias ou das Ciências da Saúde

Francielli Weber Santos Cibin

1

Reprodução Animal

  • Noções de Metodologia Científica
  • Noções de Toxicologia da Reprodução;
  • Noções da participação do estresse oxidativo nos diferentes aspectos relacionados à reprodução

1. Hood, R. D. Developmental and reproductive toxicology: a practical approach. 2nd. ed. London: CRC Press, 2006.
2. Spinosa, H. S.; Górniak, S. L.; Palermo-Neto, J. Toxicologia Aplicada à Medicina Veterinária. 1ª ed. São Paulo, Editora Manole 2008.

3. Halliwell, B. & Gutteridge, J. M. C.; Free Radical in Biology and Medicine; Claderon Press; Oxford, 1989.

4. Periódicos recomendados: Theriogenology, Reproductive Toxicology, Free Radical Biology and Medicine.

Graduação nas áreas das Ciências Agrárias ou das Ciências Biológicas ou das Ciências da Saúde

João Paulo da Exaltação Pascon

 

1

Cardiologia Veterinária

  • Noções de Metodologia Científica;
  • Cardiologia Veterinária;
  • Eletrocardiografia e Variabilidade da Frequência Cardíaca em cães e gatos;
  • Medicina Veterinária Baseada em Evidência;

1.Pascon, JPE, Jung, GC, Valandro, MA, et al. Prevalence, risk factors and survival in dogs with myxomatous valve degeneration. Arq. Bras. Med., 73(4): 812-820, 2021. https://doi.org/mdnh.

2.Valandro, MA, Pascon, JPE, Pereira, DTP, et al. Exercise training of dogs with myxomatous valve disease. Arq. Bras. Med., 69(2):325-332, 2017. https://doi.org/mdq2.

3.Vila, BCP, Camacho,AA, Sousa, MG T-wave peak-end interval and ratio of T-wave peak-end and QT intervals: novel arrhythmogenic and survival marker for dogs with myxomatous mitral valve disease. J. Vet. Cardiol., 35:25-41, 2021. https://doi.org/10.1016/j.jvc.2021.02.004.

4.Block, G. Evidence-based veterinary medicine - potential, practice, and pitfalls. J. Vet. Intern. Med. 38:3261-3271, 2024. https://doi.org/10.1111/jvim.17239."

Graduação em Medicina Veterinária

Marilia Teresa Oliveira

1

Anestesiologia Veterinária

  • Noções de Metodologia Científica;
  • Pré-projeto em anestesiologia veterinária;
  • Anestesia locorregional;
  • Anestesia balanceada;
  • Analgesia;
  • Complicações anestésicas;
  • Farmacologia aplicada a anestesiologia.

1. LUMB & Jones, Anestesiologia e analgesia em veterinária. 5. Rio de Janeiro Roca 2017 1 recurso online ISBN 9788527731775.

2.Bases farmacológicas da terapêutica de Goodman e Gilman, As - 13 / 2018 - (Ebooks )

3.FRAGATA, F. S., DOS SANTOS, M. M. Emergência e Terapia Intensiva em Pequenos Animais. 1o São Paulo: Roca, 2008.

4.MUIR, W. W.; HUBBELL, J. A. E. Equine Anesthesia: monitoring and emergency therapy. St. Louis: Saunders, 2009.

Graduação em Medicina Veterinária

 

4 CRONOGRAMA

ETAPA

Datas

Período de inscrições

19/05/2025 a 09/06/2025

Lista preliminar de candidatos inscritos homologados

11/06/2025

Prazo de recurso para candidatos não homologados (recurso enviado para o e-mail ppgca@unipampa.edu.br)

13/06/2025

Lista final de candidatos Homologados

 

16/06/2025

Divulgação dos nomes da Comissão de Seleção

17/06/2025

Prazo para arguição de impedimento de membro da Comissão de Seleção

19/06/2025

Prazo para resposta aos pedidos de arguição de impedimento de membro da Comissão de Seleção

21/06/2025

Período de seleção

23/06/2025 a 04/07/2025

Lista preliminar de candidatos classificados e suplentes

07/07/2025

Notificação da Comissão de Seleção sobre possíveis aprovados(as) para reserva de vagas à Comissão de heteroidentificação

08/07/2025

Recurso à lista preliminar de candidatos classificados e suplentes (recurso enviado para o e-mail ppgca@unipampa.edu.br)

09/07/2025

 

Lista final de candidatos classificados e suplentes

10/07/2025

Matrícula*#

14/07/2025 a 16/07/2025

Resultado preliminar da matrícula

18/07/2025

Complementação de documentação da matrícula e recursos da solicitação de matrícula

19/07/2025 a 22/07/2025

Resultado final da matrícula

23/07/2025

Chamada de suplentes

24/07/2025 a 11/08/2025

Matrícula em componentes curriculares (Secretaria de Pós-graduação)

 (Solicitação via web, conforme calendário acadêmico)

* A Solicitação de Matrícula, via Internet, consiste no envio da documentação, obrigatoriamente no formato digital PDF, pelo Sistema GURI, acessando o endereço: <https://guri.unipampa.edu.br/pss/publico/listarEdicoesMatCondicional/>.

# Para candidatos estrangeiros: A documentação específica para a matrícula dos(as) candidatos(as) estrangeiros(as) classificados(as) ocorrerá por e-mail, sendo responsabilidade do(a) candidato(a) encaminhar um e-mail confirmando a sua matrícula e encaminhando a documentação em anexo para o contato específico do PPG, ppgca@unipampa.edu.br com cópia para a secretaria acadêmica da pós-graduação (sec.pos.uruguaiana@unipampa.edu.br) no prazo estipulado  no cronograma do edital específico de cada curso, sob pena de perder a vaga se não o fizer.

 

5 DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A INSCRIÇÃO

5.1 Os seguintes documentos são indispensáveis para inscrição:

  1. Envio de formulário de inscrição online, com preenchimento obrigatório que deve ser realizado no endereço eletrônico <https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/>, anexando os documentos necessários para inscrição solicitados neste Edital, da seguinte forma:

-Anexar os documentos descritos nas letras ”b” até “h”, no que se aplica em cada campo específico, que constam nesse item do Edital;

-Todos os arquivos devem estar em formato PDF;

-O nome de cada arquivo deve ser curto e separado por underline (“_”);

-Reduzir a “qualidade do arquivo”, em números de Dots Per Inch (DPI);

-Endereço eletrônico do Currículo Lattes do(a) candidato(a) (acessar o Currículo Lattes em <http://lattes.cnpq.br/> e copiar o endereço que aparece na visualização do currículo).

  1. Cópia digitalizada (frente e verso) do diploma de graduação, emitido por Instituição de Ensino Superior (IES) credenciada pelo Ministério da Educação (MEC), e de mestrado emitido por IES com Programa de Pós-Graduação (PPG) reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
  2. O(a) candidato(a) mestrando(a) deverá apresentar atestado de provável formando(a), indicando o período previsto para a conclusão do curso, fornecido pela IES ou pelo PPG a qual esteja vinculado. Neste caso, fica obrigatória a apresentação de diploma ou certificado de conclusão de curso (ou documento equivalente) para a solicitação da matrícula em caso de aprovação;
  3. Cópia digitalizada do histórico escolar completo da graduação e do mestrado;
  4. Cópia digitalizada (frente e verso) do documento de identificação com foto, se brasileiro; ou do passaporte válido ou documento de identificação do país de origem com foto, se estrangeiro;
  5. Cópia digitalizada da autodeclaração de raça/etnia dos(as) candidatos(as) às vagas reservadas para negros(as), (pretos(as) e pardos(as)) e indígenas, conforme Anexo I do Edital Geral 435/2024, que deverá ser analisada por Comissão de heteroidentificação, a qual emitirá parecer;
  6. Cópia digitalizada do Laudo médico, conforme Anexo II do Edital Geral 435/2024, para os(as) candidatos(as) inscritos(as) na reserva de vagas para pessoas com deficiência;
  7. Anexo II (planilha de pontuação do currículo), devidamente preenchido e assinado, acompanhado dos documentos comprobatórios, na ordem do anexo, em um mesmo arquivo, no formato .pdf. O Anexo II deve estar assinado, com assinatura digitalizada, digital ou eletrônica (por exemplo, pela conta gov.br no link https://assinador.iti.br/)

 

5.1.1 O(A) candidato(a) estrangeiro(a) deverá providenciar sua inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF) para apresentação no momento da matrícula em caso de aprovação, conforme orientações disponíveis no endereço eletrônico do portal do governo federal brasileiro Gov.br (<https://www.gov.br/pt-br/servicos/inscrever-no-cpf-no-exterior>).

 

5.2 A responsabilidade pelo envio da documentação completa requerida para inscrição é exclusiva do(a) candidato(a), sendo que a falta de qualquer um dos documentos mencionados acima implica a não homologação da inscrição.

 

5.3 A autenticidade da documentação enviada é de responsabilidade do(a) candidato(a), podendo ser responsabilizado(a) e desligado(a) do processo seletivo e do curso, caso matriculado(a), a qualquer momento se comprovada a falsidade ideológica.

 

5.3.1 O(a) candidato(a) que prestar falsa declaração poderá responder criminalmente, nos termos do Art. 299 do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal.

 

5.4  Em caso de diplomação em instituição estrangeira, o diploma e o histórico, quando emitidos em língua estrangeira, devem estar acompanhados quando da apresentação dos documentos para a formalização da matrícula em caso de aprovação:  visto do consulado brasileiro no País de origem e versões traduzidas por tradutor juramentado para o português.

 

Parágrafo Único. A exceção ao caput, são os diplomas obtidos em países do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) ou versados em língua espanhola ou inglesa.

 

6 DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

 

6.1 As inscrições serão homologadas pela Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal.

 

6.2 Terão suas inscrições homologadas os(as) candidatos(as) que apresentarem toda a documentação exigida dentro do prazo estabelecido neste Edital.

 

6.3 As inscrições homologadas serão divulgadas, conforme data indicada no cronograma deste Edital, apenas no Sistema GURI, disponível no endereço eletrônico <https://guri.unipampa.edu. br/psa/processos/>.

 

6.4. Os(As) candidatos(as) cuja inscrição não for homologada por erro no formulário de inscrição ou falha ou ausência nos documentos indicados no item 5.1 poderão solicitar a complementação dentro do prazo estipulado para recurso, indicada no cronograma (item 4), através de e-mail para ppgca@unipampa.edu.br. O(A) candidato(a) deverá escrever no texto do e-mail o motivo da complementação e anexar a documentação correspondente.

 

7 DA SELEÇÃO

 

7.1 O processo seletivo será conduzido pela Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, designada pelo Conselho do Programa.

7.1.1 Será divulgada através do Sistema GURI, disponível no endereço eletrônico <https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/> a nominata dos membros que farão parte da Comissão de Seleção do Programa, podendo os(as) candidatos(as) se manifestarem caso haja algum fator de impedimento de algum dos membros, desde que devidamente comprovado.

7.1.2 São impedidos(as) de participar das Bancas Examinadoras, os(as) docentes que, em relação aos(às) candidatos(as):

  1. for cônjuge, embora separado(a) judicialmente, divorciado(a) ou companheiro(a);
  2. tiver grau de parentesco ascendente ou descendente até terceiro grau;
  3. for sócio(a) em atividade profissional;
  4. estiver litigando judicial ou administrativamente com candidato(a) ou respectivo(a) cônjuge ou companheiro(a); e
  5. tiver relação estreita de amizade ou inimizade notória com candidato(a) ou com os(as) respectivos(as) cônjuges, companheiros(as), parentes e afins até terceiro grau.

 

7.2 O(A) candidato(a) deverá cumprir todas as etapas do processo seletivo previstas neste Edital, conforme datas e horários divulgados no Sistema GURI.

 

7.3 O(A) candidato(a) que não observar os locais e horários definidos para realização das etapas do processo seletivo estará automaticamente eliminado(a).

 

7.4. A seleção dos(as) candidatos(as) ao Doutorado em Ciência Animal (PPGCA) será realizada considerando as seguintes etapas e respectivas pontuações:

 

  1. AVALIAÇÃO ORAL - de forma exclusivamente remota (on-line).

Serão avaliados os conhecimentos específicos na área da vaga selecionada pelo(a) candidato(a) na inscrição (item 3), proposta de projeto científico na área e noções de metodologia científica. Os critérios da avaliação oral estão disponíveis no Anexo I – 7,0 (sete) pontos;

A avaliação oral tem caráter eliminatório, sendo necessária a pontuação mínima de 4,2 pontos (60%) para a aprovação. Os (As) candidatos(as) que não atingirem a nota mínima na avaliação oral não terão o currículo analisado.

 

  1. ANÁLISE DE CURRÍCULO – conforme planilha e documentação comprobatória do Anexo II.

Entre os candidatos que concorrem à mesma vaga, será atribuída nota 3,0 (três) pontos ao candidato que obtiver a maior pontuação na análise do currículo; aos demais candidatos, será atribuída uma nota comparativa, proporcional, ao currículo com maior pontuação. A análise de currículo tem caráter classificatório.

Parágrafo único. Candidatas mães de filho(s) com idade de até 5 (cinco) anos que comprovarem isso por meio do envio da cópia da certidão de nascimento juntamente à documentação comprobatória do currículo, terão a nota final da avaliação do currículo multiplicada por 1,2 (um vírgula dois).

 

7.5. A classificação final para cada vaga será determinada pela soma da nota na avaliação oral com a nota da análise do currículo.

 

7.6. Serão utilizados como critério de desempate:

  1. a) nota da avaliação oral;
  2. b) nota da análise do currículo.

 

7.7. Em caso de dois ou mais candidatos técnico-administrativos aprovados para a(s) vaga(s) ofertada(s) por um mesmo orientador, serão classificados até o limite de vagas apontadas pelo(a) orientador(a) escolhido(a) no presente edital.

 

7.8. Em caso de dois ou mais candidatos negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência aprovados(as) para a(s) vaga(s) ofertada(s) por um mesmo orientador(a), serão classificados até o limite de vagas apontadas pelo(a) orientador(a) escolhido no presente edital.

 

7.9 Os recursos interpostos referentes ao processo de seleção serão aceitos dentro do prazo estipulado, indicado no cronograma, através do Sistema GURI. O recurso deverá ser enviado para o e-mail ppgca@unipampa.edu.br.

 

8 DOS RESULTADOS

 

8.1 A divulgação dos resultados preliminares e resultados finais do processo seletivo será realizada nas datas indicadas no cronograma deste Edital, no Sistema GURI, disponível no endereço eletrônico <https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/>.

 

 

Bagé, 24 de abril de 2025.

 

 

Paulo de Souza Junior

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal

 

Fábio Gallas Leivas

Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO I – CRITÉRIOS DA AVALIAÇÃO ORAL

 

 

 

Critério

 

Pontuação máxima

 

Conhecimentos específicos na área de inscrição                

 

4,5

Propostas de projeto científico na área de inscrição e noções de metodologia        

 

2,5

Total

7,0

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO II - PLANILHA DE PONTUAÇÃO DO CURRÍCULO

 

 

Currículo

Número de produções (últimos 10 anos)

Total de pontos

Especialização em curso reconhecido pela Capes (lato sensu): 1 ponto por curso

 

 

Especialização. Modalidade de residência uni ou multiprofissional: 2 pontos por curso

 

 

Mestrado: 3 pontos por curso

 

 

Monitoria: 0,10 pontos por semestre

 

 

Bolsista de iniciação científica e/ou bolsista PET e/ou bolsista de extensão,durante a graduação: 0,15 pontos por ano

 

 

Aluno de iniciação científica (sem bolsa) durante a graduação: 0,10 pontos por ano

 

 

Resumo em evento nacional (0,03 pontos por resumo)

 

 

Resumo em evento internacional (0,05 pontos por resumo)

 

 

Resumo em evento local (ex.: SIEPE, SIPPG UNIPAMPA etc.) (0,015 ponto por resumo)

 

 

Artigo publicado Qualis A1 ou artigo em periódico com fator de impacto > 5,0(1,0 ponto)

 

 

Artigo publicado Qualis A2 ou artigo em periódico com fator de impacto entre 4,0 e 4,9 (0,85 pontos)

 

 

Artigo publicado Qualis A3 ou artigo em periódico com fator de impacto entre 3,0 e 3,9 (0,75 pontos)

 

 

Artigo publicado Qualis A4 ou artigo em periódico com fator de impacto entre 2,0 e 2,9 (0,65 pontos)

 

 

Artigo publicado Qualis B1 ou artigo em periódico com fator de impacto entre 1,6 e 1,9 (0,55 pontos)

 

 

Artigo publicado Qualis B2 ou artigo em periódico com fator de impacto entre 1,2 e 1,5 (0,4 pontos)

 

 

Artigo publicado Qualis B3 ou artigo em periódico com fator de impacto entre 0,8 e 1,1 (0,25 pontos)

 

 

Artigo publicado Qualis B4 ou artigo em periódico com fator de impacto entre 0,5 e 0,7 (0,10 pontos)

 

 

Artigo publicado Qualis C ou sem Qualis ou artigo em periódico com fator de impacto menor que 0,5 (0,05 ponto)

 

 

Total

 

 

 

Obs1.: este anexo (planilha) deve ser enviada em conformidade ao previsto no item 5 “h” do presente edital, ou seja, devidamente preenchido e assinado, acompanhado dos documentos comprobatórios, na ordem do anexo, em um mesmo arquivo, no formato pdf.

 

Obs2.: o fator de impacto dos periódicos se refere ao Journal Citation Reports (JCR).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


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Assinado eletronicamente por PAULO DE SOUZA JUNIOR, PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR, em 23/04/2025, às 15:12, conforme horário oficial de Brasília, de acordo com as normativas legais aplicáveis.


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Assinado eletronicamente por FABIO GALLAS LEIVAS, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, em 23/04/2025, às 16:52, conforme horário oficial de Brasília, de acordo com as normativas legais aplicáveis.


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Referência: Processo nº 23100.014092/2024-68 SEI nº 1720313