Boletim de Serviço Eletrônico em 23/04/2025

Timbre

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Universidade Federal do Pampa

 

 

EDITAL ESPECÍFICO PPGCEM

 

PROCESSO SELETIVO ESPECÍFICO PARA INGRESSO DE DISCENTES EM NÍVEL DE MESTRADO, VINCULADO AO 2ª PERÍODO DE INGRESSO DO EDITAL 435/2024

 

 

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPCEM) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) torna pública a abertura de inscrições para o processo de seleção de candidatos(as) ao curso de Mestrado, para ingresso no segundo semestre de 2025.

 

1. DISPOSIÇÕES INICIAIS

 

1.1. É responsabilidade do(a) candidato(a) o conhecimento das normas dispostas neste Edital Específico e no Edital Geral ao qual está vinculado.

 

1.2. As alterações do edital por meio de adendos, erratas ou retificações e demais publicações, como resultados prévios de cada etapa e lista de notas, serão divulgados em página específica no Portal Web Processos Seletivos do GURI no endereço eletrônico <https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/>.

 

1.3. Dúvidas poderão ser sanadas através do e-mail <sec.pos.bage@unipampa.edu.br>.

 

2. PÚBLICO-ALVO

 

2.1 Poderão inscrever-se no processo seletivo de ingresso do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPCEM) - Mestrado Acadêmico aqueles(as) candidatos(as) que atendam aos seguintes requisitos:

  1. Portador(a) de título de graduação na área do Programa de Pós-Graduação ou áreas afins, e
  2. Graduandos(as) na área do Programa de Pós-Graduação ou áreas afins com previsão de conclusão do curso antes da realização da matrícula no Programa de Pós-Graduação.

 

2.2 A realização da inscrição implica irrestrita aceitação, por parte do(a) candidato(a), dos termos definidos no Edital Geral e neste Edital, dos quais não poderá alegar desconhecimento.

 

3 DAS VAGAS POR PROGRAMA

 

 

NÚMERO DE VAGAS

Vagas Ampla concorrência (universais);

5

Vagas reservadas a(à) candidatos(as) Técnico-administrativos em Educação da UNIPAMPA

1

Vagas reservadas a(à) candidatos(as) negros(as) (pretos(as) e pardos(as)), indígenas e pessoas com deficiência

1

TOTAL DE VAGAS

7

 

4 CRONOGRAMA

 

ETAPA

DATA

Período de inscrições

24/04/2025 a 16/05/2025

Lista preliminar de candidatos inscritos Homologados

 21/05/2025

Prazo de recurso para candidatos não homologados (recurso enviado por e-mail <sec.pos.bage@unipampa.edu.br>)

 23/05/2025

Lista final de candidatos Homologados

 28/05/2025

Divulgação dos nomes da Comissão de Seleção

 28/05/2025

Prazo para arguição de impedimento de membro da Comissão de Seleção

 30/05/2025

Prazo para resposta aos pedidos de arguição de impedimento de membro da Comissão de Seleção

 04/06/2025

Período de seleção

05/06/2025 a 20/06/2025

Lista preliminar de candidatos classificados e suplentes

 23/06/2025

Notificação da Comissão de Seleção sobre possíveis aprovados(as) para reserva de vagas à Comissão de heteroidentificação

23/06/2025

Recurso à lista preliminar de candidatos classificados e suplentes (recurso enviado por e-mail <sec.pos.bage@unipampa.edu.br>)

25/06/2025

Lista final de candidatos classificados e suplentes

 02/07/2025

Matrícula*#

03/07/2025 a 11/07/2025

Complementação de documentação da matrícula

03/07/2025 a 15/07/2025

Resultado preliminar da matrícula

16/07/2025

Recurso do resultado preliminar da matrícula (recurso enviado por e-mail <sec.pos.bage@unipampa.edu.br>)

 17/07/2025 a 18/07/2025

Resultado final da matrícula

 21/07/2025

Chamada de suplentes

 22/07/2025 a 23/07/2025

Matrícula em componentes curriculares (Secretaria de Pós Graduação)

 22/07/2025 a 25/07/2025

 

* A Solicitação de Matrícula, via Internet, consiste no envio da documentação, obrigatoriamente no formato digital PDF, pelo Sistema GURI, acessando o  endereço: <https://guri.unipampa.edu.br/pss/publico/listarEdicoesMatCondicional/>.

# Para candidatos estrangeiros: A documentação específica para a matrícula dos(as) candidatos(as) estrangeiros(as) classificados(as) ocorrerá por e-mail, sendo responsabilidade do(a) candidato(a) encaminhar um e-mail confirmando a sua matrícula e encaminhando a documentação em anexo para o contato específico do PPCEM, <sec.pos.bage@unipampa.edu.br> no prazo estipulado  no cronograma do edital específico de cada curso, sob pena de perder a vaga se não o fizer.

 

5 DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A INSCRIÇÃO

 

5.1 Os seguintes documentos são indispensáveis para inscrição:

  1. Envio de formulário de inscrição online, com preenchimento obrigatório que deve ser realizado no endereço eletrônico <https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/>, anexando os documentos necessários para inscrição solicitados neste Edital, da seguinte forma:

-Anexar os documentos descritos nas letras ”b” até “i”, no que se aplica em cada campo específico, que constam nesse item do Edital;

-Todos os arquivos devem estar em formato PDF;

-O nome de cada arquivo deve ser curto e separado por underline (“_”);

-Reduzir a “qualidade do arquivo”, em números de Dots Per Inch (DPI);

-Endereço eletrônico do Currículo Lattes do(a) candidato(a) (acessar o Currículo Lattes em <http://lattes.cnpq.br/> e copiar o endereço que aparece na visualização do currículo).

  1. Cópia digitalizada (frente e verso) do diploma de graduação para os(as) candidatos(as) ao mestrado, emitido por Instituição de Ensino Superior (IES) credenciada pelo Ministério da Educação (MEC);
  2. O(a) candidato(a) graduando(a) deverá apresentar atestado de provável formando(a), indicando o período previsto para a conclusão do curso, fornecido pela IES. Neste caso, fica obrigatória a apresentação de diploma ou certificado de conclusão de curso (ou documento equivalente) para a solicitação da matrícula em caso de aprovação;
  3. Cópia digitalizada do histórico escolar completo da graduação;
  4. Cópia digitalizada (frente e verso) do documento de identificação com foto, se brasileiro; ou do passaporte válido ou documento de identificação do país de origem com foto, se estrangeiro;
  5. Cópia digitalizada da autodeclaração de raça/etnia dos(as) candidatos(as) às vagas reservadas para negros(as), (pretos(as) e pardos(as)) e indígenas, conforme Anexo I do Edital Geral 435/2024, que deverá ser analisada por Comissão de heteroidentificação, a qual emitirá parecer;
  6. Cópia digitalizada do Laudo médico, conforme Anexo II do Edital Geral 435/2024, para os(as) candidatos(as) inscritos(as) na reserva de vagas para pessoas com deficiência;
  7. Além do link do Currículo Lattes, o candidato deverá anexar em um único arquivo o Currículo Lattes em formato PDF com seus respectivos comprovantes digitalizados e identificados na mesma sequência do Currículo Lattes, e
  8. Formulário avaliativo, em formato PDF, identificado com a numeração do CPF do candidato, conforme modelo apresentado no Anexo I.

 

5.1.1 O(A) candidato(a) estrangeiro(a) deverá providenciar sua inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF) para apresentação no momento da matrícula em caso de aprovação, conforme orientações disponíveis no endereço eletrônico do portal do governo federal brasileiro Gov.br (<https://www.gov.br/pt-br/servicos/inscrever-no-cpf-no-exterior>).

 

5.2 A responsabilidade pelo envio da documentação completa requerida para inscrição é exclusiva do(a) candidato(a), sendo que a falta de qualquer um dos documentos mencionados acima implica a não homologação da inscrição.

 

5.3 A autenticidade da documentação enviada é de responsabilidade do(a) candidato(a), podendo ser responsabilizado(a) e desligado(a) do processo seletivo e do curso, caso matriculado(a), a qualquer momento se comprovada a falsidade ideológica.

 

5.3.1 O(a) candidato(a) que prestar falsa declaração poderá responder criminalmente, nos termos do Art. 299 do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal.

 

5.4 Em caso de diplomação em instituição estrangeira, o diploma e o histórico, quando emitidos em língua estrangeira, devem estar acompanhados quando da apresentação dos documentos para a formalização da matrícula em caso de aprovação:  visto do consulado brasileiro no País de origem e versões traduzidas por tradutor juramentado para o português.

Parágrafo Único. A exceção ao caput, são os diplomas obtidos em países do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) ou versados em língua espanhola ou inglesa).

 

 

6 DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

 

6.1 As inscrições serão homologadas pela Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação Ciência e Engenharia de Materiais (PPCEM).

6.2 Terão suas inscrições homologadas os(as) candidatos(as) que apresentarem toda a documentação exigida dentro do prazo estabelecido neste Edital.

 

6.3 As inscrições homologadas serão divulgadas, conforme data indicada no cronograma deste Edital, apenas no Sistema GURI, disponível no endereço eletrônico <https://guri.unipampa.edu. br/psa/processos/>.

 

6.4. Os(As) candidatos(as) cuja inscrição não for homologada por erro no formulário de inscrição ou falha ou ausência nos documentos indicados no item 5.1 poderão solicitar a complementação dentro do prazo estipulado para recurso, indicada no cronograma específico de cada PPG, através de recurso enviado por e-mail <sec.pos.bage@unipampa.edu.br>.

 

7 DA SELEÇÃO

 

7.1 O processo seletivo será conduzido pela Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação Ciência e Engenharia de Materiais (PPCEM), designada pelo Conselho do Programa.

 

7.1.1 Será divulgada através do Sistema GURI, disponível no endereço eletrônico <https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/> a nominata dos membros que farão parte da Comissão de Seleção do Programa, podendo os(as) candidatos(as) se manifestarem caso haja algum fator de impedimento de algum dos membros, desde que devidamente comprovado.

 

7.1.2 São impedidos(as) de participar das Bancas Examinadoras, os(as) docentes que, em relação aos(às) candidatos(as):

  1. for cônjuge, embora separado(a) judicialmente, divorciado(a) ou companheiro(a);
  2. tiver grau de parentesco ascendente ou descendente até terceiro grau;
  3. for sócio(a) em atividade profissional;
  4. estiver litigando judicial ou administrativamente com candidato(a) ou respectivo(a) cônjuge ou companheiro(a); e
  5. tiver relação estreita de amizade ou inimizade notória com candidato(a) ou com os(as) respectivos(as) cônjuges, companheiros(as), parentes e afins até terceiro grau.

 

7.2 O(A) candidato(a) deverá cumprir todas as etapas do processo seletivo previstas neste Edital, conforme datas e horários divulgados no Sistema GURI.

 

7.3 O(A) candidato(a) que não observar os locais e horários definidos para realização das etapas do processo seletivo estará automaticamente eliminado(a).

 

7.4. A seleção dos(as) candidatos(as) ao Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais (PPCEM) será realizada considerando as seguintes etapas e respectivas pontuações:

 

  1. Análise do Formulário Avaliativo conforme Anexo I - 30% (trinta por cento) da avaliação total – ETAPA ELIMINATÓRIA;
  2. Análise de Currículo Lattes conforme pontuação definida no Anexo III - 60% (sessenta por cento) da avaliação total – ETAPA CLASSIFICATÓRIA, e
  3. Análise do Histórico Escolar na área de MATERIAIS conforme componentes curriculares elencados no Anexo IV - 10% (dez por cento) da avaliação total – ETAPA CLASSIFICATÓRIA.

 

7.4.1 A avaliação do Formulário Avaliativo (Modelo no Anexo I) terá valores de zero a dez, sendo eliminados do certame os candidatos que tiverem nota abaixo de 6,00 (seis vírgula zero zero).

 

7.4.2 O Formulário Avaliativo (Modelo no Anexo I) deverá ser realizado de acordo com os temas e técnicas apresentados no Anexo II.

 

7.4.3 O Formulário Avaliativo deverá ser identificado apenas com o número do CPF do Candidato.

 

7.4.4 Para o preenchimento do Formulário Avaliativo o Candidato deverá demonstrar o conhecimento próprio na área, dissertando sobre os itens relacionados aos temas apresentados no Anexo II.

 

7.5 A avaliação do Formulário Avaliativo será realizada utilizando como critérios a factibilidade, adequação à linha de pesquisa do Programa (Ciência e Engenharia de Materiais), técnicas a serem utilizadas e a potencialidade inovadora, da seguinte forma:

 

  1. Clareza e definição da caracterização do problema - Peso 20% (vinte por cento);         
  2. Adequação à área e linha de pesquisa do programa - Peso 20% (vinte por cento);         
  3. Viabilidade técnica do projeto - Peso 20% (vinte por cento);
  4. Impacto regional e/ou geração de tecnologia a partir de recursos naturais da região - Peso 10% (dez por cento);
  5. Qualidade do texto quanto aos aspectos de correção da escrita - Peso 20% (vinte por cento); e
  6. Adequação         às normas exigidas no formulário avaliativo, com relação ao número de páginas, tipo e tamanho de fonte e espaçamento entre linhas - Peso 10% (dez por cento).

 

7.6. Serão utilizados como critério de desempate:

 

  1. Maior pontuação da planilha do CV Lattes (Anexo III);
  2. Maior nota no Formulário Avaliativo (Anexo I);
  3. Maior nota da planilha de pontuação do Anexo Histórico Escolar (Anexo IV) e
  4. Maiores notas em nível de pós-graduação na área de Materiais, caso ter cursado componentes curriculares (Anexo III).

 

7.7 Os recursos interpostos referentes ao processo de seleção serão aceitos dentro do prazo estipulado, indicado no cronograma, através do e-mail <sec.pos.bage@unipampa.edu.br>.

 

 

8 DOS RESULTADOS

 

8.1 A divulgação dos resultados preliminares e resultados finais do processo seletivo será realizada nas datas indicadas no cronograma deste Edital, no Sistema GURI, disponível no endereço eletrônico <https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/>.

 

 

Bagé, 24 de abril de 2025.

 

 

 

André Ricardo Felkl de Almeida

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais


 

Fabio Gallas Leivas

Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação

 

 

 

 

 

ANEXO I – FORMULÁRIO AVALIATIVO

Cada candidato(a) deverá dissertar de forma individual sobre os itens 1, 2 e 3 do formulário. Utilizar no máximo 4 (quatro) páginas, fonte times new roman 12 com espaçamento duplo entre linhas.

 

Número do CPF:

TEMA ESCOLHIDO (de acordo com o ANEXO II):

 

1) DETERMINAR E DESCREVER UM TIPO DE MATERIAL

2) DESCRIÇÃO DAS TÉCNICAS (PRODUÇÃO, CARACTERIZAÇÃO, SIMULAÇÃO, ENTRE OUTRAS) RELACIONADAS COM O TEMA

3) APLICAÇÃO TECNOLÓGICA E/OU CIÊNCIA BÁSICA RELACIONADAS COM O TEMA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO II – TEMAS DE REFERÊNCIA PARA O FORMULÁRIO AVALIATIVO

 

Utilizar apenas um tema de referência para realizar o formulário avaliativo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO III – PLANILHA DE PONTUAÇÃO DO CURRICULUM LATTES

 

Universidade Federal do Pampa - Campus Bagé

Planilha de pontuação - Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais

   Nome

 

ATENÇÃO: A (O) CANDIDATA(O) DEVERÁ COMPROVAR A PRODUÇÃO IDENTIFICADA NA PLANILHA (NA ÁREA DE MATERIAIS)

DISCRIMINAÇÃO

PONTUAÇÃO
MÁXIMA

NÚMERO
DE ITENS

VALOR
FINAL

1

PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA - ARTIGOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS COM CORPO EDITORIAL
(Somente trabalhos publicados com número do volume e das páginas ou D.O.I.)

Qualis A1 (20 pts)

Máx. 50 pts

 

 

Qualis A2 (18 pts)

 

 

Qualis A3 (16 pts)

 

 

Qualis A4 (14 pts)

 

 

Qualis B1 (10 pts)

 

 

Qualis B2 (7 pts)

 

 

Qualis B3 (5 pts)

 

 

Qualis B4 (3 pts)

 

 

Qualis C (ou Sem Qualis) (1 pts)

 

 

F.I. > 5,0 (20 pts)

 

 

4,0 > FI = 5,0 (18 pts)

 

 

3,0 < F.I. = 4,0 (16 pts)

 

 

2,0 < F.I. = 3,0 (14 pts)

 

 

1,6 < F.I. = 2,0 (10 pts)

 

 

1,2 < F.I. = 1,6 (7 pts)

 

 

0,8 < F.I. = 1,2 (5 pts)

 

 

0,5 < F.I. = 0,8 (3 pts)

 

 

Fator de Impacto até 0,5 (1 pts)

 

 

Livro Editado por editora Internacional (20 pts)

 

 

Livro Editado por editora nacional (15 pts)

 

 

Capítulos em livro - editado por editora internacional (10 pts)

 

 

Capítulos em livro - editado por editora nacional (5 pts)

 

 

Trabalhos completos em anais de eventos internacionais (2 pts)

 

 

Trabalhos completos em anais de eventos nacionais (1 pts)

 

 

Resumos e resumos expandidos (0,5 pts )

 

 

Resumo ou resumo expandido publicado em Anais de evento de âmbito regional
ou Salão de Iniciação Científica  (ex.: SIEPE) (0,5 pts)

 

 

PONTUAÇÃO TOTAL ITEM 1

 

2

PARTICIPAÇÃO EM CONGRESSOS, SEMINÁRIOS, CURSOS, OFICINAS, PALESTRAS E SIMILARES

Ministrante (2,5 pts por evento)

Máx. 20 pts

 

 

Ouvinte (0,5 pts por evento)

 

 

PONTUAÇÃO TOTAL ITEM 2

 

3

PRODUÇÃO TECNOLÓGICA

Desenvolvimento ou geração de produtos com patente

Máx. 10 pts

 

 

 

 

PONTUAÇÃO TOTAL ITEM 3

 

4

PARTICIPAÇÃO EM PROJETOS

Pesquisa (5 pts)

Máx. 15 pts

 

 

Ensino (2,5 pts)

 

 

Extensão e Trabalhos Profissionais (5 pts)

 

 

PONTUAÇÃO TOTAL ITEM 4

 

5

PÓS-GRADUAÇÃO (NA ÁREA de Materiais)

Diploma de Especialização (5 pontos)

Créditos cursados em Programa de Pós-Graduação (0,5 pontos por crédito)

Máx. 9 pontos

 

 

PONTUAÇÃO TOTAL ITEM 5

 

PONTUAÇÃO TOTAL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


logotipo

Assinado eletronicamente por ANDRE RICARDO FELKL DE ALMEIDA, Coordenador(a) do Programa, em 23/04/2025, às 14:16, conforme horário oficial de Brasília, de acordo com as normativas legais aplicáveis.


logotipo

Assinado eletronicamente por FABIO GALLAS LEIVAS, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, em 23/04/2025, às 15:11, conforme horário oficial de Brasília, de acordo com as normativas legais aplicáveis.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.unipampa.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1720323 e o código CRC 1E420423.



 

Referência: Processo nº 23100.014092/2024-68 SEI nº 1720323