SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Universidade Federal do Pampa
EDITAL ESPECÍFICO PPGCEM
PROCESSO SELETIVO ESPECÍFICO PARA INGRESSO DE DISCENTES EM NÍVEL DE MESTRADO, VINCULADO AO 2ª PERÍODO DE INGRESSO DO EDITAL 435/2024
O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPCEM) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) torna pública a abertura de inscrições para o processo de seleção de candidatos(as) ao curso de Mestrado, para ingresso no segundo semestre de 2025.
1. DISPOSIÇÕES INICIAIS
1.1. É responsabilidade do(a) candidato(a) o conhecimento das normas dispostas neste Edital Específico e no Edital Geral ao qual está vinculado.
1.2. As alterações do edital por meio de adendos, erratas ou retificações e demais publicações, como resultados prévios de cada etapa e lista de notas, serão divulgados em página específica no Portal Web Processos Seletivos do GURI no endereço eletrônico <https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/>.
1.3. Dúvidas poderão ser sanadas através do e-mail <sec.pos.bage@unipampa.edu.br>.
2. PÚBLICO-ALVO
2.1 Poderão inscrever-se no processo seletivo de ingresso do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPCEM) - Mestrado Acadêmico aqueles(as) candidatos(as) que atendam aos seguintes requisitos:
2.2 A realização da inscrição implica irrestrita aceitação, por parte do(a) candidato(a), dos termos definidos no Edital Geral e neste Edital, dos quais não poderá alegar desconhecimento.
3 DAS VAGAS POR PROGRAMA
|
NÚMERO DE VAGAS |
Vagas Ampla concorrência (universais); |
5 |
Vagas reservadas a(à) candidatos(as) Técnico-administrativos em Educação da UNIPAMPA |
1 |
Vagas reservadas a(à) candidatos(as) negros(as) (pretos(as) e pardos(as)), indígenas e pessoas com deficiência |
1 |
TOTAL DE VAGAS |
7 |
4 CRONOGRAMA
ETAPA |
DATA |
Período de inscrições |
24/04/2025 a 16/05/2025 |
Lista preliminar de candidatos inscritos Homologados |
21/05/2025 |
Prazo de recurso para candidatos não homologados (recurso enviado por e-mail <sec.pos.bage@unipampa.edu.br>) |
23/05/2025 |
Lista final de candidatos Homologados |
28/05/2025 |
Divulgação dos nomes da Comissão de Seleção |
28/05/2025 |
Prazo para arguição de impedimento de membro da Comissão de Seleção |
30/05/2025 |
Prazo para resposta aos pedidos de arguição de impedimento de membro da Comissão de Seleção |
04/06/2025 |
Período de seleção |
05/06/2025 a 20/06/2025 |
Lista preliminar de candidatos classificados e suplentes |
23/06/2025 |
Notificação da Comissão de Seleção sobre possíveis aprovados(as) para reserva de vagas à Comissão de heteroidentificação |
23/06/2025 |
Recurso à lista preliminar de candidatos classificados e suplentes (recurso enviado por e-mail <sec.pos.bage@unipampa.edu.br>) |
25/06/2025 |
Lista final de candidatos classificados e suplentes |
02/07/2025 |
Matrícula*# |
03/07/2025 a 11/07/2025 |
Complementação de documentação da matrícula |
03/07/2025 a 15/07/2025 |
Resultado preliminar da matrícula |
16/07/2025 |
Recurso do resultado preliminar da matrícula (recurso enviado por e-mail <sec.pos.bage@unipampa.edu.br>) |
17/07/2025 a 18/07/2025 |
Resultado final da matrícula |
21/07/2025 |
Chamada de suplentes |
22/07/2025 a 23/07/2025 |
Matrícula em componentes curriculares (Secretaria de Pós Graduação) |
22/07/2025 a 25/07/2025 |
* A Solicitação de Matrícula, via Internet, consiste no envio da documentação, obrigatoriamente no formato digital PDF, pelo Sistema GURI, acessando o endereço: <https://guri.unipampa.edu.br/pss/publico/listarEdicoesMatCondicional/>.
# Para candidatos estrangeiros: A documentação específica para a matrícula dos(as) candidatos(as) estrangeiros(as) classificados(as) ocorrerá por e-mail, sendo responsabilidade do(a) candidato(a) encaminhar um e-mail confirmando a sua matrícula e encaminhando a documentação em anexo para o contato específico do PPCEM, <sec.pos.bage@unipampa.edu.br> no prazo estipulado no cronograma do edital específico de cada curso, sob pena de perder a vaga se não o fizer.
5 DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A INSCRIÇÃO
5.1 Os seguintes documentos são indispensáveis para inscrição:
-Anexar os documentos descritos nas letras ”b” até “i”, no que se aplica em cada campo específico, que constam nesse item do Edital;
-Todos os arquivos devem estar em formato PDF;
-O nome de cada arquivo deve ser curto e separado por underline (“_”);
-Reduzir a “qualidade do arquivo”, em números de Dots Per Inch (DPI);
-Endereço eletrônico do Currículo Lattes do(a) candidato(a) (acessar o Currículo Lattes em <http://lattes.cnpq.br/> e copiar o endereço que aparece na visualização do currículo).
5.1.1 O(A) candidato(a) estrangeiro(a) deverá providenciar sua inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF) para apresentação no momento da matrícula em caso de aprovação, conforme orientações disponíveis no endereço eletrônico do portal do governo federal brasileiro Gov.br (<https://www.gov.br/pt-br/servicos/inscrever-no-cpf-no-exterior>).
5.2 A responsabilidade pelo envio da documentação completa requerida para inscrição é exclusiva do(a) candidato(a), sendo que a falta de qualquer um dos documentos mencionados acima implica a não homologação da inscrição.
5.3 A autenticidade da documentação enviada é de responsabilidade do(a) candidato(a), podendo ser responsabilizado(a) e desligado(a) do processo seletivo e do curso, caso matriculado(a), a qualquer momento se comprovada a falsidade ideológica.
5.3.1 O(a) candidato(a) que prestar falsa declaração poderá responder criminalmente, nos termos do Art. 299 do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal.
5.4 Em caso de diplomação em instituição estrangeira, o diploma e o histórico, quando emitidos em língua estrangeira, devem estar acompanhados quando da apresentação dos documentos para a formalização da matrícula em caso de aprovação: visto do consulado brasileiro no País de origem e versões traduzidas por tradutor juramentado para o português.
Parágrafo Único. A exceção ao caput, são os diplomas obtidos em países do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) ou versados em língua espanhola ou inglesa).
6 DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES
6.1 As inscrições serão homologadas pela Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação Ciência e Engenharia de Materiais (PPCEM).
6.2 Terão suas inscrições homologadas os(as) candidatos(as) que apresentarem toda a documentação exigida dentro do prazo estabelecido neste Edital.
6.3 As inscrições homologadas serão divulgadas, conforme data indicada no cronograma deste Edital, apenas no Sistema GURI, disponível no endereço eletrônico <https://guri.unipampa.edu. br/psa/processos/>.
6.4. Os(As) candidatos(as) cuja inscrição não for homologada por erro no formulário de inscrição ou falha ou ausência nos documentos indicados no item 5.1 poderão solicitar a complementação dentro do prazo estipulado para recurso, indicada no cronograma específico de cada PPG, através de recurso enviado por e-mail <sec.pos.bage@unipampa.edu.br>.
7 DA SELEÇÃO
7.1 O processo seletivo será conduzido pela Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação Ciência e Engenharia de Materiais (PPCEM), designada pelo Conselho do Programa.
7.1.1 Será divulgada através do Sistema GURI, disponível no endereço eletrônico <https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/> a nominata dos membros que farão parte da Comissão de Seleção do Programa, podendo os(as) candidatos(as) se manifestarem caso haja algum fator de impedimento de algum dos membros, desde que devidamente comprovado.
7.1.2 São impedidos(as) de participar das Bancas Examinadoras, os(as) docentes que, em relação aos(às) candidatos(as):
7.2 O(A) candidato(a) deverá cumprir todas as etapas do processo seletivo previstas neste Edital, conforme datas e horários divulgados no Sistema GURI.
7.3 O(A) candidato(a) que não observar os locais e horários definidos para realização das etapas do processo seletivo estará automaticamente eliminado(a).
7.4. A seleção dos(as) candidatos(as) ao Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais (PPCEM) será realizada considerando as seguintes etapas e respectivas pontuações:
7.4.1 A avaliação do Formulário Avaliativo (Modelo no Anexo I) terá valores de zero a dez, sendo eliminados do certame os candidatos que tiverem nota abaixo de 6,00 (seis vírgula zero zero).
7.4.2 O Formulário Avaliativo (Modelo no Anexo I) deverá ser realizado de acordo com os temas e técnicas apresentados no Anexo II.
7.4.3 O Formulário Avaliativo deverá ser identificado apenas com o número do CPF do Candidato.
7.4.4 Para o preenchimento do Formulário Avaliativo o Candidato deverá demonstrar o conhecimento próprio na área, dissertando sobre os itens relacionados aos temas apresentados no Anexo II.
7.5 A avaliação do Formulário Avaliativo será realizada utilizando como critérios a factibilidade, adequação à linha de pesquisa do Programa (Ciência e Engenharia de Materiais), técnicas a serem utilizadas e a potencialidade inovadora, da seguinte forma:
7.6. Serão utilizados como critério de desempate:
7.7 Os recursos interpostos referentes ao processo de seleção serão aceitos dentro do prazo estipulado, indicado no cronograma, através do e-mail <sec.pos.bage@unipampa.edu.br>.
8 DOS RESULTADOS
8.1 A divulgação dos resultados preliminares e resultados finais do processo seletivo será realizada nas datas indicadas no cronograma deste Edital, no Sistema GURI, disponível no endereço eletrônico <https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/>.
Bagé, 24 de abril de 2025.
André Ricardo Felkl de Almeida
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais
Fabio Gallas Leivas
Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação
ANEXO I – FORMULÁRIO AVALIATIVO
Cada candidato(a) deverá dissertar de forma individual sobre os itens 1, 2 e 3 do formulário. Utilizar no máximo 4 (quatro) páginas, fonte times new roman 12 com espaçamento duplo entre linhas.
Número do CPF: |
TEMA ESCOLHIDO (de acordo com o ANEXO II):
|
1) DETERMINAR E DESCREVER UM TIPO DE MATERIAL |
2) DESCRIÇÃO DAS TÉCNICAS (PRODUÇÃO, CARACTERIZAÇÃO, SIMULAÇÃO, ENTRE OUTRAS) RELACIONADAS COM O TEMA |
3) APLICAÇÃO TECNOLÓGICA E/OU CIÊNCIA BÁSICA RELACIONADAS COM O TEMA
|
ANEXO II – TEMAS DE REFERÊNCIA PARA O FORMULÁRIO AVALIATIVO
Utilizar apenas um tema de referência para realizar o formulário avaliativo.
ANEXO III – PLANILHA DE PONTUAÇÃO DO CURRICULUM LATTES
Universidade Federal do Pampa - Campus Bagé |
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Planilha de pontuação - Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais |
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Nome |
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ATENÇÃO: A (O) CANDIDATA(O) DEVERÁ COMPROVAR A PRODUÇÃO IDENTIFICADA NA PLANILHA (NA ÁREA DE MATERIAIS) |
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DISCRIMINAÇÃO |
PONTUAÇÃO |
NÚMERO |
VALOR |
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1 |
PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA - ARTIGOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS COM CORPO EDITORIAL |
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Qualis A1 (20 pts) |
Máx. 50 pts |
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Qualis A2 (18 pts) |
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Qualis A3 (16 pts) |
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Qualis A4 (14 pts) |
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Qualis B1 (10 pts) |
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Qualis B2 (7 pts) |
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Qualis B3 (5 pts) |
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Qualis B4 (3 pts) |
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Qualis C (ou Sem Qualis) (1 pts) |
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F.I. > 5,0 (20 pts) |
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4,0 > FI = 5,0 (18 pts) |
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3,0 < F.I. = 4,0 (16 pts) |
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2,0 < F.I. = 3,0 (14 pts) |
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1,6 < F.I. = 2,0 (10 pts) |
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1,2 < F.I. = 1,6 (7 pts) |
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0,8 < F.I. = 1,2 (5 pts) |
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0,5 < F.I. = 0,8 (3 pts) |
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Fator de Impacto até 0,5 (1 pts) |
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Livro Editado por editora Internacional (20 pts) |
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Livro Editado por editora nacional (15 pts) |
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Capítulos em livro - editado por editora internacional (10 pts) |
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Capítulos em livro - editado por editora nacional (5 pts) |
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Trabalhos completos em anais de eventos internacionais (2 pts) |
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Trabalhos completos em anais de eventos nacionais (1 pts) |
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Resumos e resumos expandidos (0,5 pts ) |
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Resumo ou resumo expandido publicado em Anais de evento de âmbito regional |
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PONTUAÇÃO TOTAL ITEM 1 |
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2 |
PARTICIPAÇÃO EM CONGRESSOS, SEMINÁRIOS, CURSOS, OFICINAS, PALESTRAS E SIMILARES |
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Ministrante (2,5 pts por evento) |
Máx. 20 pts |
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Ouvinte (0,5 pts por evento) |
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PONTUAÇÃO TOTAL ITEM 2 |
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3 |
PRODUÇÃO TECNOLÓGICA |
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Desenvolvimento ou geração de produtos com patente |
Máx. 10 pts |
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PONTUAÇÃO TOTAL ITEM 3 |
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4 |
PARTICIPAÇÃO EM PROJETOS |
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Pesquisa (5 pts) |
Máx. 15 pts |
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Ensino (2,5 pts) |
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Extensão e Trabalhos Profissionais (5 pts) |
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PONTUAÇÃO TOTAL ITEM 4 |
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5 |
PÓS-GRADUAÇÃO (NA ÁREA de Materiais) |
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Diploma de Especialização (5 pontos) Créditos cursados em Programa de Pós-Graduação (0,5 pontos por crédito) |
Máx. 9 pontos |
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PONTUAÇÃO TOTAL ITEM 5 |
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PONTUAÇÃO TOTAL |
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| Assinado eletronicamente por ANDRE RICARDO FELKL DE ALMEIDA, Coordenador(a) do Programa, em 23/04/2025, às 14:16, conforme horário oficial de Brasília, de acordo com as normativas legais aplicáveis. |
| Assinado eletronicamente por FABIO GALLAS LEIVAS, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, em 23/04/2025, às 15:11, conforme horário oficial de Brasília, de acordo com as normativas legais aplicáveis. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.unipampa.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1720323 e o código CRC 1E420423. |
Referência: Processo nº 23100.014092/2024-68 | SEI nº 1720323 |