Boletim de Serviço Eletrônico em 23/04/2025

Timbre

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Universidade Federal do Pampa

 

EDITAL ESPECÍFICO PPG EM COMPUTAÇÃO APLICADA

PROCESSO SELETIVO ESPECÍFICO PARA INGRESSO DE DISCENTES EM NÍVEL DE MESTRADO, VINCULADO AO 2o PERÍODO DE INGRESSO DO EDITAL 435/2024

 

 

O Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCAP) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) torna pública a abertura de inscrições para o processo de seleção de candidatos(as) ao curso de Mestrado Acadêmico, para ingresso no 2º segundo semestre de 2025.

 

 

1. DISPOSIÇÕES INICIAIS

 

1.1. É responsabilidade do(a) candidato(a) o conhecimento das normas dispostas neste Edital Específico e no Edital Geral ao qual está vinculado.

1.2. As alterações do edital por meio de adendos, erratas ou retificações e demais publicações, como resultados prévios de cada etapa e lista de notas, serão divulgados em página específica no Portal Web Processos Seletivos do Sistema Gestão Unificada de Recursos Institucionais (GURI) no endereço eletrônico <https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/>.

1.3. Dúvidas poderão ser sanadas através do e-mail sec.pos.bage@unipampa.edu.br


 

2. PÚBLICO-ALVO

 

2.1 Poderão inscrever-se no processo seletivo de ingresso do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada - Mestrado Acadêmico aqueles(as) candidatos(as) que atendam aos seguintes requisitos:

a. Portador(a) de título de graduação na área do Programa de Pós-Graduação ou áreas afins;

b. Graduandos(as) na área do Programa de Pós-Graduação ou áreas afins com previsão de conclusão do curso antes da realização da matrícula no Programa de Pós-Graduação;

c. Estar ciente que são considerados da área ou de áreas afins à do programa de pós-graduação os cursos de graduação nas áreas de Computação, Engenharias, Ciências Exatas, Ciências Agrárias e cursos superiores de tecnologia nas áreas de Computação e Ciências Agrárias;

d. Estar ciente de que o PPGCAP é um programa interdisciplinar, com área de concentração em tecnologias computacionais para a produção agropecuária, e que as dissertações produzidas deverão ter como foco essa área de concentração;

e. Estar ciente de que a dedicação mínima semanal para o adequado cumprimento das atividades relacionadas ao programa é de 20 (vinte) horas semanais, com aulas presenciais no período diurno;

f. Ter seu currículo disponível na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), http://lattes.cnpq.br, com data de atualização nos últimos 3 (três) anos.

 

2.2 A realização da inscrição implica irrestrita aceitação, por parte do(a) candidato(a), dos termos definidos no Edital Geral e neste Edital, dos quais não poderá alegar desconhecimento.

 

3 DAS VAGAS POR PROGRAMA


 

 

NÚMERO DE VAGAS

Vagas Ampla concorrência (universais);

4

Vagas reservadas a(à) candidatos(as) Técnico-administrativos em Educação da UNIPAMPA

1

Vagas reservadas a(à) candidatos(as) negros(as) (pretos(as) e pardos(as)), indígenas e pessoas com deficiência

1

TOTAL DE VAGAS

6


 

3.1 Na ficha de inscrição, o candidato deverá indicar quais são os temas de pesquisa nos quais deseja desenvolver sua dissertação, por ordem de prioridade, conforme Anexo II deste Edital Específico.

 

3.2 O candidato poderá indicar até 3 (três) orientadores, por ordem de preferência, com quem deseja trabalhar, que estejam inseridos nas temáticas de pesquisa escolhidas.

 

3.3 Temas de pesquisa e orientadores serão designados aos aprovados no processo seletivo seguindo a ordem de classificação dos candidatos, restritos ao número de vagas por tema/orientador.

 

4 CRONOGRAMA

 

ETAPA

Datas

Período de inscrições

de 26/05/2025 até 20/06/2025;

Lista preliminar de candidatos inscritos Homologados

até 24/06/2025;

Prazo de recurso para candidatos não homologados

Até 26/06/2025;

Lista final de candidatos Homologados

até 27/06/2025;

Divulgação dos nomes da Comissão de Seleção

até 27/06/2025;

Prazo para arguição de impedimento de membro da Comissão de Seleção

até 30/06/2025;

Prazo para resposta aos pedidos de arguição de impedimento de membro da Comissão de Seleção

até 01/07/2025;

Período de seleção

de 05/07/2025 até 12/07/2025;

Lista preliminar de candidatos classificados e suplentes

até 14/07/2025;

Notificação da Comissão de Seleção sobre possíveis aprovados(as) para reserva de vagas à Comissão de heteroidentificação

até 15/07/2025;

Recurso à lista preliminar de candidatos classificados e suplentes

até 17/07/2025;

Lista final de candidatos classificados e suplentes

até 18/07/2025;

Matrícula*#

de 30/07/2025 até 01/08/2025;

Complementação de documentação da matrícula

de 02/08/2025

até 05/08/2025;

Resultado preliminar da matrícula

até 06/08/2025;

Recurso do resultado preliminar da matrícula

até 08/08/2025;

Resultado final da matrícula

até 11/08/2025;

Chamada de suplentes

de

11/08/2025 até 12/08/2025;

Matrícula em componentes curriculares (Secretaria de Pós Graduação)

de

13/08/2025 até 15/08/2025;

* A Solicitação de Matrícula, via Internet, consiste no envio da documentação, obrigatoriamente no formato digital PDF, pelo Sistema GURI, acessando o endereço: <https://guri.unipampa.edu.br/pss/publico/listarEdicoesMatCondicional/>.

# Para candidatos estrangeiros: A documentação específica para a matrícula dos(as) candidatos(as) estrangeiros(as) classificados(as) ocorrerá por e-mail, sendo responsabilidade do(a) candidato(a) encaminhar um e-mail confirmando a sua matrícula e encaminhando a documentação em anexo para o contato específico do PPG, sec.pos.bage@unipampa.edu.br. no prazo estipulado no cronograma do edital específico de cada curso, sob pena de perder a vaga se não o fizer.

 

5 DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A INSCRIÇÃO

 

5.1 Os seguintes documentos são indispensáveis para inscrição:

a. Envio de formulário de inscrição online, com preenchimento obrigatório que deve ser realizado no endereço eletrônico <https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/>, anexando os documentos necessários para inscrição solicitados neste Edital, da seguinte forma:

-Anexar os documentos descritos nas letras ”b” até “h”, no que se aplica em cada campo específico, que constam nesse item do Edital;

-Todos os arquivos devem estar em formato PDF;

-O nome de cada arquivo deve ser curto e separado por underline (“_”);

-Reduzir a “qualidade do arquivo”, em números de Dots Per Inch (DPI);

-Endereço eletrônico do Currículo Lattes do(a) candidato(a) (acessar o Currículo Lattes em <http://lattes.cnpq.br/> e copiar o endereço que aparece na visualização do currículo).

b. Cópia digitalizada (frente e verso) do diploma de graduação para os(as) candidatos(as) ao mestrado, emitido por Instituição de Ensino Superior (IES) credenciada pelo Ministério da Educação (MEC).

c. O(a) candidato(a) graduando(a) deverá apresentar atestado de provável formando(a), indicando o período previsto para a conclusão do curso, fornecido pela IES. Neste caso, fica obrigatória a apresentação de diploma ou certificado de conclusão de curso (ou documento equivalente) para a solicitação da matrícula em caso de aprovação;

d. Cópia digitalizada do histórico escolar completo da graduação;

e. Cópia digitalizada (frente e verso) do documento de identificação com foto, se brasileiro(a), ou do passaporte válido ou documento de identificação do país de origem com foto, se estrangeiro;

f. Cópia digitalizada da autodeclaração de raça/etnia dos(as) candidatos(as) às vagas reservadas para negros(as), (pretos(as) e pardos(as)) e indígenas, conforme Anexo I do Edital Geral 435/2024, que deverá ser analisada por Comissão de heteroidentificação, a qual emitirá parecer;

g. Cópia digitalizada do Laudo médico, conforme Anexo II do Edital Geral 435/2024, para os(as) candidatos(as) inscritos(as) na reserva de vagas para pessoas com deficiência;

h. Cópia digitalizada de todas as produções bibliográficas, técnicas e tecnológicas mencionadas no currículo Lattes, com link para o documento na Internet ou cópia do sumário do material de publicação, para conferência do tipo de produção.

5.1.1 O(A) candidato(a) estrangeiro(a) deverá providenciar sua inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF) para apresentação no momento da matrícula em caso de aprovação, conforme orientações disponíveis no endereço eletrônico do portal do governo federal brasileiro Gov.br (<https://www.gov.br/pt-br/servicos/inscrever-no-cpf-no-exterior>).

 

5.2 A responsabilidade pelo envio da documentação completa requerida para inscrição é exclusiva do(a) candidato(a), sendo que a falta de qualquer um dos documentos mencionados acima implica a não homologação da inscrição.

 

5.3 A autenticidade da documentação enviada é de responsabilidade do(a) candidato(a), podendo ser responsabilizado(a) e desligado(a) do processo seletivo e do curso, caso matriculado(a), a qualquer momento se comprovada a falsidade ideológica.

 

5.3.1 O(a) candidato(a) que prestar falsa declaração poderá responder criminalmente, nos termos do Art. 299 do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal.

 

5.4 Em caso de diplomação em instituição estrangeira, o diploma e o histórico, quando emitidos em língua estrangeira, devem estar acompanhados quando da apresentação dos documentos para a formalização da matrícula em caso de aprovação: visto do consulado brasileiro no País de origem e versões traduzidas por tradutor juramentado para o português.

Parágrafo Único. A exceção ao caput, são os diplomas obtidos em países do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) ou versados em língua espanhola ou inglesa).


 

 

6 DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

 

6.1 As inscrições serão homologadas pela Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada.

 

6.2 Terão suas inscrições homologadas os(as) candidatos(as) que apresentarem toda a documentação exigida dentro do prazo estabelecido neste Edital.

 

6.3 As inscrições homologadas serão divulgadas, conforme data indicada no cronograma deste Edital, apenas no Sistema GURI, disponível no endereço eletrônico <https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/>.

 

6.4. Os(As) candidatos(as) cuja inscrição não for homologada por erro no formulário de inscrição ou falha ou ausência nos documentos indicados no item 5.1 poderão solicitar a complementação dentro do prazo estipulado para recurso, indicada no cronograma específico de cada PPG, através do Sistema GURI, disponível no endereço eletrônico <https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/>.


 

7 DA SELEÇÃO

 

7.1 O processo seletivo será conduzido pela Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada, designada pelo Conselho do Programa.

7.1.1 Será divulgada através do Sistema GURI, disponível no endereço eletrônico <https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/> a nominata dos membros que farão parte da Comissão de Seleção do Programa, podendo os(as) candidatos(as) se manifestarem caso haja algum fator de impedimento de algum dos membros, desde que devidamente comprovado, por meio do e-mail sec.pos.bage@unipampa.edu.br.

7.1.2 São impedidos(as) de participar das Bancas Examinadoras, os(as) docentes que, em relação aos(às) candidatos(as):

a. for cônjuge, embora separado(a) judicialmente, divorciado(a) ou companheiro(a);

b. tiver grau de parentesco ascendente ou descendente até terceiro grau;

c. for sócio(a) em atividade profissional;

d. estiver litigando judicial ou administrativamente com candidato(a) ou respectivo(a) cônjuge ou companheiro(a); e

e. tiver relação estreita de amizade ou inimizade notória com candidato(a) ou com os(as) respectivos(as) cônjuges, companheiros(as), parentes e afins até terceiro grau.

 

7.2 O(A) candidato(a) deverá cumprir todas as etapas do processo seletivo previstas neste Edital, conforme datas e horários divulgados no Sistema GURI.

 

7.3 O(A) candidato(a) que não observar os locais e horários definidos para realização das etapas do processo seletivo estará automaticamente eliminado(a).

 

7.4. A seleção dos(as) candidatos(as) ao Mestrado em Computação Aplicada (PPGCAP) será realizada considerando as seguintes etapas e respectivas pontuações:

 

a) análise e pontuação do currículo Lattes – máximo 04 (quatro) pontos:

1. a planilha de pontuação do currículo Lattes encontra-se no Anexo I deste Edital Específico;

2. entradas no currículo não comprovadas por documentos não serão consideradas;

3. produções enviadas com a documentação mas que não constem no currículo não serão consideradas;

4. produções erroneamente inseridas/classificadas no Lattes não serão consideradas;

b) prova individual presencial – máximo 06 (seis) pontos – sobre os seguintes conteúdos:

1. Algoritmos e Programação;

2. Probabilidade e Estatística;

3. Inglês.

c) a prova individual presencial será realizada em chamada única, das 9h às 12h de 5 de julho de 2025, no Campus Bagé da UNIPAMPA, em sala a ser divulgada até 27 de junho de 2025;

d) a prova individual presencial tem caráter eliminatório e classificatório;

e) candidato(a)s que obtiverem menos de 60% (sessenta por cento) de acertos na prova individual estarão automaticamente eliminado(a)s;

f) a nota final do(a) candidato(a) será dada pela soma das notas do currículo Lattes e da prova individual.

 

7.5. Serão utilizados como critério de desempate:

a) maior nota obtida na prova individual;

b) maior nota do currículo Lattes;

c) maior tempo como servidor(a) público(a);

d) maior idade.

 

8 DOS RESULTADOS

 

8.1 A divulgação dos resultados preliminares e resultados finais do processo seletivo será realizada nas datas indicadas no cronograma deste Edital, no Sistema GURI, disponível no endereço eletrônico <https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/>.

 

8.2 Apenas serão avaliados eventuais recursos enviados, com as devidas justificativas, dentro dos prazos previstos no cronograma, por meio do e-mail sec.pos.bage@unipampa.edu.br.




 

Alexandro Gularte Schafer

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada

 

Fabio Gallas Leivas

Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação


 

 

Anexo I – Produção Científica, Tecnológica, Artística e Cultural

 

Produção Científica, Tecnológica, Artística e Cultural

Item

Descrição

Pontuação

1

Autoria de publicação em periódico classificado como Qualis A1

1,00

2

Autoria de publicação em periódico classificado como Qualis A2

0,9

3

Autoria de publicação em periódico classificado como Qualis A3

0,8

4

Autoria de publicação em periódico classificado como Qualis A4

0,7

5

Autoria de publicação em periódico classificado como Qualis B1

0,5

6

Autoria de publicação em periódico classificado como Qualis B2

0,35

7

Autoria de publicação em periódico classificado como Qualis B3

0,25

8

Autoria de publicação em periódico classificado como Qualis B4

0,15

9

Autoria de publicação em periódico classificado como Qualis C ou sem Qualis

0,05

10

Autoria de capítulo de livro classificado como C4

1,00

11

Autoria de capítulo de livro classificado como C3

0,75

12

Autoria de capítulo de livro classificado como C2

0,50

13

Autoria de capítulo de livro classificado como C1

0,25

14

Autoria de artigo completo em evento classificado como E4

0,50

15

Autoria de artigo completo em evento classificado como E3

0,30

16

Autoria de artigo completo em evento classificado como E2

0,15

17

Autoria de artigo completo em evento classificado como E1

0,05

18

Autoria de livro classificado como L4

2,00

19

Autoria de livro classificado como L3

1,50

20

Autoria de livro classificado como L2

1,00

21

Autoria de livro classificado como L1

0,50

22

Autoria de resumo expandido publicado em anais de evento

0,02

23

Autoria de resumo publicado em anais de evento

0,01

24

Depósito de patente com co-titularidade de ICT

1,00

A pontuação é referente à área de avaliação interdisciplinar, com publicações no período de 2019 a 2024. Candidatas mulheres que tiveram filhos naturais ou adotivos no período terão adicionados os períodos correspondentes à licença maternidade, incluindo o ano de 2018 na pontuação.


 

 

Anexo II – Temas com respectivas descrições, orientadores e vagas

 

- TEMA: FENOTIPAGEM AUTOMÁTICA E MODELAGEM PARA O MELHORAMENTO ANIMAL

 

- DESCRIÇÃO: As ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) neste macroprojeto visam a desenvolver estratégias, métodos e equipamentos para facilitar, qualificar e automatizar a coleta de fenótipos na pecuária, focando características de alto valor econômico e difícil mensuração, tais como a resistência a doenças, temperamento, eficiência alimentar e qualidade de produto. É também objetivo deste projeto desenvolver as bases de dados e os procedimentos necessários para implementar, no melhoramento animal, a seleção animal aprimorada pela genômica, combinando os fenótipos coletados de forma qualificada com dados históricos de pedigree e performance. Para atingir esse propósito, busca-se o desenvolvimento de soluções de inovação para coleta e modelagem de dados no melhoramento animal, identificação de variantes gênicas funcionais e para gerar novas ferramentas de seleção e acasalamentos baseada na informação de fenótipos especializados e genômica.

 

Esses problemas são abordados, sempre que possível, sob a perspectiva das técnicas computacionais como algoritmos heurísticos e metaheurísticos, computação evolutiva, aprendizado de máquina, redes neurais e deep learning, otimização combinatória, modelagem de problemas, bioestatística e bioinformática.

 

- ORIENTADORES: Fernando Flores Cardoso e Sandro da Silva Camargo.

 

- VAGAS: 1 (uma)

- TEMA: CONCEPÇÃO E PROJETO DE FERRAMENTAS DE GESTÃO PARA O SETOR AGROPECUÁRIO

 

- DESCRIÇÃO: As ações de PD&I neste macroprojeto visam à construção de um conjunto de ferramentas de software por meio das metáforas adequadas ao fazer dos produtores rurais, integradas sobre uma base de dados comum, que evolua juntamente com as propriedades e associações que sejam usuárias desses sistemas. O apoio aos processos de decisão dos produtores rurais será materializado por meio de ferramentas que permitam a descoberta de conhecimento em bases de dados, a criação de cenários, análises de risco, estudos de previsão e avaliações condicionais de impacto na utilização de formas específicas de manejo vegetal e animal e gestão dos recursos das propriedades. O objetivo final do uso das ferramentas, dentro desse ecossistema envolvendo produtores, associações, universidades e institutos de pesquisa, é o aumento da eficácia dos processos, com aumento de produção e considerando aspectos de preservação do meio ambiente, segurança alimentar e bem-estar animal.

 

- TEMA: EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E AGRICULTURA DIGITAL

 

- DESCRIÇÃO: As ações de PD&I neste macroprojeto visam à implementação de materiais didáticos e formulação de novas metodologias de ensino que podem ser diretamente aplicados à área agropecuária, vislumbrando o apoio ao processo de aprendizagem e treinamento em diferentes áreas como: uso de tecnologias, softwares especialistas, simuladores de equipamentos e implementos agrícolas, simuladores de ambiente e evolução natural, simuladores dos processos produtivos, entre outros.

 

- ORIENTADORES: Érico Marcelo Hoff do Amaral, Helio Tonini e Vinícius do Nascimento Lampert.

 

- VAGAS: 2 (duas)

- TEMA: DESENVOLVIMENTO DE MÉTODOS PARA O MONITORAMENTO DOS SISTEMAS PRODUTIVOS AGROPECUÁRIOS

 

- DESCRIÇÃO: As ações de PD&I neste macroprojeto visam ao desenvolvimento de soluções práticas que sejam efetivas para problemas concretos de sistemas de produção agropecuária, amparadas por TIC, e que tenham por princípio a preocupação com a relação de custo/desempenho, sustentadas por avaliações quantitativas baseadas em estudos experimentais de laboratório e de campo. Além disso, sempre que possível, estudadas tendo como perspectiva sistemas híbridos capazes de coletar remotamente (sensores fixos e móveis), de armazenar (bancos de dados geográficos) e de processar (descoberta de conhecimento em bases de dados), em múltiplas escalas, grandes volumes de dados espaciais e temporais, de diferentes tipos, relacionados a diferentes processos que podem ser monitorados em escala global e/ou local.

 

O arcabouço computacional teórico-prático para esses problemas envolve abordagens como sistemas sensoriais, visão computacional, reconhecimento de padrões, aprendizado de máquina, sistemas distribuídos, computação de alto desempenho, computação móvel, computação em nuvem, IoT e Big Data.

 

- ORIENTADORES: Alexandro Gularte Schäfer, Helio Tonini, Leonardo Bidese de Pinho, Naylor Bastiani Perez, Sandro da Silva Camargo e Teresa Cristina Moraes Genro.

 

- VAGAS: 3 (três)

 

Observação:

1. Cada orientador oferta 1 (uma) vaga, que pode ser preenchida em qualquer dos seus projetos de atuação

 

 

 

 


logotipo

Assinado eletronicamente por ALEXANDRO GULARTE SCHAFER, Coordenador(a) do Programa, em 23/04/2025, às 19:27, conforme horário oficial de Brasília, de acordo com as normativas legais aplicáveis.


logotipo

Assinado eletronicamente por FABIO GALLAS LEIVAS, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, em 23/04/2025, às 19:32, conforme horário oficial de Brasília, de acordo com as normativas legais aplicáveis.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.unipampa.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1720873 e o código CRC 897738CF.



 

Referência: Processo nº 23100.014092/2024-68 SEI nº 1720873