Boletim de Serviço Eletrônico em 23/04/2025

Timbre

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Universidade Federal do Pampa

 

PROCESSO SELETIVO ESPECÍFICO PARA INGRESSO DE DISCENTES EM NÍVEL DE MESTRADO, VINCULADO AO 2ª PERÍODO DE INGRESSO DO EDITAL GERAL 435/2024

 

 

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas (Mestrado Profissional) (PPGCH) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) torna pública a abertura de inscrições para o processo de seleção de candidatos(as) ao curso de MESTRADO, para ingresso no segundo semestre de 2025.

 

1. DISPOSIÇÕES INICIAIS

 

1.1 É responsabilidade do(a) candidato(a) o conhecimento das normas dispostas neste Edital Específico e no Edital Geral ao qual está vinculado.

1.2 As alterações do edital por meio de adendos, erratas ou retificações e demais publicações, como resultados prévios de cada etapa e lista de notas, serão divulgados em página específica no Portal Web Processos Seletivos do GURI no endereço eletrônico <https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/>.

1.3 Dúvidas poderão ser sanadas através do e-mail ppgchunipampa@gmail.com

1.4 Sugere-se aos candidatos acompanhar o perfil oficial na rede social Instagram do programa (https://www.instagram.com/ppgchunipampa/), pois nesse canal se divulgam dicas de interesse coletivo em relação ao curso e/ou ao processo seletivo.

 

2. PÚBLICO-ALVO

 

2.1 Poderão inscrever-se no processo seletivo de ingresso do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas - Mestrado Profissional aqueles(as) candidatos(as) que atendam aos seguintes requisitos:

a. Portador(a) de título de graduação em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação.

b. Graduandos(as) em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação com previsão de conclusão do curso antes da realização da matrícula no Programa de Pós-Graduação;

2.2 A realização da inscrição implica irrestrita aceitação, por parte do(a) candidato(a), dos termos definidos no Edital Geral e neste Edital, dos quais não poderá alegar desconhecimento.

 

3 DAS VAGAS POR PROGRAMA

 

3.1 O Programa de Pós-graduação em Ciências Humanas (PPGCH) ofertará 20 vagas distribuídas da seguinte forma:

 

NÚMERO DE VAGAS

Vagas Ampla concorrência (universais);

16

Vagas reservadas a(à) candidatos(as) Técnico-administrativos em Educação da UNIPAMPA

2

Vagas reservadas a(à) candidatos(as) negros(as) (pretos(as) e pardos(as)), indígenas e pessoas com deficiência

2

TOTAL DE VAGAS

20

 

3.2 Serão ofertadas 10 vagas para a Linha 1 – Identidade, Memória e Fronteiras e 10 vagas para a Linha 2 – Educação e as Dinâmicas dos Saberes, totalizando 20 vagas. Para cada linha de pesquisa, serão destinadas 8 vagas de ampla concorrência e 2 vagas reservadas, sendo 1 para cada modalidade de reserva, conforme as diretrizes estabelecidas no item 3.1.

 

3.3 O Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas (PPGCH), por seu caráter interdisciplinar, prioriza pesquisas que possuam articulação teórico-metodológica com mais de uma área do conhecimento. Para isso, todos(as) os(as) pós-graduandos(as) contarão com um(a) orientador(a) e um(a) coorientador(a), conforme estabelecido no documento da área 45 - Interdisciplinar, sendo as orientações distribuída pelo Conselho do Programa.

 

3.4 Os candidatos devem se atentar às linhas de pesquisa do Programa de Pós-graduação. Os(As) candidatos(as) devem atentar-se às referências bibliográficas obrigatórias para a construção do projeto de pesquisa e às referências recomendadas de acordo com a temática escolhida. Mais informações estão disponíveis no Anexo III.

 

3.5 Abaixo segue a área de concentração do Programa de Pós-graduação em Ciências Humanas e suas respectivas linhas de pesquisa.

 

3.5.1. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FRONTEIRAS, IDENTIDADES E SABERES

Descrição: A área de concentração objetiva investigar, por meio de uma abordagem interdisciplinar, as relações entre Fronteiras, Identidades e Saberes na formação de professores. Busca problematizar a fronteira como possibilidades das identidades e dos saberes, em constante movimento e mudança, com as dimensões sócio-históricas. Direciona-se à investigação acerca de características que possam carregar o potencial de influir nas dinâmicas sociais em regiões de fronteira. A concepção engloba saberes que apontem – sem intenções totalizantes, por certo – o que são as dinâmicas do espaço fronteiriço, sem perder as dimensões do local, regional, nacional e internacional.

 

3.5.2. LINHAS DE PESQUISA

 

a. LINHA 1: IDENTIDADE, MEMÓRIA E FRONTEIRAS

Descrição: Esta linha de pesquisa visa investigar interdisciplinarmente as regiões de fronteira nos elementos que contemplem as questões inerentes à identidade, e a memória amparada por uma abordagem interdisciplinar, capaz de dar conta da complexidade das dinâmicas sociais, políticas, econômicas e culturais enquanto variáveis de pesquisa e de ações sociais. Busca atender também a produção de conhecimento focalizado em investigações que possam trazer as particularidades dos objetos estudados, em especial, pela identidade e memória, centrais no desenvolvimento humano e social e que são construídas e reconstruídas historicamente na educação.

 

b. LINHA 2: EDUCAÇÃO E AS DINÂMICAS DOS SABERES

Descrição: Esta linha busca desenvolver a pesquisa sobre educação nas ciências humanas privilegiando as abordagens históricas, sociológicas, filosóficas, geográficas e pedagógicas, considerando o local, e o regional, como ponto de partida sem perder as suas vinculações mais amplas com políticas de avaliação e de currículo. Potencializar em ações dos atores envolvidos, transposições didáticas dos conhecimentos produzidos que possam chegar aos diversos setores da sociedade civil compreendendo a Educação como um processo dinâmico e amplo.

 

4 CRONOGRAMA

 

ETAPA

DATAS

Período de inscrições

25 de abril a 26 de maio de 2025

Lista preliminar de candidatos(as) inscritos(as) Homologados

Até 30 de maio de 2025

Prazo de recurso para candidatos(as) não homologados

De 2 de junho a 3 de junho de 2025

Lista final de candidatos(as) Homologados

4 de junho de 2025

Divulgação dos nomes da Comissão de Seleção

4 de junho de 2025

Prazo para arguição de impedimento de membro da Comissão de Seleção

6 de junho de 2025

Prazo para resposta aos pedidos de arguição de impedimento de membro da Comissão de Seleção

9 de junho de 2025

Período de avaliação da Etapa I - Avaliação dos projetos

De 10 de junho de 20 de junho de 2025

Divulgação da lista preliminar dos(as) candidatos(as) aprovado(as) na Etapa I - Avaliação dos projetos

23 de junho de 2025

Prazo de recurso para da Etapa I - Avaliação dos projetos

De 24 de junho a 25 de junho de 2025

Divulgação do resultado final da Etapa I - Avaliação dos projetos

26 de junho de 2025

Divulgação dos dias e horários da Etapa II - Prova Oral e Arguição do Projeto

27 de junho de 2025

Etapa II - Prova Oral e Arguição do Projeto presencial na Universidade Federal do Pampa

De 30 de junho a 4 de julho de 2025

Divulgação do resultado preliminar da Etapa II - Prova Oral e Arguição do Projeto

8 de julho de 2025

Prazo de recurso para da Etapa II - Prova Oral e Arguição do Projeto

9 e 10 de julho de 2025

Divulgação do resultado final da Etapa II - Prova Oral e Arguição do Projeto

14 de julho de 2025

Divulgação do resultado preliminar da Etapa III - Avaliação do Currículo Lattes

25 de julho de 2025

Prazo para recurso da Etapa III - Avaliação do Currículo Lattes

28 e 29 de julho de 2025

Divulgação do resultado final da Etapa III - Avaliação do Currículo Lattes

31 de julho de 2025

Lista preliminar de candidatos aprovados e suplentes

1 de agosto de 2025

Notificação da Comissão de Seleção sobre possíveis aprovados(as) para reserva de vagas à Comissão de heteroidentificação

1 de agosto de 2025

Recurso à lista preliminar de candidatos classificados e suplentes

4 e 5 de agosto de 2025

Lista final de candidatos classificados e suplentes

6 de agosto de 2025

Matrícula*#

7, 8 e 11 de agosto de 2025

Complementação de documentação da matrícula

12 e 13 de agosto de 2025

Resultado preliminar da matrícula

14 de agosto de 2025

Recurso do resultado preliminar da matrícula

15 de agosto de 2025

Resultado final da matrícula

18 de agosto de 2025

Chamada de suplentes

19 de agosto de 2025

Matrícula em componentes curriculares (Secretaria de Pós Graduação)

18 a 20 de agosto de 2025

* A Solicitação de Matrícula, via Internet, consiste no envio da documentação, obrigatoriamente no formato digital PDF, pelo Sistema GURI, acessando o endereço: <https://guri.unipampa.edu.br/pss/publico/listarEdicoesMatCondicional/>.

# Para candidatos estrangeiros: A documentação específica para a matrícula dos(as) candidatos(as) estrangeiros(as) classificados(as) ocorrerá por e-mail, sendo responsabilidade do(a) candidato(a) encaminhar um e-mail confirmando a sua matrícula e encaminhando a documentação em anexo para o contato específico do PPG, ppgchunipampa@gmail.com no prazo estipulado no cronograma do edital específico de cada curso, sob pena de perder a vaga se não o fizer.

 

5 DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A INSCRIÇÃO

5.1 Os seguintes documentos são indispensáveis para inscrição:

a. Envio de formulário de inscrição online, com preenchimento obrigatório que deve ser realizado no endereço eletrônico <https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/>, anexando os documentos necessários para inscrição solicitados neste Edital, da seguinte forma:

-Anexar os documentos descritos nas letras ”b” até “k”, no que se aplica em cada campo específico, que constam nesse item do Edital;

-Todos os arquivos devem estar em formato PDF;

-O nome de cada arquivo deve ser curto e separado por underline (“_”);

-Reduzir a “qualidade do arquivo”, em números de Dots Per Inch (DPI);

-Endereço eletrônico do Currículo Lattes do(a) candidato(a) (acessar o Currículo Lattes em <http://lattes.cnpq.br/> e copiar o endereço que aparece na visualização do currículo).

b. Cópia digitalizada (frente e verso) do diploma de graduação para os(as) candidatos(as) ao mestrado, emitido por Instituição de Ensino Superior (IES) credenciada pelo Ministério da Educação (MEC).

c. O(a) candidato(a) graduando(a) deverá apresentar atestado de provável formando(a), indicando o período previsto para a conclusão do curso, fornecido pela IES. Neste caso, fica obrigatória a apresentação de diploma ou certificado de conclusão de curso (ou documento equivalente) para a solicitação da matrícula em caso de aprovação;

d. Cópia digitalizada do histórico escolar de conclusão completo da graduação;

e. Cópia digitalizada (frente e verso) do documento de identificação com foto, se brasileiro(a), ou do passaporte válido ou Carteira de Registro Nacional Migratório, se estrangeiro(a);

f. Cópia digitalizada da autodeclaração de raça/etnia dos(as) candidatos(as) às vagas reservadas para negros(as), (pretos(as) e pardos(as)) e indígenas, conforme Anexo I do Edital Geral 435/2024, que deverá ser analisada por Comissão de heteroidentificação, a qual emitirá parecer;

g. Cópia digitalizada do Laudo médico, conforme Anexo II do Edital Geral 435/2024, para os(as) candidatos(as) inscritos(as) na reserva de vagas para pessoas com deficiência;

h. Projeto de pesquisa conforme Anexo V em formato PDF.

i. Currículo Lattes em formato PDF, disponível no seguinte link https://lattes.cnpq.br/

j. O(A) candidato(a) deve preencher a planilha de pontuação do Currículo Lattes conforme o anexo IV e submetê-la, junto à classificação preliminar, para conferência da comissão de seleção.

k. O(A) candidato(a) deverá enviar a documentação comprobatória do Currículo Lattes conforme o anexo IV, organizando os documentos na ordem da classificação na tabela de pontuação em formato PDF.

 

5.1.1 O(A) candidato(a) estrangeiro(a) deverá providenciar sua inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF) para apresentação no momento da matrícula em caso de aprovação, conforme orientações disponíveis no endereço eletrônico do portal do governo federal brasileiro Gov.br <https://www.gov.br/pt-br/servicos/inscrever-no-cpf-no-exterior>.

 

5.2 A responsabilidade pelo envio da documentação completa requerida para inscrição é exclusiva do(a) candidato(a), sendo que a falta de qualquer um dos documentos mencionados acima implica a não homologação da inscrição.

 

5.3 A autenticidade da documentação enviada é de responsabilidade do(a) candidato(a), podendo ser responsabilizado(a) e desligado(a) do processo seletivo e do curso, caso matriculado(a), a qualquer momento se comprovada a falsidade ideológica.

 

5.3.1 O(a) candidato(a) que prestar falsa declaração poderá responder criminalmente, nos termos do Art. 299 do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal.

 

5.4 Em caso de diplomação em instituição estrangeira, o diploma e o histórico, quando emitidos em língua estrangeira, devem estar acompanhados quando da apresentação dos documentos para a formalização da matrícula em caso de aprovação: visto do consulado brasileiro no País de origem e versões traduzidas por tradutor juramentado para o português.

Parágrafo Único. A exceção ao caput, são os diplomas obtidos em países do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) ou versados em língua espanhola ou inglesa).

 

6 DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

 

6.1 As inscrições serão homologadas pela Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas (PPGCH).

 

6.2 Terão suas inscrições homologadas os(as) candidatos(as) que apresentarem toda a documentação exigida dentro do prazo estabelecido neste Edital.

 

6.3 As inscrições homologadas serão divulgadas, conforme data indicada no cronograma deste Edital, apenas no Sistema GURI, disponível no endereço eletrônico <https://guri.unipampa.edu. br/psa/processos/>. Além disso, serão divulgadas através do site do Programa de Pós-graduação em Ciências Humanas (PPGCH) < https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/ppgch/>

 

6.4. Os(As) candidatos(as) cuja inscrição não for homologada por erro no formulário de inscrição ou falha ou ausência nos documentos indicados no item 5.1 poderão solicitar a complementação dentro do prazo estipulado para recurso, indicada no cronograma específico de cada PPG, através do Sistema GURI, disponível no endereço eletrônico <https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/>.

 

7 DA SELEÇÃO

 

7.1 O processo seletivo será conduzido pela Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas (PPGCH) designada pelo Conselho do Programa.

7.1.1 Será divulgada através do Sistema GURI, disponível no endereço eletrônico <https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/> a nominata dos membros que farão parte da Comissão de Seleção do Programa, podendo os(as) candidatos(as) se manifestarem caso haja algum fator de impedimento de algum dos membros, desde que devidamente comprovado.

7.1.2 São impedidos(as) de participar das Bancas Examinadoras, os(as) docentes que, em relação aos(às) candidatos(as):

a. for cônjuge, embora separado(a) judicialmente, divorciado(a) ou companheiro(a);

b. tiver grau de parentesco ascendente ou descendente até terceiro grau;

c. for sócio(a) em atividade profissional;

d. estiver litigando judicial ou administrativamente com candidato(a) ou respectivo(a) cônjuge ou companheiro(a); e

e. tiver relação estreita de amizade ou inimizade notória com candidato(a) ou com os(as) respectivos(as) cônjuges, companheiros(as), parentes e afins até terceiro grau.

 

7.2 O(A) candidato(a) deverá cumprir todas as etapas do processo seletivo previstas neste Edital, conforme datas e horários divulgados no Sistema GURI.

 

7.3 O(A) candidato(a) que não observar os locais e horários definidos para realização das etapas do processo seletivo estará automaticamente eliminado(a).

 

7.4. A seleção dos(as) candidatos(as) ao Mestrado em Ciências Humanas (PPGCH) será realizada considerando as seguintes etapas e respectivas pontuações:

 

a. ETAPA I: Os projetos de dissertação submetidos ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas (PPGCH) serão avaliados pela banca constando apenas o número da inscrição do(a) candidato(a) com base em sua relevância acadêmica, coerência metodológica, articulação interdisciplinar e potencial de contribuição científica, educacional e social. A seguir, apresentam-se os critérios de avaliação, considerando aspectos fundamentais para um projeto sólido e bem estruturado.

Modalidade: Eliminatória

Pontuação: 10 pontos

Peso na nota final: 40%

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DE PROJETOS DE DISSERTAÇÃO – PPGCH

ITEM

NOTA MÁXIMA

NOTA ATRIBUÍDA PELA BANCA

Tema: O tema é relevante e alinhado à área de concentração às linhas de pesquisa do PPGCH? O projeto apresenta a linha a qual está sendo submetido?

1,0

 

Delimitação do Tema: O recorte do tema está bem estruturado e permite uma abordagem viável dentro do tempo disponível (24 meses)?

1,0

 

Formulação do Problema: O problema de pesquisa é claro, bem delimitado e adequado à abordagem interdisciplinar dialogando com a área de concentração e linha de pesquisa definida?

1,0

 

Objetivos: Os objetivos são coerentes com o(s) problema(s) de pesquisa e viáveis dentro do escopo do projeto?

1,0

 

Justificativa: A justificativa demonstra a relevância acadêmica, social e interdisciplinar do projeto? A justificativa também apresenta diálogo com a trajetória profissional do(a) candidato(a)?

1,0

 

Metodologia: A abordagem metodológica está bem definida e é adequada para responder ao(s) problema(s) de pesquisa?

1,0

 

Revisão Bibliográfica: O referencial teórico é consistente e dialoga com autores(as) fundamentais para a pesquisa, atuais e clássicos? Alguns dos(as) autores(as) indicados pelo edital de seleção estão presentes?

1,0

 

Articulação Interdisciplinar do Projeto: O projeto estabelece conexões entre diferentes áreas do conhecimento de forma integrada e coerente?

Será considerada no mínimo a articulação entre duas áreas do conhecimento.

1,0

 

Proposta de Produto Técnico: A proposta de produto técnico está claramente definida e tem aplicabilidade dentro do contexto da pesquisa e do prazo de finalização do mestrado (24 meses)?

Para essa etapa serão consideradas as orientações do GT de Produção Técnica da CAPES.

1,0

 

Cronograma: O cronograma está bem estruturado e contempla todas as etapas necessárias para a execução do projeto e o tempo de conclusão do mestrado (24 meses)?

0,50

 

Referências Iniciais: O candidato demonstra alinhamento com as referências recomendadas pelo programa e outros autores(as) que dialoguem com a temática proposta?

0,50

 

NOTA FINAL

 


 

b. ETAPA II: A avaliação da Prova Oral do PPGCH será composta pelos seguintes itens: Prova Oral e Arguição do Projeto de Pesquisa pela banca. A prova Oral e Arguição do Projeto terá no máximo 20 minutos.

a. A Prova Oral analisará a clareza e coerência na comunicação, o domínio do tema, a articulação interdisciplinar, a argumentação crítica e a postura acadêmica do(a) candidato(a). A Arguição do Projeto de Pesquisa pela banca avaliará a coerência na apresentação da proposta, a fundamentação teórica e metodológica, a justificativa e relevância do estudo, a viabilidade da pesquisa e sua conexão com as linhas do programa.

b. O(A) candidato(a) deverá comparecer ao local da entrevista 30 minutos antes do horário indicado pela Comissão de Seleção. Os dias e horários serão divulgados de acordo com o cronograma do item 4 do presente edital.

c. A prova oral será presencial na Universidade Federal do Pampa, campus São Borja, sendo a banca composta por no mínimo 3 docentes do Programa de Pós-graduação em Ciências Humanas (PPGCH).

 

c. Modalidade: Eliminatória

Pontuação: 10 pontos

Peso na nota final: 40%

 

PROVA ORAL E ARGUIÇÃO DO PROJETO

ITEM

NOTA MÁXIMA

NOTA ATRIBUÍDA PELA BANCA

Clareza e coerência na comunicação.

1,0

 

Domínio do tema do projeto.

2,0

 

Capacidade de articular interdisciplinarmente o projeto de pesquisa apresentado.

2,0

 

Capacidade de argumentação crítica sobre a temática, demonstrando profundidade na análise e coerência na construção do raciocínio, aliada a uma postura acadêmica adequada diante do tema proposto.

2,0

 

Capacidade de argumentação teórica e metodológica na construção do trabalho de conclusão.

1,5

 

Capacidade de justificar a relevância do projeto, sua viabilidade e articulação com a linha de pesquisa definida pelo(a) candidato(a).

1,5

 

NOTA FINAL

 

 

d. ETAPA III: Avaliação do Currículo Lattes, considerando os itens elencados no Anexo IV.

Modalidade: Classificatória

Pontuação: 10 pontos

Peso na nota final: 20%

 

7.5. Serão utilizados como critério de desempate:

a. Maior nota na Etapa I;

b. Maior nota na Etapa II;

c. Maior nota na Etapa III;

d. Candidato com maior idade;

 

7.6. A nota final do candidato será calculada com base na seguinte planilha:

 

ETAPA

PONTUAÇÃO MÁXIMA

PESO NA NOTA FINAL (%)

NOTA OBTIDA

NOTA PONDERADA

ETAPA I: Avaliação do Projeto de Pesquisa (Eliminatório).

10 pontos

40%

   

ETAPA II: Prova Oral e arguição do Projeto de Pesquisa (Eliminatório).

10 pontos

40%

   

ETAPA III: Avaliação do Currículo Lattes (Classificatório).

10 pontos

20%

   

A nota final do(a) candidato(a) será a soma das notas ponderadas em cada etapa do processo seletivo.

NOTA FINAL

 

7.7 A nota mínima de aprovação nas Etapas I e II será 6,0, sendo a nota ponderada mínima 2,4 nessas etapas.

 

7.8 A nota final do(a) candidato(a) será a soma das notas ponderadas em cada etapa do processo seletivo.

 

8 DOS RECURSOS

8.1. O ingresso de recursos relativos às etapas de homologação de candidatos e de resultados parciais e finais deverá ser realizado exclusivamente por meio de correspondência eletrônica encaminhada para o endereço eletrônico: ppgchunipampa@gmail.com

 

8.2 O recurso deverá ser encaminhado de acordo com o modelo disponibilizado no Anexo VI.

 

9 DOS RESULTADOS

 

9.1 A divulgação dos resultados preliminares e resultados finais do processo seletivo será realizada nas datas indicadas no cronograma deste Edital, no Sistema GURI, disponível no endereço eletrônico <https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/>.

 

10 DISPOSIÇÕES FINAIS

 

10.1 O presente Edital poderá ser cancelado ou alterado, em parte ou no todo, a qualquer tempo, desde que por motivos supervenientes, legais ou relevantes assim o determinem, sem que isso venha a gerar direitos ou obrigações em relação aos(as) interessados(as).

10.2 Para o cumprimento dos horários previstos neste Edital, levar-se-á em consideração o horário de Brasília/DF.

10.3 Os(As) candidatos(as) inscritos(as) neste processo seletivo, automaticamente autorizam o uso e tratamento de seus dados pessoais para finalidade específica do concurso, matrícula e dados acadêmicos, em conformidade com a Lei Federal no 13.709, de 14 de agosto de 2018 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

10.4 Na hipótese de haver vagas não preenchidas ou desistências após o período de matrículas ou o início do período letivo, os(as) candidatos(as) serão chamados, no máximo até 2 (duas) semanas após o início das aulas/período letivo, de acordo com a lista de suplentes divulgada junto com o resultado final, obedecendo aos mesmos critérios de classificação dos(as) candidatos(as) aprovados(as).

10.5 Os casos omissos, os excepcionais e os não previstos, vinculados a este Edital no que se referem sobre ao formato, a aplicação e a forma de avaliação das provas e demais etapas do processo seletivo específico, será resolvido pela comissão de seleção do PPGCH, quando necessário com consulta do Conselho do Programa em Ciências Humanas (PPGCH).

10.5.1 Os demais casos serão resolvidos pelo Conselhos do Programa de Pós-graduação em Ciências Humanas (PPGCH) ou, quando necessário, nas demais instâncias recursais da Instituição.

10.6 Ao inscrever-se neste processo seletivo, o(a) candidato(a) reconhece e aceita as normas estabelecidas neste Edital, as normas vigentes que regulam os Cursos de Pós-Graduação stricto sensu da Unipampa e a Regulamentação Específica do Programa de Pós-Graduação para o qual está se inscrevendo.



 

Prof. Dr. Edson Romario Monteiro Paniagua

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas (PPGCH)

 

Fabio Gallas Leivas

Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação







 

ANEXO I

AUTODECLARAÇÃO DE RAÇA/ETNIA

 

Eu,_______________________________________________________________, inscrito(a) no Processo Seletivo para ingresso de Discentes no Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas para o curso de ____________, Edital no ____________, portador(a) do documento de identificação no ____________ e Cadastro de Pessoa Física (CPF) no ____________, DECLARO, para fins de participação no acima referido processo seletivo de pós-graduação daUNIPAMPA, que:

1) Em conformidade com a classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que sou:

( ) Negro(a)/Preto(a) ( ) Negro(a)/Pardo(a) ( ) Indígena

2) Que reconheço meu pertencimento étnico-racial pelos motivos expostos a seguir:

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3) Estou ciente de que, o(a) candidato(a) que comprovadamente e a qualquer tempo apresentar documentos falsos, fornecer informações inverídicas, utilizar quaisquer meios ilícitos ou descumprir as normas do Edital do Processo Seletivo de Pós-Graduação, será desclassificado(a) do processo seletivo, sem prejuízo das sanções penais eventualmente cabíveis. Compete à Comissão de Heteroidentificação o procedimento de aferição da autodeclaração de raça/etnia assegurando ao candidato o contraditório e a ampla defesa.

4) Responsabilizo-me pela veracidade das informações prestadas/documentos apresentados neste processo seletivo. Estou ciente de que, se for detectada a falsidade desta declaração de raça/etnia estarei sujeito a penalidades legais.

 

__________________, _____ de _______________ de 2025.

 

________________________________________

Assinatura do(a) candidato(a)


















 

ANEXO II

LAUDO MÉDICO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Atesto, para os devidos fins, que ________________________________________, apresenta deficiência(s) ou condição(ões):

 

Física

 

Mental

 

Visual

 

Auditiva

 

Orientações:

Anexar junto ao Laudo médico os exames complementares emitidos nos últimos doze meses, que comprovem a patologia apresentada (audiometria, acuidade visual, radiologia, entre outros). NÃO serão aceitos laudos incompletos ou ilegíveis.

CID-10: _____________________________________________________________

Deficiência e/ou condição: ______________________________________________

 

 

 

 

Descrição das dificuldades decorrentes da deficiência ou condição apresentada que podem ser percebidas e influenciar o processo ensino-aprendizagem e o ambiente educacional: _________________________________________________________

 

 

 

 

Para candidatos com DEFICIÊNCIA AUDITIVA preencher os quadros a seguir:

Ouvido Direito

 

Ouvido Esquerdo

Frequência (Hz)

Marque um “X”

 

Frequência (Hz)

Marque um “X”

Sem alteração

 

 

Sem alteração

 

0 - 250

 

 

0 - 250

 

251 - 500

 

 

251 - 500

 

501 - 1000

 

 

501 - 1000

 

1001- 2000

 

 

1001- 2000

 

2001- 3000

 

 

2001- 3000

 

3001 - 4000

 

 

3001 - 4000

 

 

Para candidatos com DEFICIÊNCIA VISUAL preencher os quadros a seguir:

Olho Direito

 

Olho Esquerdo

Designação

Marque um “X”

 

Designação

Marque um “X”

Sem alteração

 

 

Sem alteração

 

20/800

 

 

20/800

 

20/600

 

 

20/600

 

20/400

 

 

20/400

 

20/200

 

 

20/200

 

20/100

 

 

20/100

 

20/80

 

 

20/80

 

20/60

 

 

20/60

 

20/50

 

 

20/50

 

Declaro estar ciente de que é crime, previsto no Código Penal, “dar o médico, no exercício da sua profissão, atestado falso” (Art. 302) e “fazer uso de qualquer dos papéis falsificados ou alterados, a que se referem os arts. 297 a 302” (Art. 304).

 

___________________, _____ de _________________ de 2025

 

Nome do médico:

CRM:

Especialidade:

Estado:

Carimbo e assinatura:

 

 

* Rubricar todas as páginas

Obs:. Art. 299 do Código Penal: omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante: Pena - reclusão, de um a cinco anos, e multa, se o documento é público, e reclusão de um a três anos, e multa, se o documento é particular.

 














 

ANEXO III - BIBLIOGRAFIAS OBRIGATÓRIAS

O(A) candidato(a) ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas (PPGCH) deve obrigatoriamente seguir as orientações das bibliografias indicadas no presente anexo. É essencial que sejam consideradas, no mínimo, uma obra da bibliografia básica do PPGCH e outra específica da linha de pesquisa à qual está se candidatando.

BIBLIOGRAFIAS OBRIGATÓRIAS GERAIS

POMBO, Olga. EPISTEMOLOGIA DA INTERDISCIPLINARIDADE. Ideação, [S. l.], v. 10, n. 1, p. p.9–40, 2010. DOI: 10.48075/ri.v10i1.4141. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/4141. Acesso em: 12 out. 2023.

 

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

 

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

 

RUAS, P. A. A. R. Interdisciplinaridade, problematização e contextualização: a perspectiva de um grupo de professores em um curso de formação. 2017. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

 

PAVAN, R. CURRÍCULO E (DE)COLONIALIDADE: indícios decoloniais nos cursos de licenciaturas. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 1–11, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i1.62761. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/62761. Acesso em: 8 out. 2023.

 

FAZENDA, Ivani. Práticas Interdisciplinares na escola. São Paulo: Editora Cortez, 2017.

 

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa.18 ed. Campinas: Papirus, 2012.

 

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Didática e interdisciplinaridade. 17 ed. Campinas: Papirus, 2011.

 

GANDIN, Adriana Beatriz. A organização de projetos na escola: um sonho possível! São Paulo: Loyola, 2005.

 

BIBLIOGRAFIAS OBRIGATÓRIAS LINHA I

CANDAU, Joël. Memória e Identidade. 1 ed. 8 impressões. São Paulo: Contexto, 2021.

 

SAVIANI, Dermeval. História da história da educação no Brasil: um balanço prévio e necessário. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 10, p. 147–168, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v10i0.1356. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/1356. Acesso em: 15 mar. 2025.

 

OLIVEIRA, Victor da Silva; GAMALHO, Nola Patrícia. PAMPA E IDEÁRIO GAÚCHO: leitura a partir do conceito de paisagem. In. PANIAGUA, Edson Romário Monteiro; EPITÁCIO, Sara de Sousa Fernandes; JOVINO, Danilo Pedro (org.). Identidade, cultura política e políticas públicas: saberes e práticas interdisciplinares. Jaguarão, RS: CLAEC, 2018. p. 11-25.

 

PANIAGUA, Edson Romário Monteiro; COLVERO, Ronaldo Bernardino; SILVA, Sandro da. Do romance ao filme, “Neto Perde a sua Alma”, o banqueiro Tabajara Ruas navega nas tramas da história, da memória e da identidade da fronteira oeste do Rio Grande do Sul. In. PANIAGUA, Edson Romário Monteiro; EPITÁCIO, Sara de Sousa Fernandes; JOVINO, Danilo Pedro (org.). Identidade, cultura política e políticas públicas: saberes e práticas interdisciplinares. Jaguarão, RS: CLAEC, 2018. p. 11-25.

 

PINTO, Muriel; COLVERO, Ronaldo Bernadino; AZEVEDO, D. S. C. Integração regional fronteiriça entre Argentina e Brasil: atores educacionais, políticas territoriais e governança. Confins (Paris), v. 57, p. 1-17, 2022.

 

GEERTZ, Clifford. Saber Local: novos ensaios em antropologia interpretativa. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2014.

 

PINTO, Muriel. A identidade socioterritorial Missioneira na cidade histórica de São Borja-RS: as hegemonias de poder sobre uma identidade tradicional enraizada entre antigas Reduções Jesuítico-Guarani. 2015. 367 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Geociências, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Porto Alegre, 2015.

 

BIBLIOGRAFIAS OBRIGATÓRIAS LINHA II

FERREIRA, E. S.; LIMA, E.; QUADRADO, J. C.; COLVERO, R. B. Constituição de 1988: avanços e retrocessos na garantia do direito à educação dos grupos historicamente excluídos. Revista Sociais e Humanas, v. 33, p. 9-22, 2020.

 

NARVAES, A. B.; IRGANG, S. R. P.; OLIVEIRA, V. M. F. de. Diversidade: um saber necessário à formação inicial docente?. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 7, p. e022007, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/756. Acesso em: 21 mar. 2025.

 

COLLINS, Patrícia Hill; BILGE, Sirma. Interseccionalidade. Tradução Rane Souza. São Paulo: Boitempo, 2021.

 

SEFFNER, Fernando. “Sempre atrás de um buraco tem um olho: racionalidade neoliberal, autoritarismo fundamentalista, gênero e sexualidade na Educação Básica”. Práxis Educativa, v. 15, p. 1-19, 2020. Disponível em https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/15010. Acesso em 19 set. 2023.

 

MACEDO, Elizabeth. Base Nacional Comum para currículos: direitos de aprendizagem e desenvolvimento para quem? Educação & Sociedade, Campinas, v. 36, n. 133, p. 891-908, out./dez. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/MxBmvSrkFgnFRrm5XsRWzgg/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 21 mar. 2025.

 

HERNANDEZ, Fernando; MONTSERRAT, Ventura. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento e um caleidoscópio. 5. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.




 

ANEXO IV - PONTUAÇÃO DO CURRÍCULO LATTES

 

A pontuação do currículo no Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas (PPGCH) será organizada conforme as seguintes categorias: I) Produção Acadêmica, até 3,5 pontos; II) Produção Técnica, até 3,0 pontos; e III) Experiência Profissional e Acadêmica, até 3,5 pontos, totalizando o máximo de 10 pontos nessa etapa.

Embora o(a) candidato(a) possa obter uma pontuação superior ao limite estabelecido em alguma das categorias ou itens, será considerada apenas a pontuação máxima prevista para cada um. Caso sejam enviadas comprovações que excedam esse limite, será considerada apenas a documentação que apresentar a maior pontuação dentro da categoria.

Além disso, não será permitido transferir ou acumular pontuação de um item para outro. Serão consideradas a produção entre 2020 e 2025.

O(A) candidato(a) deve preencher a planilha de pontuação do Currículo Lattes conforme o anexo IV e submetê-la no ato da inscrição, para conferência da comissão de seleção na Etapa III.

O(A) candidato(a) deverá também enviar a documentação comprobatória do Currículo Lattes em formato PDF conforme o anexo IV, organizando os documentos na ordem da tabela de pontuação.

Em relação a categoria III PRODUÇÃO TÉCNICA a produção aceita pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Humanas ampara-se no Documento do Grupo de Trabalho (GT) de Produção Técnica da CAPES, definiu-se os itens com maior adesão à proposta do programa. O documento completo encontra-se disponível no seguinte link: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/10062019-producao-tecnica-pdf


 

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL E ACADÊMICA - MÁXIMO 3,5 PONTOS

ITEM

PONTUAÇÃO POR ITEM

PONTUAÇÃO MÁXIMA

PONTUAÇÃO INFORMADA PELO(A) CANDIDATO(A)

PONTUAÇÃO ATRIBUÍDA PELA BANCA DE SELEÇÃO

Participação Curso de formação continuada 40 horas ou mais

Comprovante: Certificados

0,15

0,60

   

Experiência no magistério

Comprovante: Atestado de docência emitido pela escola, Secretaria Municipal, Estadual ou órgão equivalente.

0,10 por ano letivo

1,00

   

Participação em projetos de ensino, pesquisa e extensão.

Comprovante: Certificado ou declaração. Não se enquadram neste item PIBID, PET ou Residência Pedagógica.

0,25

1,50

   

Cargos de gestão (supervisão escolar, direção de escola, coordenação de regionais de educação, secretaria estadual, municipal ou nacional de educação).

Comprovante: Documento emitido pela Secretaria Municipal, Estadual ou órgão equivalente.

0,25 por ano de experiência

0,50

   

Supervisão em Regência de estágio de aluno(a) de licenciatura

Comprovante: Atestado|Declaração emitida pela instituição de ensino do(a) estagiário(a).

0,10 por supervisão

1,00

   

Participação em banca de TCC

Comprovante: Atestado|Declaração emitida pela instituição de ensino superior.

0,10 por banca

0,50

   

Participação em bolsa de gestão acadêmica

Comprovante: Certificado ou atestado de participação emitido pelo(a) orientador(a).

0,25 por ano

0,50

   

Pontuação máxima no item Experiência Profissional e Acadêmica

3,5

   

PRODUÇÃO ACADÊMICA - MÁXIMO 3,50 PONTOS

ITEM

PONTUAÇÃO POR ITEM

PONTUAÇÃO MÁXIMA

PONTUAÇÃO INFORMADA PELO(A) CANDIDATO(A)

PONTUAÇÃO ATRIBUÍDA PELA BANCA DE SELEÇÃO

Artigos publicados no período de 2020 a 2025 na categoria qualis A (A1, A2, A3, A4), serão avaliados pelo extrato qualis periódico do quadriênio 2017-2020.

Comprovante: PDF do artigo completo com o ISSN.

0,25

1,0

   

Artigos publicados no período de 2020 a 2025 na categoria qualis B (B1, B2, B3, B4), serão avaliados pelo extrato qualis periódico do quadriênio 2017-2020.

Comprovante: PDF do artigo completo com o ISSN.

0,15

0,60

   

Artigos publicados no período de 2020 a 2025 na categoria qualis C ou sem qualis, serão avaliados pelo extrato qualis periódico do quadriênio 2017-2020.

Comprovante: PDF do artigo completo com o ISSN.

0,10

0,40

   

Autoria de livro com ISBN

Comprovante: PDF do livro, com ficha catalográfica que apresente nome do(a) autor(a) e ISBN.

0,50

1,0

   

Organização de Livros com ISBN

Comprovante: PDF do livro, com ficha catalográfica que apresente nome do(a) autor(a) e ISBN.

0,30

0,60

   

Capítulo de livro

Comprovante: PDF das páginas introdutórias do livro, contendo, ficha catalográfica, ISBN, índice da obra e capítulo completo.

0,15

0,60

   

Artigo completo publicado em anais de evento com ISSN

Comprovante: PDF do artigo completo com o ISSN.

0,10

0,50

   

Resumo expandido ou resumo simples publicado em anais de evento com ISSN

Comprovante: PDF do resumo expandido ou resumo simples com o ISSN.

0,10

0,50

   

Pontuação no item Produção Acadêmica

3,50

   

PRODUÇÃO TÉCNICA - MÁXIMO 3,0 PONTOS

ITEM

PONTUAÇÃO POR ITEM

PONTUAÇÃO MÁXIMA

PONTUAÇÃO INFORMADA PELO(A) CANDIDATO(A)

PONTUAÇÃO ATRIBUÍDA PELA BANCA DE SELEÇÃO

Produto bibliográfico. Serão considerados para esse item: Artigo publicado em revista técnica; Artigo em jornal ou revista de divulgação; Resenha ou crítica artística publicada em jornal ou revista; Texto em catálogo de exposição ou de programa de espetáculo.

Comprovante: Comprovante em PDF que contenha as informações, preferencialmente ISSN, em caso de não possuir ISSN deverá ser apresentada a edição completa do material. No caso de jornais ou revista, texto em catálogo de exposição ou de programa de espetáculo

0,10

0,50

   

Ministração de Curso de formação profissional. Serão considerados para esse item: Atividade docente de capacitação, realizada em diferentes níveis; Atividade de capacitação criada, em diferentes níveis; Atividade de capacitação organizada, em diferentes níveis.

Comprovante: Certificado ou atestado emitido pela instituição proponente da atividade.

0,10

0,50

   

Produto de editoração. Serão considerados para esse item: Livro, catálogo, coletânea e enciclopédia organizada; Revista, anais (incluindo editoria e corpo editorial) organizada; Catálogo de produção artística organizado.

Comprovante: Declaração ou comprovante do produto em PDF com ficha catalográfica e ISSN ou ISBN.

0,10

0,50

   

Elaboração de Material didático. Só serão considerados materiais didáticos devidamente registrados com ISBN.

Comprovante: PDF do material didático com a ficha catalográfica e ISBN.

0,25

1,00

   

Evento organizado. Serão considerados eventos nacionais ou internacionais organizados.

Comprovante: Certificado de organizador(a) emitido pela instituição responsável.

0,25

0,50

   

Acervo. Serão considerados para esse item: Curadoria de mostras e exposições realizadas, Acervos produzidos, Curadoria de coleções biológicas realizada.

Comprovante: Certificado ou declaração emitido pela instituição responsável.

0,20

0,40

   

Produção artística

Comprovante: Certificado ou atestado emitido pela instituição responsável pela atividade de exposição, fotos ou documento equivalente.

0,10

0,50

   

Participação em Conselhos Municipais, Estaduais, Nacionais de Educação (por ano)

Comprovante: Portaria, certificado e/ou atestado que comprove a participação.

0,10

0,40

   

Participação como bolsista ou voluntário nas atividades de PIBID, PET ou Residência Pedagógica.

Comprovante: Certificado ou atestado de participação.

0,15 por projeto e ano de participação

0,60

   

Pontuação no item Produção Técnica

3,00

   





















 

ANEXO V - PROJETO DE PESQUISA

 

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO






















 

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS (PPGCH)






 

NOME DO(A) CANDIDATO(A)









 

TÍTULO: SUBTÍTULO (SE HOUVER)

O título do projeto deve ser claro, objetivo e representativo do tema central da pesquisa, destacando sua relevância. Já o subtítulo deve complementar o título, especificando o recorte da investigação, sua abordagem metodológica ou seu contexto de aplicação. Juntos, devem transmitir de forma precisa a essência do estudo.













 

(Informar a cidade de elaboração do projeto)

2025

NOME DO(A) CANDIDATO(A)









 

TÍTULO: SUBTÍTULO






 

Projeto de Pesquisa apresentado como requisito parcial para aprovação no processo seletivo do Programa de Pós-graduação em Ciências Humanas da Universidade Federal do Pampa, campus de São Borja.



 

LINHA DE PESQUISA:

O(A) candidato(a) deve informar a linha de pesquisa escolhida de acordo com de acordo com o item 3.5.2 do Edital Específico do PPGCH.
















 

(Informar a cidade de elaboração do projeto)

2025

1. TEMA

A escolha do tema de um projeto de pesquisa deve equilibrar interesse pessoal, relevância científica e viabilidade. Para isso, é essencial selecionar um assunto que desperte curiosidade, contribua para a sociedade e apresente lacunas na literatura acadêmica. Além disso, o tema deve ser delimitado de forma clara, evitando generalizações e permitindo uma abordagem aprofundada. A viabilidade também deve ser considerada, levando em conta o acesso a fontes, tempo disponível e recursos necessários.

 

2 DELIMITAÇÃO DO TEMA

Para realizar o trabalho de investigação científica o(a) pesquisador(a) deverá definir e explicitar o tema ou objeto de análise de forma clara e direta. A delimitação do foco da pesquisa implica em situar o tema espacial (delimitação geográfica) e temporalmente (período proposto para a pesquisa), de acordo com o contexto geral da sua área de trabalho, assim como deve apresentar, na problematização uma pergunta interrogando o tema, uma indicação do problema que será discutido acerca do tema.

Deve-se ter consciência que esta delimitação será a base para tornar a pesquisa efetivamente viável. Assim, quanto mais circunscrita for a delimitação, apontando para um rumo precisamente delineado, maior a possibilidade da pesquisa desenvolver algo realmente novo, que interesse o leitor já à primeira vista.

 

3 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Definição do problema teórico e ou prático a ser resolvido a partir da elaboração da pesquisa, faz parte desta definição: a) o problema de pesquisa deve interrogar o tema proposto; b) Poderá ter até dois problemas de pesquisa desde que sejam articulados.

Essas problematizações iniciais são essenciais na construção do projeto de pesquisa, pois delimita a(s) questão(ões) central(is) a ser(em) investigada(s). Também orienta todo o percurso teórico e metodológico. Trata-se da definição clara e objetiva do(s) problema(s) teórico e/ou prático que a pesquisa pretende abordar, fundamentado em uma problematização(ões) reflexiva e crítica do tema escolhido. Essa etapa considera a identificação de lacunas no conhecimento existente, contradições teóricas ou desafios práticos que justifiquem a investigação, buscando responder a uma ou mais pergunta(s) que guiará a pesquisa. O problema de pesquisa deve ser formulado de maneira precisa, evitando generalizações excessivas e garantindo sua viabilidade de análise, sempre considerando as possibilidades metodológicas e os limites da investigação.

 

5 OBJETIVOS

A apresentação dos objetivos varia conforme a natureza do projeto de pesquisa. Nessa etapa, é fundamental a sua articulação clara com o(s) problema(s) de pesquisa. Estruturando os objetivos em duas categorias: geral e específicos.

O objetivo geral deve estar em diálogo com o tema da pesquisa.É aquilo que o(a) pesquisador(a) pretende alcançar ao longo do estudo.

Os objetivos específicos, por sua vez, detalham as etapas necessárias para atingir o objetivo geral, estabelecendo um percurso investigativo coerente. Eles devem manter uma relação direta com o(s) problema(s) de pesquisa e podem ser classificados em três categorias principais:

Exploratórios: conhecer, identificar, levantar, descobrir.

Descritivos: caracterizar, descrever, traçar, determinar.

Explicativos: analisar, avaliar, verificar, explicar.

Na formulação dos objetivos, utiliza-se o uso de verbos no infinitivo. Diferentemente das demais seções do projeto, que devem ser apresentadas em texto discursivo e problematizado, os objetivos devem ser listados em forma de tópicos. Além disso, é importante manter um número reduzido de objetivos, especialmente em pesquisas nas áreas de Ciências Humanas, para evitar que o estudo se disperse em questões secundárias que possam comprometer sua viabilidade.

 

6. JUSTIFICATIVA

Justificar um projeto de pesquisa significa descrever e argumentar sobre as razões e motivações que levaram à escolha do tema, evidenciando sua relevância teórica e/ou prática. A justificativa deve demonstrar de forma clara e objetiva por que a pesquisa é importante, destacando sua contribuição para o campo do conhecimento e/ou para a sociedade.

A justificativa deve abordar, ainda:

- A relevância social do problema investigado, evidenciando seu impacto e pertinência;

- As contribuições da pesquisa para oferecer respostas aos problemas levantados sobre o tema;

- O estado atual do conhecimento sobre o assunto, demonstrando se há lacunas ou a necessidade de novos olhares investigativos;

- A potencialidade de produção, indicando se o estudo pode sugerir ações na realidade abordada.

Além disso, a justificativa pode incluir elementos que reforcem a viabilidade do projeto, considerando as experiências acadêmicas e formativas do(a) pesquisador(a), demonstrando por que ele(a) é a pessoa ideal para desenvolver a investigação.

Como a justificativa tem o propósito de convencer o leitor sobre a relevância da pesquisa, é essencial que o(a) pesquisador(a) adote uma postura crítica e reflexiva, posicionando-se como alguém externo ao estudo e questionando os motivos que tornariam essa investigação interessante e necessária. Para fortalecer esse argumento, é recomendável estabelecer conexões com outras pesquisas, bibliografias e descobertas recentes, mostrando como o tema dialoga com o contexto acadêmico, profissional e social mais amplo. Quanto mais a pesquisa se vincular a debates contemporâneos e desafios reais, maior será sua importância e impacto.

 

7. METODOLOGIA

A metodologia remete diretamente à maneira de trabalhar o objeto da pesquisa. Remete à ação pela qual serão alcançados os resultados esperados ou previstos. Assim, trata-se nesta etapa da forma pela qual serão pesquisados, filtrados e analisados os dados obtidos no decorrer da pesquisa.

O(s) problema(s) de pesquisa indicará(ão) ao(a) pesquisador(a) , ainda sem o conhecimento devidamente aprofundado, o(s) caminho(s) inicial que possibilitará com o desenvolver da pesquisa aprofundar na temática com seu(s) problema(s) elencado(s). Para tanto, deverá selecionar os meios mais adequados para obter indicações e/ou conclusões acerca do(s) seu(s) problema(s) de pesquisa.

A metodologia de uma pesquisa bibliográfica envolve a descrição detalhada das fontes consultadas (referências iniciais) e do processo de estudo, incluindo a justificativa para a seleção de determinadas leituras em detrimento de outras. Além disso, abrange a definição do tipo de análise a ser empregada — seletiva, crítica, reflexiva, descritiva ou analítica — possibilitando articulações interdisciplinares ao integrar diferentes abordagens teóricas e metodológicas no exame do material pesquisado.

Em pesquisas documentais ou de campo, a metodologia exige, além da delimitação clara dos instrumentos e fontes de coleta de dados (entrevistas, formulários, questionários, análise de registros institucionais, entre outros), uma reflexão sobre a interação entre diferentes áreas do conhecimento na construção do objeto de estudo. A integração de métodos qualitativos e quantitativos, por exemplo, pode ampliar a compreensão dos fenômenos investigados ao associar abordagens estatísticas a análises discursivas ou etnográficas.

O procedimento de coleta de dados deve estar alinhado à natureza da pesquisa. Em investigações experimentais, é essencial detalhar os protocolos de testagem adotados, enquanto, em pesquisas descritivas, torna-se fundamental indicar os procedimentos específicos de observação, como entrevistas estruturadas ou abertas, questionários, análise documental e triangulação de dados. Essa diversidade metodológica favorece o diálogo entre diferentes campos do saber, ampliando as possibilidades de articulação interdisciplinar e enriquecendo a produção de conhecimento.

 

8 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

A revisão bibliográfica consiste em apresentar um breve resumo do que já foi escrito sobre o tema, pois uma pesquisa não parte do zero. No caso de uma pesquisa de campo inédita, deve ser considerada, além do que pode ter sido produzido sobre o tema ou próximo deste, também apresentar a situação concreta de um dado local e/ou grupo(s) a partir da metodologia escolhida.

A revisão bibliográfica em um projeto de pesquisa para seleção de mestrado deve demonstrar o domínio teórico do(a) candidato(a) sobre o tema investigado, evidenciando a compreensão das principais discussões e avanços na área. Para isso, é essencial mapear e analisar criticamente as produções acadêmicas relevantes, incluindo livros, artigos científicos, teses e dissertações que dialogam diretamente com o(s) problema(s) de pesquisa. A seleção das referências deve ser criteriosa, priorizando autores(as) clássicos e contemporâneos, além de estudos que tragam contribuições significativas para a questão proposta. É fundamental seguir as orientações das bibliografias indicadas no anexo IV, observando no mínimo uma bibliografia básica do PPGCH e uma da linha de pesquisa a qual o(a) candidato(a) está concorrendo.

Além de apresentar um panorama teórico, a revisão bibliográfica deve situar o projeto dentro da temática de pesquisa, dialogando de forma interdisciplinar. A revisão bibliográfica poderá identificar lacunas, controvérsias e oportunidades que possam ser relevantes para o desenvolvimento e ampliação da compreensão/aplicação da pesquisa.

É fundamental estabelecer conexões entre diferentes perspectivas (teóricas, metodológicas, práticas), destacando como a proposta do(a) candidato(a) se insere no debate acadêmico e profissional e qual contribuição que pretende oferecer ao programa e sociedade. A argumentação deve ser clara, fundamentada, evitando apenas a descrição das obras consultadas, e buscando sempre analisar criticamente as referências, demonstrando capacidade de reflexão e síntese—aquilo que se espera de um futuro aluno(a) de mestrado. As citações e referências deverão ser feitas de acordo com as regras da ABNT.

 

9 ARTICULAÇÃO INTERDISCIPLINAR DO PROJETO

A colaboração interdisciplinar em um projeto de pesquisa deve ser planejada de forma a integrar, de maneira coerente e fundamentada, duas ou mais áreas do conhecimento, ampliando a compreensão do projeto. Deve identificar quais os campos teóricos e metodológicos possam contribuir para responder o(s) problema(s) de pesquisa apresentado(s). Essa conexão deve ser justificada não apenas pela complementaridade dos saberes envolvidos, mas também pelo potencial de gerar novas perspectivas interpretativas, enriquecendo o embasamento teórico e a abordagem

Na construção do projeto, a interdisciplinaridade pode se manifestar tanto na formulação do referencial teórico quanto na escolha dos métodos de pesquisa, combinando, por exemplo, perspectivas sociológicas e educacionais para análise práticas pedagógicas, ou integrando, abordagens históricas e jurídicas na investigação de políticas públicas. A articulação entre duas ou mais áreas do conhecimento deve ser apresentada de forma clara, demonstrando como essa interação fortalece a pesquisa, ampliando suas possibilidades analíticas e favorece a produção de conhecimento inovador.

 

10 PROPOSTA DE PRODUTO TÉCNICO

A proposta de produto técnico em um projeto de pesquisa de mestrado deve ser claramente definida, apresentando aplicabilidade prática e alinhamento com os objetivos da investigação. Para isso, é essencial que o(a) candidato(a) justifique a relevância do produto dentro do contexto da pesquisa, demonstrando sua contribuição para a área de estudo e seu potencial impacto social, educacional ou institucional. Além da viabilidade dentro do prazo de conclusão do mestrado (24 meses), a proposta deve estar coerente com as linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas (PPGCH) e sua área de concentração, garantindo que o produto técnico dialogue com as temáticas e abordagens do programa.

Deve ser seguido as diretrizes do Grupo de Trabalho (GT) de Produção Técnica da CAPES ttps://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/10062019-producao-tecnica-pdf, que orientam a concepção e desenvolvimento desses produtos, priorizando sua inovação e impacto. A proposta pode incluir materiais didáticos, plataformas digitais, guias metodológicos, formações para profissionais, entre outros, desde que estejam articulados com a abordagem teórica e metodológica do projeto e com a área de concentração do PPGCH. O candidato deve explicitar o processo de elaboração, os meios de validação e a forma como o produto será disseminado, assegurando que sua aplicação traga benefícios para a área de estudo e para a sociedade.

 

11 CRONOGRAMA

O cronograma de um projeto de pesquisa de mestrado deve ser estruturado de forma detalhada e realista, contemplando todas as etapas essenciais para a execução da investigação dentro do prazo de 24 meses. Para isso, é necessário distribuir as atividades de maneira equilibrada, considerando desde cursar disciplinas, cumprir metas discentes, a revisão bibliográfica e definição do referencial teórico até a coleta e análise de dados, qualificação e redação da dissertação. Também devem ser previstas as atividades de elaboração do produto técnico e a submissão da pesquisa aos comitês de ética, caso necessário.

Além de organizar as fases da pesquisa, o cronograma deve demonstrar a viabilidade do projeto dentro do tempo disponível, evitando sobrecarga em determinados períodos e garantindo prazos adequados para cada etapa. A compatibilidade com as exigências do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas (PPGCH) deve ser considerada, alinhando o planejamento às exigências institucionais, como disciplinas obrigatórias, seminários de pesquisa e prazos internos. Um cronograma bem estruturado reflete a maturidade do candidato na gestão do tempo e na execução do projeto, aspectos essenciais para o sucesso da pesquisa. O cronograma deve ser elaborado em formato de quadro.

 

12 REFERÊNCIAS INICIAIS

As referências iniciais do projeto de pesquisa devem obrigatoriamente incluir, no mínimo, uma obra indicada como bibliografia básica do programa e outra indicada como básica para a linha de pesquisa escolhida. Esse alinhamento das referências permite que o(a) candidato(a) inicie suas atividades de investigação já inserido(a) na perspectiva teórica e metodológica da área de concentração e da linha de pesquisa do PPGCH, garantindo maior coerência e aprofundamento na construção do projeto. Devem ser incluídas outras bibliografias e dados que o(a) candidato(a) julgar necessário para a sustentação teórica e metodológica do projeto.





 

ANEXO VI - INTERPOSIÇÃO DE RECURSO

 

INTERPOSIÇÃO DE RECURSO

 

À Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas

 

Solicito a revisão do:

( ) Resultado Preliminar das Inscrições Homologadas;

( ) Resultado Preliminar da Etapa I - Avaliação do Projeto de Pesquisa

( ) Resultado Preliminar da Etapa II - Prova Oral e Arguição do Projeto

( ) Resultado Preliminar da Etapa III - Avaliação do Currículo Lattes

( ) Resultado Final Preliminar

( ) Resultado Preliminar da Matrícula

 

Eu, __________________________, portador de documento de identidade nº ___________________, candidato inscrito para uma vaga no Curso stricto sensu de Mestrado Profissional em Ciências Humanas da Universidade Federal do Pampa, apresento recurso junto à Comissão de Seleção do referido Programa.

Os motivos para a interposição de recurso são:

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

________________, ___ de _____________de 2025


 

_________________________

Assinatura do(a) candidato(a)

Assinar preferencialmente via gov.br


 

Parecer da Comissão de Seleção: ( ) Deferido ( ) Indeferido

Justificativa:

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


 

________________, ___ de _____________de 2025

 

 

 


logotipo

Assinado eletronicamente por EDSON ROMARIO MONTEIRO PANIAGUA, PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR, em 23/04/2025, às 18:19, conforme horário oficial de Brasília, de acordo com as normativas legais aplicáveis.


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Assinado eletronicamente por FABIO GALLAS LEIVAS, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, em 23/04/2025, às 18:26, conforme horário oficial de Brasília, de acordo com as normativas legais aplicáveis.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.unipampa.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1720927 e o código CRC 3633FB51.



 

Referência: Processo nº 23100.014092/2024-68 SEI nº 1720927