Boletim de Serviço Eletrônico em 29/04/2025

Timbre

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA

 

Edital 435/2024

 

RETIFICAÇÃO DO EDITAL ESPECÍFICO DO PPGEDU - DOUTORADO PROFISSIONAL

 

A Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA retifica o Edital Específico do PPGEDU - Doutorado Profissional publicado em 24/04/2025 vinculado ao Edital Geral 435/2024., referente ao processo de seleção dos candidatos ao corpo discente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), nível de Doutorado Profissional, Campus Jaguarão.

 

Onde se lê:

[...]

 

3.1 A seleção será realizada por Linha de Pesquisa (LP), de acordo com a oferta por provável orientador(a) em suas áreas de interesse, da seguinte maneira:

 

LP1 – Gestão das práticas docentes na diversidade cultural e territorial

(05 vagas)

Docente/Número de vagas

Áreas de interesse

Bento Selau Jr. (01 vaga)

http://lattes.cnpq.br/9239744025327102

Educação e aprendizagem humana; Psicologia educacional; Educação Física; Educação para a morte.

Edward Frederico Castro Pessano (01 vaga)

http://lattes.cnpq.br/2760002240063004

Ensino de Ciências; Ensino de Biologia; Processos de Desenvolvimento Profissional Docente; Contextualização e Interdisciplinaridade, Educação Ambiental, e Cienciometria.

Lisiane Costa Claro (01 vaga)

http://lattes.cnpq.br/1725240024764116

Formação docente com base na Educação Popular, Ambiental e do Campo. EJA. Educação escolar nas comunidades de pesca. Políticas de apoio à parentalidade nos espaços formativos; maternagens e outridades na formação e na docência.

Lúcio Jorge Hammes (01 vaga)

http://lattes.cnpq.br/6851209637611049

Gestão de conflitos em ambientes escolares; interdisciplinaridade; ética profissional.

Patrícia dos Santos Moura (01 vaga)

http://lattes.cnpq.br/7000064499140899

Formação de Professores; Educação Infantil; Alfabetização e Letramento; Interdisciplinaridade; Currículo da Educação Infantil e dos Anos Iniciais.

LP2 – Política e gestão da educação (05 vagas)

Docente/número de vagas

Áreas de interesse

Ana Cristina da Silva Rodrigues (01 vaga)

http://lattes.cnpq.br/8696471514884993

 

Políticas educacionais e gestão; Alfabetização; Letramento e avaliação; Avaliação institucional; Avaliação da aprendizagem, Avaliação em Larga Escala; Pedagogia Freireana e Cartas Pedagógicas.

Ana Lúcia Freitas (01 vaga)

http://lattes.cnpq.br/0353498361023674

Gestão democrática e Cartas Pedagógicas. Metodologia de ensino e pesquisa com Cartas Pedagógicas.

Juliana Brandão Machado (01 vaga)

http://lattes.cnpq.br/5364387277554857

Políticas inclusivas e formação de professores (em aspectos relacionados ao direito à diversidade, à diferença e à inclusão digital). Profissionalização e trabalho docente na Educação Básica; Gestão e políticas públicas educacionais com ênfase na formação docente.

Maria Beatriz Luce (01 vaga)

http://lattes.cnpq.br/0353790993809337

Gestão democrática na/da educação básica. Análise e avaliação de políticas públicas de educação. Planejamento, gestão e avaliação de sistemas e instituições públicas de educação básica.

Silvana Maria Gritti (01 vaga)

http://lattes.cnpq.br/2164568345852506

Políticas Públicas em Educação. Educação do campo. Educação e trabalho.

 

Leia-se:

[...]

 

3.1 A seleção será realizada por Linha de Pesquisa (LP), de acordo com a oferta por provável orientador(a) em suas áreas de interesse, da seguinte maneira:

 

 

LP1 – Gestão das práticas docentes na diversidade cultural e territorial

(05 vagas)

Docente/Número de vagas

Áreas de interesse

Bento Selau Jr. (01 vaga)

http://lattes.cnpq.br/9239744025327102

Educação e aprendizagem humana; Psicologia educacional; Educação Física; Educação para a morte.

Edward Frederico Castro Pessano (01 vaga)

http://lattes.cnpq.br/2760002240063004

Ensino de Ciências; Ensino de Biologia; Processos de Desenvolvimento Profissional Docente; Contextualização e Interdisciplinaridade, Educação Ambiental, e Cienciometria.

Lisiane Costa Claro (01 vaga)

http://lattes.cnpq.br/1725240024764116

Formação docente com base na Educação Popular, Ambiental e do Campo. EJA. Educação escolar nas comunidades de pesca. Políticas de apoio à parentalidade nos espaços formativos; maternagens e outridades na formação e na docência.

Lúcio Jorge Hammes (01 vaga)

http://lattes.cnpq.br/6851209637611049

Gestão de conflitos em ambientes escolares; interdisciplinaridade; ética profissional.

Patrícia dos Santos Moura (01 vaga)

http://lattes.cnpq.br/7000064499140899

Formação de Professores; Educação Infantil; Alfabetização e Letramento; Interdisciplinaridade; Currículo da Educação Infantil e dos Anos Iniciais.

LP2 – Política e gestão da educação (05 vagas)

Docente/número de vagas

Áreas de interesse

Ana Cristina da Silva Rodrigues (01 vaga)

http://lattes.cnpq.br/8696471514884993

 

Políticas educacionais e gestão; Alfabetização; Letramento e avaliação; Avaliação institucional; Avaliação da aprendizagem, Avaliação em Larga Escala; Pedagogia Freireana e Cartas Pedagógicas.

Jefferson Marçal da Rocha (01 vaga) http://lattes.cnpq.br/9707343593567031

Educação no campo; Educação ambiental; Gestão das políticas educacionais.

Juliana Brandão Machado (01 vaga)

http://lattes.cnpq.br/5364387277554857

Políticas inclusivas e formação de professores (em aspectos relacionados ao direito à diversidade, à diferença e à inclusão digital). Profissionalização e trabalho docente na Educação Básica; Gestão e políticas públicas educacionais com ênfase na formação docente.

Maria Beatriz Luce (01 vaga)

http://lattes.cnpq.br/0353790993809337

Gestão democrática na/da educação básica. Análise e avaliação de políticas públicas de educação. Planejamento, gestão e avaliação de sistemas e instituições públicas de educação básica.

Silvana Maria Gritti (01 vaga)

http://lattes.cnpq.br/2164568345852506

Políticas Públicas em Educação. Educação do campo. Educação e trabalho.

 

 

Bagé, 29 de abril de 2025.

 


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Assinado eletronicamente por FABIO GALLAS LEIVAS, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, em 29/04/2025, às 17:16, conforme horário oficial de Brasília, de acordo com as normativas legais aplicáveis.


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