SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Universidade Federal do Pampa
EDITAL ESPECÍFICO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, PARA INGRESSO DE DISCENTES EM NÍVEL DE MESTRADO ACADÊMICO, VINCULADO AO 1º PERÍODO DE INGRESSO DO EDITAL Nº 294/2025
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (PPGCB) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) torna pública a abertura de inscrições para o processo de seleção de candidatos(as) ao curso de Mestrado, para ingresso no primeiro semestre de 2026.
1. DISPOSIÇÕES INICIAIS
1.1. É responsabilidade do(a) candidato(a) o conhecimento das normas dispostas neste Edital Específico e no Edital Geral ao qual está vinculado.
1.2. As alterações do edital por meio de adendos, erratas ou retificações e demais publicações, como resultados prévios de cada etapa e lista de notas, serão divulgados em página específica no Portal Web Processos Seletivos do GURI no endereço eletrônico <https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/>.
1.3. Dúvidas poderão ser sanadas através do e-mail <ppgcb@unipampa.edu.br>.
2. PÚBLICO-ALVO
2.1. Poderão inscrever-se no processo seletivo de ingresso do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas - Mestrado (Acadêmico) aqueles(as) candidatos(as) que atendam aos seguintes requisitos:
a) Portador(a) de título de graduação na área do Programa de Pós-Graduação ou áreas afins;
b) Graduandos(as) na área do Programa de Pós-Graduação ou áreas afins com previsão de conclusão do curso antes da realização da matrícula no Programa de Pós-Graduação.
2.2. A realização da inscrição implica irrestrita aceitação, por parte do(a) candidato(a), dos termos definidos no Edital Geral e neste Edital, dos quais não poderá alegar desconhecimento.
3. DAS VAGAS POR PROGRAMA
3.1. Quantitativo geral de vagas ofertadas:
|
NÚMERO DE VAGAS |
Vagas Ampla concorrência (universais) |
8 |
Vagas reservadas a(à) candidatos(as) Técnico-administrativos em Educação da UNIPAMPA |
2 |
Vagas reservadas a(à) candidatos(as) negros(as) (pretos(as) e pardos(as)), indígenas e pessoas com deficiência |
2 |
TOTAL DE VAGAS |
12 |
3.2. Quantitativo geral de vagas ofertadas por orientador:
Professor Orientador |
Vagas |
Linha de pesquisa |
ANALIA DEL VALLE GARNERO |
1 |
Mapeamento e análise comparativa de sequências repetitivas em aves dos Biomas Pampa e Mata Atlântica |
ANDRES DELGADO CANEDO |
2 |
Desenvolvimento apícola |
FREDERICO COSTA BEBER VIEIRA |
1 |
Fluxo de gases de efeito estufa no solo sob cultivos no Pampa |
JAIR PUTZKE |
1 |
Ecologia e taxonomia de fungos |
JOSE RICARDO INACIO RIBEIRO |
1 |
Biogeografia, sistemática e estudo de evolução da forma |
LUCIA HELENA DO CANTO VINADE |
1 |
Caracterização Biológica de Venenos de Anuros |
RICARDO JOSE GUNSKI |
1 |
Citogenética e Citogenômica de Aves |
RUBEM SAMUEL DE AVILA JR |
3 |
Ecologia reprodutiva e da polinização em angiospermas |
VELCI QUEIROZ DE SOUZA |
1 |
Biofilmes de extratos de plantas para frutas e hortaliças |
4. CRONOGRAMA
ETAPA |
DATAS |
Período de inscrições |
01/10 a 22 /10 |
Lista preliminar de candidatos inscritos Homologados |
23/10 |
Prazo de recurso para candidatos não homologados (recurso enviado via sistema GURI) |
25/10 |
Lista final de candidatos Homologados |
27/10 |
Divulgação dos nomes da Comissão de Seleção |
27/10 |
Prazo para arguição de impedimento de membro da Comissão de Seleção |
29/10 |
Prazo para resposta aos pedidos de arguição de impedimento de membro da Comissão de Seleção |
30/10 |
Fase 1 do processo de seleção |
03/11 a 05/11 |
Resultado |
06/11 |
Data limite para Recurso (via sistema GURI) |
08/11 |
Resultado do Recurso |
10/11 |
Fase 2 do processo de Seleção |
10/11 a 13/11 |
Resultado |
14/11 |
Data limite para Recurso (via sistema GURI) |
16/11 |
Fase 3 do processo de seleção |
17/11 a 19/11 |
Lista preliminar de candidatos classificados e suplentes |
20/11 |
Notificação da Comissão de Seleção sobre possíveis aprovados(as) para reserva de vagas à Comissão de heteroidentificação |
20/11 |
Recurso à lista preliminar de candidatos classificados e suplentes (recurso enviado via sistema GURI) |
22/11 |
Lista final de candidatos classificados e suplentes |
24/11 |
Matrícula*# |
26/11 |
Complementação de documentação da matrícula |
28/11 |
Resultado preliminar da matrícula |
02/12 |
Recurso do resultado preliminar da matrícula (recurso enviado via sistema GURI) |
04/12 |
Resultado final da matrícula |
08/12 |
Chamada de suplentes |
08/12 |
Matrícula em componentes curriculares (Secretaria de Pós Graduação) |
Conforme calendário acadêmico |
* A Solicitação de Matrícula, via Internet, consiste no envio da documentação, obrigatoriamente no formato digital PDF, pelo Sistema GURI, acessando o endereço: <https://guri.unipampa.edu.br/pss/publico/listarEdicoesMatCondicional/>.
# Para candidatos estrangeiros: A documentação específica para a matrícula dos(as) candidatos(as) estrangeiros(as) classificados(as) ocorrerá por e-mail, sendo responsabilidade do(a) candidato(a) encaminhar um e-mail confirmando a sua matrícula e encaminhando a documentação em anexo para o contato específico do PPGCB, <ppgcb@unipampa.edu.br>. no prazo estipulado no cronograma do edital específico de cada curso, sob pena de perder a vaga se não o fizer.
5. DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A INSCRIÇÃO
5.1. Os seguintes documentos são indispensáveis para inscrição:
a) Envio de formulário de inscrição online, com preenchimento obrigatório que deve ser realizado no endereço eletrônico <https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/>, anexando os documentos necessários para inscrição solicitados neste Edital, da seguinte forma:
-Anexar os documentos descritos nas letras ”b” até “j”, no que se aplica em cada campo específico, que constam neste item do Edital;
-Todos os arquivos devem estar em formato PDF;
-O nome de cada arquivo deve ser curto e separado por underscore (“_”);
-Reduzir a “qualidade do arquivo”, em números de Dots Per Inch (DPI);
-Endereço eletrônico do Currículo Lattes do(a) candidato(a) (acessar o Currículo Lattes em <http://lattes.cnpq.br/> e copiar o endereço que aparece na visualização do currículo).
b) Cópia digitalizada (frente e verso) do diploma de Graduação, emitido por Instituição de Ensino Superior (IES) credenciada pelo Ministério da Educação (MEC).
c) O(a) candidato(a) graduando(a) deverá apresentar atestado de provável formando(a), indicando o período previsto para a conclusão do curso, fornecido pela IES. Neste caso, fica obrigatória a apresentação de diploma ou certificado de conclusão de curso (ou documento equivalente) para a solicitação da matrícula em caso de aprovação;
d) Cópia digitalizada do histórico escolar completo da graduação;
e) Cópia digitalizada (frente e verso) do documento de identificação com foto, se brasileiro; ou do passaporte válido ou documento de identificação do país de origem com foto, se estrangeiro;
f) Cópia digitalizada da autodeclaração de raça/etnia dos(as) candidatos(as) às vagas reservadas para negros(as), (pretos(as) e pardos(as)) e indígenas, conforme Anexo I do Edital Geral 294/2025, que deverá ser analisada por Comissão de heteroidentificação, a qual emitirá parecer;
g) Cópia digitalizada do Laudo médico, conforme Anexo II do Edital Geral 294/2025, para os(as) candidatos(as) inscritos(as) na reserva de vagas para pessoas com deficiência;
h) Projeto de Pesquisa conforme indicações do Anexo I;
i) Ficha de avaliação do Currículo Lattes conforme Anexo IV;
j) Cópia digitalizada (em arquivo único) dos comprovantes dos itens avaliados no Currículo. Este documento deverá conter APENAS os itens avaliados na ficha de avaliação, e devem estar organizados na mesma ordem em que aparecem na ficha de avaliação (Anexo IV).
5.2. A responsabilidade pelo envio da documentação completa requerida para inscrição é exclusiva do(a) candidato(a), sendo que a falta de qualquer um dos documentos mencionados acima implica a não homologação da inscrição.
5.3. A autenticidade da documentação enviada é de responsabilidade do(a) candidato(a), podendo ser responsabilizado(a) e desligado(a) do processo seletivo e do curso, caso matriculado(a), a qualquer momento se comprovada a falsidade ideológica.
5.3.1. O(a) candidato(a) que prestar falsa declaração poderá responder criminalmente, nos termos do Art. 299 do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal.
5.4. Documentos que deverão ser providenciados pelo candidato(a) estrangeiro(a) para apresentação no momento da matrícula, em caso de aprovação:
a) Inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF) para apresentação no momento da matrícula em caso de aprovação, conforme orientações disponíveis no endereço eletrônico do portal do governo federal brasileiro Gov.br (<https://www.gov.br/pt-br/servicos/inscrever-no-cpf-no-exterior>).
b) Diplomas e históricos escolares emitidos em língua estrangeira, com visto do consulado brasileiro no país de origem e suas versões traduzidas para o português por tradutor juramentado. No entanto, diplomas obtidos em países do Mercosul ou versados em espanhol ou inglês são dispensados de visto consular e tradução juramentada.
6. DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES
6.1. As inscrições serão homologadas pela Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas.
6.2. Terão suas inscrições homologadas os(as) candidatos(as) que apresentarem toda a documentação exigida dentro do prazo estabelecido neste Edital.
6.3. As inscrições homologadas serão divulgadas, conforme data indicada no cronograma deste Edital, apenas no Sistema GURI, disponível no endereço eletrônico <https://guri.unipampa.edu. br/psa/processos/>.
6.4.. Os(As) candidatos(as) cuja inscrição não for homologada por erro no formulário de inscrição ou falha ou ausência nos documentos indicados no item 5.1 poderão solicitar a complementação dentro do prazo estipulado para recurso, indicada no cronograma específico de cada PPG, através do Sistema GURI, disponível no endereço eletrônico <https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/>.
7. DA SELEÇÃO
7.1. O processo seletivo será conduzido pela Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, designada pelo Conselho do Programa.
7.1.1. Será divulgada através do Sistema GURI, disponível no endereço eletrônico <https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/> a nominata dos membros que farão parte da Comissão de Seleção do Programa, podendo os(as) candidatos(as) se manifestarem caso haja algum fator de impedimento de algum dos membros, desde que devidamente comprovado.
7.1.2. São impedidos(as) de participar das Bancas Examinadoras, os(as) docentes que, em relação aos(às) candidatos(as):
a) for cônjuge, embora separado(a) judicialmente, divorciado(a) ou companheiro(a);
b) tiver grau de parentesco ascendente ou descendente até terceiro grau;
c) for sócio(a) em atividade profissional;
d) estiver litigando judicial ou administrativamente com candidato(a) ou respectivo(a) cônjuge ou companheiro(a); e
e) tiver relação estreita de amizade ou inimizade notória com candidato(a) ou com os(as) respectivos(as) cônjuges, companheiros(as), parentes e afins até terceiro grau.
7.2. O(A) candidato(a) deverá cumprir todas as etapas do processo seletivo previstas neste Edital, conforme datas e horários divulgados no Sistema GURI.
7.3. O(A) candidato(a) que não observar os locais e horários definidos para realização das etapas do processo seletivo estará automaticamente eliminado(a).
7.4. A seleção dos(as) candidatos(as) ao Mestrado em Ciências Biológicas (PPGCB) será realizada considerando as seguintes etapas e respectivas pontuações: a) Apresentação do Plano de Pesquisa: Etapa Eliminatória; b) Avaliação do Projeto de Pesquisa: Etapa Eliminatória e Classificatória (40 pontos); e c) Avaliação do Currículo: Classificatória (60 Pontos).
a) Apresentação do Plano de Pesquisa: Etapa Eliminatória
Nesta etapa o candidato apresentará seu Plano de Pesquisa por meio da apresentação de seu projeto ao orientador pretendido, que irá arguir o mesmo quanto ao mesmo e suas expectativas em relação ao curso.
a.1) O projeto deverá ser encaminhado no ato da inscrição conforme as indicações do Anexo I (Edital Específico).
a.2) No período de seleção, o candidato será contatado por e-mail recebendo o agendamento de data e horário para realização da defesa do projeto ao Orientador Pretendido.
a.3) A defesa do projeto deverá ocorrer de forma online, via Google Meet, ou plataforma similar, que permita a gravação da reunião. A defesa será gravada e a gravação será anexada ao processo de seleção no Sistema Eletrônico de Informações da UNIPAMPA (SEI UNIPAMPA).
a.4) O candidato terá de 10 – 15 minutos para apresentar seu projeto;
a.5) Após a apresentação do projeto, haverá arguição pelo orientador pretendido de até 15 minutos.
a.6) Nessa etapa os projetos serão considerados apenas como Aprovados ou Reprovados, conforme os critérios apresentados no Anexo II.
a.7) Os candidatos reprovados nesta etapa estarão excluídos da seleção.
b) Avaliação do Projeto de Pesquisa: Etapa Eliminatória e Classificatória (40 pontos)
O Projeto de Pesquisa será avaliado PREFERENCIALMENTE por um membro externo ao programa a ser contatado pelo Orientador Pretendido. Caso o Orientador Pretendido não forneça uma avaliação externa, a Comissão de Seleção fará uma avaliação conjunta (por três docentes) do projeto.
b.1)A Avaliação do Projeto de Pesquisa será realizada conforme os critérios elencados no Anexo III deste edital. Pontuação máxima: 40 pontos. Nota mínima: 30 pontos.
c) Avaliação do Currículo: Etapa Classificatória
c.1) Nota do Currículo Vitae (CV): nota máxima: 60 pontos. O melhor currículo receberá nota máxima (60 pontos). A pontuação dos demais classificados será equivalente a proporção da pontuação obtida pelo 1º candidato, multiplicado por 60.
c.2) O candidato deverá preencher a ficha de avaliação do CV constante no Anexo IV com a pontuação prévia de seu currículo, baseada nos itens considerados e suas respectivas pontuações. Essa pontuação será revisada pela comissão de seleção, avaliando os documentos comprobatórios (item7.4.3.3);
c.3) Os candidatos devem enviar a documentação comprobatória do CV, em um arquivo PDF único, com os comprovantes APENAS dos itens elencados na tabela. c.4) Solicita-se que os documentos sejam apresentados na SEQUÊNCIA em que aprecem na tabela. Para comprovação de Artigos ou Capítulos de Livros, bastam as páginas onde apareça o nome do candidato, o título da obra, e os dados da publicação título do periódico, ou do livro, sumário (se for o caso), volume, série, páginas, etc.
7.5. Serão utilizados como critério de desempate:
a)Nota do Currículo;
b)Nota do Projeto de Pesquisa;
8. DOS RESULTADOS
8.1. A divulgação dos resultados preliminares e resultados finais do processo seletivo será realizada nas datas indicadas no cronograma deste Edital, no Sistema GURI, disponível no endereço eletrônico <https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/>.
Bagé, 30 de setembro de 2025.
CARLOS BENHUR KASPER
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológias
FABIO GALLAS LEIVAS
Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação
| Assinado eletronicamente por CARLOS BENHUR KASPER, Coordenador(a) de Curso Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, em 29/09/2025, às 14:40, conforme horário oficial de Brasília, de acordo com as normativas legais aplicáveis. |
| Assinado eletronicamente por FABIO GALLAS LEIVAS, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, em 29/09/2025, às 16:48, conforme horário oficial de Brasília, de acordo com as normativas legais aplicáveis. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.unipampa.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1844782 e o código CRC EAF17C48. |
ANEXO I - TUTORIAL PARA FORMATAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
Página inicial (Identificação)
Campus São Gabriel (centralizado)
Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (centralizado)
(uma linha de espaço)
Título do Projeto
(uma linha de espaço)
Candidato(a):
Orientador(a) pretendido:
Candidato à vaga de (mestrado) na linha de pesquisa “... (conforme item 3 do edital) ...”
Resumo: resumir o projeto em até 250 palavras salientando os objetivos e modelo experimental a ser usado.
2ª Página em diante:
1. Introdução: até 2 páginas;
2. Perguntas e Hipóteses de pesquisa: Até 1 parágrafo.
3. Objetivo(s): Objetivos que demonstrem a abrangência da pergunta a ser respondida com a pesquisa proposta;
3. Material e Métodos: até 2 páginas;
Técnicas e processos exploratórios básicos que serão utilizados para responder à pergunta;
4. Orçamento previsto e expectativa de viabilidade de execução da proposta.
5. Referências
Formatação adicional: Espaçamento entre linhas: 1,5; Fonte: Times New Roman, tamanho 12; Margens: 2 cm (superior e inferior), 2,5 cm (esquerda e direita). Tamanho máximo incluindo todos os itens: 8 páginas.
ANEXO II - APRESENTAÇÃO DO PLANO DE PESQUISA
Avaliação por parte do Orientador. A apresentação do Plano de Pesquisa terá de obter ao menos 5 critérios ADEQUADOS para aprovação
Critério |
Adequado / Inadequado |
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Avaliação final da Proposta |
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Essa planilha está apresentada para que o candidato saiba quais os critérios pelos quais seu projeto será avaliado. Não deve ser preenchido pelo candidato.
ANEXO III - FICHA DE AVALIAÇÃO DO PLANO DE PESQUISA
Itens de avaliação do Projeto. O projeto deverá atingir nota mínima de 30 pontos para ser considerado aprovado nessa etapa do processo seletivo.
Critério |
Nota a atribuir |
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Apresentação do projeto quanto a utilização de termos, conceitos e bibliografia adequados à área e ao nível da vaga pretendida |
0-10 |
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Clareza dos objetivos propostos no projeto |
0-10 |
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Adequabilidade dos métodos propostos |
0-10 |
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Potencial para produção científica |
0-5 |
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Viabilidade da proposta |
0-5 |
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Pontuação final |
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Essa planilha está apresentada para que o candidato saiba quais os critérios pelos quais seu projeto será avaliado. Não deve ser preenchido pelo candidato.
ANEXO IV - FICHA DE AVALIAÇÃO DO CURRICULUM LATTES
Valores para pontuação do Curriculum Vitae na seleção do PPGCB. Os candidatos deverão preencher a planilha e enviar juntamente aos demais documentos no ato da inscrição. O candidato deverá enviar um arquivo PDF único com a documentação comprobatória dos itens dessa tabela conforme indicação do item 7.4.3.3 desse edital.
Candidato(a):
Itens de pontuação |
Quantitativo |
Pontuação |
Estágio / iniciação científica em laboratório de pesquisa (20 pontos por semestre) (até 100 pontos) |
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Atuação profissional na área das Ciências Biológicas (5 pontos por ano) (até 25 pontos) |
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Monitoria em área correlata às linhas de pesquisa do programa (5 pontos por semestre) (até 20 pontos) |
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Resumo em evento científico de âmbito Regional (evento regional organizado por entidades regionais/locais) (Obs.: SIEPE da UNIPAMPA será considerado como regional) (3 pontos por resumo) (máx. 15 pontos) |
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Resumo em evento científico de âmbito Nacional e Internacional (5 pontos por resumo) |
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Artigo publicado/aceito em revista indexada sem fator de impacto (5 pontos por artigo) |
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Artigo publicado/aceito em Revista Científica com fator de impacto < 0,5 (10 pontos por artigo) |
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Artigo publicado/aceito em Revista Científica com fator de impacto entre 0,5 e 1,1 (20 pontos por artigo) |
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Artigo publicado/aceito em Revista Científica com fator de impacto entre 1,11 a 3,3 (30 pontos por artigo) |
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Artigo publicado/aceito em Revista Científica com fator de impacto > 3,3 (40 pontos por artigo) |
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Publicação de livro ou capítulo de livro com ISBN e corpo editorial (autor ou coautor) (15 pontos por livro ou capítulo) |
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Registro de patente (15 pontos por registro) |
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Pontuação total |
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Referência: Processo nº 23100.013865/2025-70 | SEI nº 1844782 |