Boletim de Serviço Eletrônico em 30/09/2025

Timbre

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Universidade Federal do Pampa

 

EDITAL ESPECÍFICO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E INDÚSTRIA CRIATIVA, PARA INGRESSO DE DISCENTES EM NÍVEL DE MESTRADO ACADÊMICO, VINCULADO AO 1º PERÍODO DE INGRESSO DO EDITAL Nº 294/2025

 

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) torna pública a abertura de inscrições para o processo de seleção de candidatos(as) ao curso de Mestrado, para ingresso no primeiro semestre de 2026.

 

1. DISPOSIÇÕES INICIAIS

1.1. É responsabilidade do(a) candidato(a) o conhecimento das normas dispostas neste Edital Específico e no Edital Geral ao qual está vinculado.

1.2. As alterações do Edital por meio de adendos, erratas ou retificações e demais publicações, como resultados prévios de cada etapa e lista de notas, serão divulgados em página específica no Portal Web Processos Seletivos do GURI no endereço eletrônico <https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/>.

1.3. Dúvidas poderão ser sanadas através do e-mail <ppgcicunipampa@gmail.com>.

 

2. PÚBLICO-ALVO

2.1. Poderão inscrever-se no processo seletivo de ingresso do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa - Mestrado (Profissional) aqueles(as) candidatos(as) que atendam aos seguintes requisitos:

a) Portadores(as) de título de graduação; e

b) Graduandos(as) com previsão de conclusão do curso antes da realização da matrícula no Programa de Pós-Graduação.

2.2. A realização da inscrição implica irrestrita aceitação, por parte do(a) candidato(a), dos termos definidos no Edital Geral e neste Edital, dos quais não poderá alegar desconhecimento.

 

3. DAS VAGAS

3.1. Quantitativo geral de vagas ofertadas:

 

NÚMERO DE VAGAS

Vagas Ampla concorrência (universais)

09

Vagas reservadas a candidatos(as) Técnico-administrativos em Educação da UNIPAMPA

01

Vagas reservadas a candidatos(as) negros(as), pretos(as) e pardos(as), indígenas e pessoas com deficiência

02

TOTAL DE VAGAS

12

3.2. As vagas serão disponibilizadas por orientador(a), conforme tabela a seguir:

ORIENTADOR(A)

VAGA(S)

LINHA DE PESQUISA

Alciane Nolibos Baccin

1

Linha 01

Aline Amaral Paz

2

Linha 02

Denise Aristimunha de Lima

2

Linha 01

Fabio Frá Fernandes

2

Linha 02

Gabriel Sausen Feil

1

Linha 02

Luciana Menezes Carvalho

1

Linha 01

Marcela Guimarães e Silva

1

Linha 02

Rafael Foletto

1

Linha 02

Vivian de Carvalho Belochio

1

Linha 01

3.3. Os(As) candidatos(as) deverão indicar, no formulário de inscrição, três possíveis orientadores(as) e um(a), dentre os(as) três, como preferencial.

3.3.1. A indicação do(a) possível orientador(a) preferencial serve apenas para fins de direcionamento da produção do memorial descritivo (sobre o direcionamento do memorial, ver subitens 7.4.3 e 7.4.4). Mesmo com a classificação do(a) candidato(a), a escolha do orientador(a) preferencial não garante que esse(a) professor(a) seja efetivamente designado(a) como orientador(a). A alocação de orientadores(as) será feita com base em uma avaliação global, conforme os critérios estabelecidos neste Edital, levando em consideração a compatibilidade de interesses, a disponibilidade dos(as) orientadores(as) e a necessidade de equilíbrio nas orientações dentro do Programa.

3.3.2. Os(As) candidatos(as) concorrerão, simultaneamente, para as vagas dos(as) três possíveis orientadores(as) indicados(as).

3.3.3. Nos resultados, os(as) candidatos(as) aparecerão apenas na lista do orientador(a) em que eles(as) estiverem melhor classificados(as).

3.3.4. Para indicar os(as) orientadores(as), os(as) candidatos(as) deverão analisar a produção técnico-científica, os temas e interesses de pesquisa/orientação dos(as) professores(as) no seguinte endereço eletrônico: <https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/ppgcic/intencao-de-pesquisa-dos-docentes/>.

 

4. CRONOGRAMA

ETAPA

DATAS

Período de inscrições

de 27/10/2025 até 17/11/2025

Divulgação da lista preliminar de candidatos(as) homologados(as)

até 21/11/2025

Prazo de recurso para candidatos(as) não homologados(as) (recurso enviado via sistema GURI)

até 25/11/2025

Prazo para envio do memorial descritivo por e-mail (<ppgcicunipampa@gmail.com>)

até 25/11/2025

Divulgação da lista final de candidatos(as) homologados(as)

até 26/11/2025

Notificação da Comissão de Seleção sobre candidatos(as) homologados(as) para reserva de vagas à Comissão de Heteroidentificação

até 26/11/2025

Divulgação dos nomes da Comissão de Seleção

até 26/11/2025

Divulgação das datas e dos horários de cada prova oral

até 28/11/2025

Prazo para arguição de impedimento de membro da Comissão de Seleção

até 28/11/2025

Prazo para resposta aos pedidos de arguição de impedimento de membro da Comissão de Seleção

até 02/12/2025

Período de seleção

de 03/12/2025 até 05/12/2025

Divulgação do resultado preliminar da seleção

até 10/12/2025

Notificação da Comissão de Seleção sobre possíveis aprovados(as) para reserva de vagas à Comissão de Heteroidentificação

até 10/12/2025

Período de entrevista com a Comissão de Heteroidentificação

de 11/12/2025 até 16/12/2025

Prazo de recurso ao resultado preliminar da seleção (recurso enviado via sistema GURI)

até 12/12/2025

Divulgação do resultado final da seleção

até 18/12/2025

Matrícula*#

de 05/01/2026 até 07/01/2026

Complementação de documentação da matrícula

de 08/01/2026 até 09/01/2026

Resultado preliminar da matrícula

12/01/2026

Recurso do resultado preliminar da matrícula (recurso enviado via sistema GURI)

até 14/01/2026

Resultado final da matrícula

até 16/01/2026

Chamada de suplentes

de 19/01/2026 até 31/03/2026

Matrícula em componentes curriculares (Secretaria de Pós Graduação)

a partir de 19/01/2026

* A Solicitação de Matrícula, via Internet, consiste no envio da documentação, obrigatoriamente no formato digital PDF, pelo Sistema GURI, acessando o endereço: <https://guri.unipampa.edu.br/pss/publico/listarEdicoesMatCondicional/>.

# Para candidatos estrangeiros: A documentação específica para a matrícula dos(as) candidatos(as) estrangeiros(as) classificados(as) ocorrerá por e-mail, sendo responsabilidade do(a) candidato(a) encaminhar um e-mail confirmando a sua matrícula e encaminhando a documentação em anexo para o contato específico do PPG (<ppgcicunipampa@unipampa.edu.br>), no prazo estipulado no cronograma deste Edital Específico, sob pena de perder a vaga se não o fizer.

 

5. DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A INSCRIÇÃO

5.1. Os seguintes documentos são indispensáveis para inscrição:

a) Envio de formulário de inscrição online, com preenchimento obrigatório que deve ser realizado no endereço eletrônico <https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/>, anexando os documentos necessários para inscrição solicitados neste Edital, da seguinte forma:

- Anexar os documentos descritos nas letras “b” até “h”, no que se aplica em cada campo específico, que constam neste item do Edital;

-Todos os arquivos devem estar em formato PDF;

-O nome de cada arquivo deve ser curto e separado por underline (“_”);

-Reduzir a “qualidade do arquivo”, em números de Dots Per Inch (DPI).

b) Cópia digitalizada (frente e verso) do diploma de graduação, emitido por Instituição de Ensino Superior (IES) credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). No caso de candidato(a) estrangeiro(a), o diploma será avaliado pela Comissão de Seleção;

c) O(a) candidato(a) graduando(a) deverá apresentar atestado de provável formando(a), indicando o período previsto para a conclusão do curso, fornecido pela IES. Neste caso, fica obrigatória a apresentação de diploma ou certificado de conclusão de curso (ou documento equivalente) para a solicitação da matrícula em caso de classificação;

d) Cópia digitalizada do histórico escolar completo da graduação;

e) Currículo Lattes atualizado;

f) Cópia digitalizada (frente e verso) do documento de identificação com foto, se brasileiro; ou do passaporte válido ou documento de identificação do país de origem com foto, se estrangeiro;

g) Cópia digitalizada da autodeclaração de raça/etnia dos(as) candidatos(as) às vagas reservadas para negros(as) (pretos(as) e pardos(as) e indígenas, conforme Anexo I do Edital Geral 294/2025, que deverá ser analisada por Comissão de Heteroidentificação, a qual emitirá parecer;

h) Cópia digitalizada do Laudo médico, conforme Anexo II do Edital Geral 294/2025, para os(as) candidatos(as) inscritos(as) na reserva de vagas para pessoas com deficiência.

5.2. A responsabilidade pelo envio da documentação completa requerida para inscrição é exclusiva do(a) candidato(a), sendo que a falta de qualquer um dos documentos mencionados acima implica a não homologação da inscrição.

5.3. A autenticidade da documentação enviada é de responsabilidade do(a) candidato(a), podendo ser responsabilizado(a) e desligado(a) do processo seletivo e do curso, caso matriculado(a), a qualquer momento se comprovada a falsidade ideológica.

5.3.1. O(a) candidato(a) que prestar falsa declaração poderá responder criminalmente, nos termos do Art. 299 do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal.

5.4. Documentos que deverão ser providenciados pelo candidato(a) estrangeiro(a) para apresentação no momento da matrícula, em caso de aprovação:

a) Inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF) para apresentação no momento da matrícula em caso de aprovação, conforme orientações disponíveis no endereço eletrônico do portal do governo federal brasileiro Gov.br (<https://www.gov.br/pt-br/servicos/inscrever-no-cpf-no-exterior>).

b) Diplomas e históricos escolares emitidos em língua estrangeira, com visto do consulado brasileiro no país de origem e suas versões traduzidas para o português por tradutor juramentado. No entanto, diplomas obtidos em países do Mercosul ou versados em espanhol ou inglês são dispensados de visto consular e tradução juramentada.

 

6. DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

6.1. As inscrições serão homologadas pela Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa.

6.2. Terão suas inscrições homologadas os(as) candidatos(as) que apresentarem toda a documentação exigida dentro do prazo estabelecido neste Edital.

6.3. As inscrições homologadas serão divulgadas, conforme data indicada no cronograma deste Edital, apenas no Sistema GURI, disponível no endereço eletrônico <https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/>.

6.4. Os(As) candidatos(as) cuja inscrição não for homologada por erro no formulário de inscrição ou falha, ou ausência nos documentos indicados no item 5.1 poderão solicitar a complementação dentro do prazo estipulado para recurso, indicado no cronograma deste Edital, através do Sistema GURI, disponível no endereço eletrônico <https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/>.

 

7. DA SELEÇÃO

7.1. O processo seletivo será conduzido pela Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa, designada pelo Conselho do Programa.

7.1.1. Será divulgada através do Sistema GURI, disponível no endereço eletrônico <https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/>, a nominata dos membros que farão parte da Comissão de Seleção do Programa, podendo os(as) candidatos(as) se manifestarem caso haja algum fator de impedimento de algum dos membros, desde que devidamente comprovado.

7.1.2. São impedidos(as) de participar da Comissão de Seleção os(as) docentes que, em relação aos(às) candidatos(as):

a) for cônjuge, embora separado(a) judicialmente, divorciado(a) ou companheiro(a);

b) tiver grau de parentesco ascendente ou descendente até terceiro grau;

c) for sócio(a) em atividade profissional;

d) estiver litigando judicial ou administrativamente com candidato(a) ou respectivo(a) cônjuge ou companheiro(a); e

e) tiver relação estreita de amizade ou inimizade notória com candidato(a) ou com os(as) respectivos(as) cônjuges, companheiros(as), parentes e afins até terceiro grau.

7.2. O(A) candidato(a) deverá cumprir todas as etapas do processo seletivo previstas neste Edital, conforme datas e horários divulgados no Sistema GURI.

7.3. Estará automaticamente eliminado(a) o(a) candidato(a) que não enviar o memorial descritivo até a data indicada no cronograma, que não observar o link (endereço eletrônico) e o horário definidos para realização da etapa única do processo seletivo.

7.4. A seleção consistirá em uma única etapa, a ser realizada no formato remoto (via Google Meet), com respectiva pontuação: prova oral, 100 (cem) pontos.

7.4.1. Para ser considerado(a) aprovado(a), o(a) candidato(a) deverá obter, no mínimo, 60 (sessenta) pontos. A aprovação não garante a classificação, que fica na dependência da pontuação dos(as) demais candidatos(as) aprovados(as).

7.4.2. Caberá à Comissão de Seleção estabelecer quantos e quais membros participarão de cada prova ora.

7.4.3. A prova oral versará sobre dois eixos:

a) eixo 1: memorial descritivo, 50 (cinquenta) pontos. O candidato deverá enviar o memorial descritivo até 25 de novembro de 2025, para o e-mail do Programa: <ppgcicunipampa@gmail.com>. O documento deverá ser enviado no formato digital PDF, com até 8 (oito) páginas (incluindo capa e referências) e conter: (1) uma apresentação das experiências profissionais e acadêmicas; (2) ideia de processo e/ou produto prático que possa ser desenvolvido no curso; (3) exposição das razões da escolha do Programa e da indicação do(a) orientador(a) preferencial; (4) bem como uma reflexão sobre interesses teóricos. A formatação do texto segue a seguinte configuração padrão: fonte 12, Times New Roman e espaço 1,5. Exemplos de processos e/ou produtos já desenvolvidos no curso foram relatados e podem ser conferidos na “Revista Comunicação e Indústria Criativa: Pesquisa, desenvolvimento e inovação”, disponível na página eletrônica do Programa: <https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/ppgcic/comunicacao-e-industria-criativa-pesquisa-desenvolvimento-inovacao-revistaeletronica-sobre-a-revista/>. As descrições das linhas de pesquisa podem ser conferidas em <https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/ppgcic/linhas-de-pesquisa/>;

b) eixo 2: questões a partir de produções bibliográficas, técnicas e experiências profissionais contidas no Currículo Lattes, 50 (cinquenta) pontos.

7.4.4. Para avaliar a prova oral, a Comissão de Seleção considerará os seguintes critérios avaliativos:

a) para o eixo 1: qualidade do texto; articulação teórico-prática; adequação com os interesses de pesquisa, produção técnica e orientação do(a) professor(a) indicado(a) como preferencial; relevância profissional, regional e social da ideia de processo e/ou produto; consistência e pertinência das reflexões; desempenho na oralidade;

b) para o eixo 2: aderência ao Programa; capacidade reflexiva sobre as produções e experiências; impacto das produções e experiências; cumprimento do tempo (o tempo da prova será informado na divulgação das datas e dos horários de cada prova oral).

7.5. Serão utilizados como critério de desempate:

a) maior pontuação no eixo 1;

b) maior idade.

7.6. Os recursos interpostos referentes ao processo de seleção serão aceitos dentro do prazo estipulado, indicado no cronograma, através do Sistema GURI, disponível no endereço eletrônico <https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/>.

 

8. DOS RESULTADOS

8.1. A divulgação dos resultados preliminares e resultados finais do processo seletivo será realizada nas datas indicadas no cronograma deste Edital, no Sistema GURI, disponível no endereço eletrônico <https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/>.

 

Bagé, 30 de setembro de 2025.

 

GABRIEL SAUSEN FEIL

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa

 

FABIO GALLAS LEIVAS

Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação


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Assinado eletronicamente por GABRIEL SAUSEN FEIL, PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR, em 29/09/2025, às 10:37, conforme horário oficial de Brasília, de acordo com as normativas legais aplicáveis.


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Assinado eletronicamente por FABIO GALLAS LEIVAS, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, em 29/09/2025, às 16:49, conforme horário oficial de Brasília, de acordo com as normativas legais aplicáveis.


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Referência: Processo nº 23100.013865/2025-70 SEI nº 1845130