Boletim de Serviço Eletrônico em 30/09/2025

Timbre

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Universidade Federal do Pampa

 

EDITAL ESPECÍFICO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MULTICÊNTRICO EM CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS, PARA INGRESSO DE DISCENTES EM NÍVEL DE MESTRADO ACADÊMICO, VINCULADO AO 1º PERÍODO DE INGRESSO DO EDITAL Nº 294/2025

 

O Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas (PPGMCF) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) torna pública a abertura de inscrições para o processo de seleção de candidatos(as) ao curso de Mestrado, para ingresso no primeiro semestre de 2026.

 

1. DISPOSIÇÕES INICIAIS

1.1. É responsabilidade do(a) candidato(a) o conhecimento das normas dispostas neste Edital Específico e no Edital Geral ao qual está vinculado.

1.2. As alterações do edital por meio de adendos, erratas ou retificações e demais publicações, como resultados prévios de cada etapa e lista de notas, serão divulgadas em página específica no Portal Web Processos Seletivos do GURI no endereço eletrônico <https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/>.

1.3. Dúvidas poderão ser sanadas através do e-mail ppgmcf@unipampa.edu.br.

 

2. PÚBLICO-ALVO

2.1. Poderão inscrever-se no processo seletivo de ingresso do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas - Mestrado Acadêmico aqueles(as) candidatos(as) que atendam aos seguintes requisitos:

a) ser portador de título de graduação em curso que contemple, no currículo e demonstrado em seu histórico escolar de graduação, uma ou mais disciplinas de Fisiologia.

b) ser graduando em curso que contemple, no seu currículo, uma ou mais disciplinas de Fisiologia, com previsão de conclusão do curso antes da matrícula no programa de pós-graduação.

2.2. A realização da inscrição implica irrestrita aceitação, por parte do(a) candidato(a), dos termos definidos no Edital Geral e neste Edital, dos quais não poderá alegar desconhecimento.

 

3. DAS VAGAS POR PROGRAMA

3.1. Quantitativo geral de vagas ofertadas.

 

VAGAS

Vagas Ampla concorrência (universais);

03

Vagas reservadas a(à) candidatos(as) Técnico-administrativos em Educação da UNIPAMPA

N/A

Vagas reservadas a(à) candidatos(as) negros(as) (pretos(as) e pardos(as), indígenas e pessoas com deficiência

N/A

TOTAL DE VAGAS

03

N/A: não aplicável no presente edital.

3.2. Quantitativo geral de vagas ofertadas por orientador(a):

Professor(a) Orientador(a)

Vagas

Linhas de pesquisa

Mauren Assis de Souza

2

Ensino de Fisiologia e Divulgação Científica

Marina Prigol

1

Controle do metabolismo energético e da ingestão alimentar

N/A: não aplicável no presente edital

 

4. CRONOGRAMA

ETAPA

DATAS

Período de inscrições

12/11/2025 a 12/12/2025

Lista preliminar de candidatos(as) inscritos homologados

16/12/2025

Prazo de recurso para candidatos(as) não homologados

18/12/2025

Lista final de candidatos(as) homologados

22/12/2025

Divulgação dos nomes da Comissão de Seleção

22/12/2025

Prazo para arguição de impedimento de membro da Comissão de Seleção

05/01/2026

Prazo para resposta aos pedidos de arguição de impedimento de membro da Comissão de Seleção

07/01/2026

Período de seleção

entre 02/02/2026 e 09/02/2026

Lista preliminar de candidatos(as) classificados e suplentes

até 09/02/2026

Notificação da Comissão de Seleção sobre possíveis aprovados(as) para reserva de vagas à Comissão de heteroidentificação

Não se aplica

Recurso à lista preliminar de candidatos(as) classificados e suplentes (recursos devem ser enviados via sistema GURI)

até 11/02/2026

Lista final de candidatos classificados e suplentes

até 13/02/2026

Matrícula*#

À informar, conforme Calendário Acadêmico

Resultado preliminar da matrícula

À informar, conforme Calendário Acadêmico

Complementação de documentos e recursos da solicitação de matrícula

À informar, conforme Calendário Acadêmico

Resultado final da matrícula

À informar, conforme Calendário Acadêmico

Chamada de suplentes

À informar, conforme Calendário Acadêmico

Matrícula em componentes curriculares (Secretaria de Pós Graduação)

VIA WEB - Conforme Calendário Acadêmico

Início das aulas

Conforme Calendário Acadêmico

* A Solicitação de Matrícula, via Internet, consiste no envio da documentação, obrigatoriamente no formato digital PDF, pelo Sistema GURI, acessando o endereço: <https://guri.unipampa.edu.br/pss/publico/listarEdicoesMatCondicional/>.

# Para candidatos(as) estrangeiros: A documentação específica para a matrícula dos(as) candidatos(as) estrangeiros(as) classificados(as) ocorrerá por e-mail, sendo responsabilidade do(a) candidato(a) encaminhar um e-mail confirmando a sua matrícula e encaminhando a documentação em anexo para o contato específico do PPG, ppgmcf@unipampa.edu.br no prazo estipulado no cronograma do edital específico de cada curso, sob pena de perder a vaga se não o fizer.

 

5. DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A INSCRIÇÃO

5.1. Os seguintes documentos são indispensáveis para inscrição:

-Anexar os documentos descritos nas letras “b” até “i”, no que se aplica em cada campo específico, que constam neste item do Edital;

-Todos os arquivos devem estar em formato PDF;

-O nome de cada arquivo deve ser curto e separado por underline (“_”);

-Reduzir a “qualidade do arquivo”, em números de Dots Per Inch (DPI);

-Endereço eletrônico do Currículo Lattes do(a) candidato(a) (acessar o Currículo Lattes em <http://lattes.cnpq.br/> e copiar o endereço que aparece na visualização do currículo);

5.1.1. O(A) candidato(a) estrangeiro(a) deverá providenciar sua inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF) para apresentação no momento da matrícula em caso de aprovação, conforme orientações disponíveis no endereço eletrônico do portal do governo federal brasileiro Gov.br (<https://www.gov.br/pt-br/servicos/inscrever-no-cpf-no-exterior>).

5.2. A responsabilidade pelo envio da documentação completa requerida para inscrição é exclusiva do(a) candidato(a), sendo que a falta de qualquer um dos documentos mencionados acima implica a não homologação da inscrição.

5.3. A autenticidade da documentação enviada é de responsabilidade do(a) candidato(a), podendo ser responsabilizado(a) e desligado(a) do processo seletivo e do curso, caso matriculado(a), a qualquer momento se comprovada a falsidade ideológica.

5.3.1. O(a) candidato(a) que prestar falsa declaração poderá responder criminalmente, nos termos do Art. 299 do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal.

5.4. Documentos que deverão ser providenciados pelo candidato(a) estrangeiro(a) para apresentação no momento da matrícula, em caso de aprovação:

a) Inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF) para apresentação no momento da matrícula em caso de aprovação, conforme orientações disponíveis no endereço eletrônico do portal do governo federal brasileiro Gov.br (<https://www.gov.br/pt-br/servicos/inscrever-no-cpf-no-exterior>).

b) Diplomas e históricos escolares emitidos em língua estrangeira, com visto do consulado brasileiro no país de origem e suas versões traduzidas para o português por tradutor juramentado. No entanto, diplomas obtidos em países do Mercosul ou versados em espanhol ou inglês são dispensados de visto consular e tradução juramentada.

 

6. DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

6.1. As inscrições serão homologadas pela Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas.

6.2. Terão suas inscrições homologadas os(as) candidatos(as) que apresentarem toda a documentação exigida dentro do prazo estabelecido neste Edital.

6.3. As inscrições homologadas serão divulgadas, conforme data indicada no cronograma deste Edital, apenas no Sistema GURI, disponível no endereço eletrônico <https://guri.unipampa.edu. br/psa/processos/>.

6.4. Os(As) candidatos(as) cuja inscrição não for homologada por erro no formulário de inscrição ou falha ou ausência nos documentos indicados no item 5.1 poderão solicitar a complementação dentro do prazo estipulado para recurso, indicado no cronograma específico de cada PPG, através do Sistema GURI, disponível no endereço eletrônico <https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/>.


7. DA SELEÇÃO

7.1. O processo seletivo será conduzido pela Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas, designada pelo Conselho do Programa.

7.1.1. Será divulgada através do Sistema GURI, disponível no endereço eletrônico <https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/> a nominata dos membros que farão parte da Comissão de Seleção do Programa, podendo os(as) candidatos(as) se manifestarem caso haja algum fator de impedimento de algum dos membros, desde que devidamente comprovado.

7.1.2. É impedido de participar das bancas examinadoras, o docente que, em relação a qualquer um(a) dos(as) candidatos(as):

a) for cônjuge, embora separado judicialmente, divorciado ou companheiro;

b) tiver grau de parentesco ascendente ou descendente até terceiro grau;

c) for sócio em atividade profissional;

d) estiver litigando judicial ou administrativamente ou com respectivo cônjuge ou companheiro;

e) tiver relação estreita de amizade ou inimizade notória ou com o respectivo cônjuge, companheiros, parentes e afins até terceiro grau.

7.2. O(A) candidato(a) deverá cumprir todas as etapas do processo seletivo previstas neste edital, conforme datas e horários divulgados no GURI e na página eletrônica do PPGMCF (http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/pmpgcf).

7.3. O(A) candidato(a) que não observar os locais e horários definidos para as etapas do processo seletivo estará automaticamente eliminado. Fazem parte das etapas do processo seletivo:

a) etapa 1: prova de suficiência em inglês (eliminatória e classificatória, até 100 pontos);

b) etapa 2: prova de conhecimentos em Ciências Fisiológicas (eliminatória e classificatória, até 100 pontos);

c) etapa 3: arguição do pré-projeto (classificatória, até 100 pontos);

d) etapa 4: avaliação do currículo Lattes (classificatória, até 100 pontos).

7.4. A seleção dos(as) candidatos(as) ao doutorado do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas (PPGMCF) será presencial e considera as seguintes etapas e respectivas pontuações.

7.4.1. Etapa 1 - prova escrita de suficiência em inglês (eliminatória e classificatória, até 100 pontos): ocorrerá em data e horário apontados no item 10 do presente edital, em local a ser divulgado com a homologação das inscrições, e terá duração de até 2 (duas) horas, com o objetivo de verificar a capacidade do(a) candidato(a) para traduzir e compreender um texto científico redigido em inglês. Será aprovado(a) nesta etapa o(a) candidato(a) que obtiver nota igual ou superior a 60 (sessenta) pontos. Os avaliadores atribuirão uma nota de 0 (zero) a 100 (cem) para a prova escrita do(a) candidato(a), considerando os seguintes critérios:

1) conhecimento de termos técnicos da área de ciências fisiológicas no idioma estrangeiro;

2) vocabulário técnico da área de ciências fisiológicas no idioma estrangeiro;

3) compreensão do texto técnico da área de ciências fisiológicas no idioma estrangeiro.

O(A) candidato(a) que não comparecer no horário de início desta etapa será automaticamente desclassificado.

7.4.1.1. Será facultado aos candidatos(as) o uso de dicionário próprio e impresso para consulta durante os 30 minutos iniciais da prova da etapa 1, sendo que após este período os dicionários serão recolhidos pela comissão de seleção.

7.4.1.2. Candidatos(as) que têm aprovação em teste de proficiências em inglês (prova de suficiência aplicada por Universidade reconhecida pelo MEC, TOEFL, IELTS ou similares) poderão ser dispensados dessa etapa, desde que apresentem o certificado do teste de idioma no momento da inscrição e manifestem o interesse na dispensa à comissão de seleção no momento do envio da documentação da inscrição.

7.4.2. Etapa 2 - prova de conhecimentos em Ciências Fisiológicas (eliminatória e classificatória, até 100 pontos): a prova escrita de conhecimentos em Ciências Fisiológicas ocorrerá na data e no horário indicados no item 10 do presente edital, em local a ser divulgado com a homologação das inscrições, e considerará as referências bibliográficas sugeridas no Anexo III. Esta etapa terá duração de até 3 (três) horas, e não será permitida a consulta a nenhum tipo de material bibliográfico durante a sua realização. Os avaliadores atribuirão uma nota de 0 (zero) a 100 (cem) para a prova escrita do(a) candidato(a), considerando os seguintes critérios: 1) domínio do tema; 2) redação clara e consistente; 3) fundamentação teórica. Será aprovado(a) nesta etapa o(a) candidato(a) que obtiver nota igual ou superior a 60 (sessenta) pontos. Será eliminado(a) o(a) candidato(a) que não obtiver nota igual ou superior a 60 (sessenta) pontos, não comparecer no horário de início desta etapa, ou que tenha identificado plágio no conteúdo da sua prova.

7.4.2.3. Somente os(as) candidatos(as) aprovados(as) nas etapas 1 e 2 participarão do restante do processo de seleção.

7.4.3. Etapa 3 - arguição do pré-projeto (classificatória, até 100 pontos): com perguntas padronizadas para todos os(as) candidatos(as), serão avaliados a adequação do pré-projeto às linhas de pesquisa do programa, a pertinência da pergunta de pesquisa, a experiência prévia do(a) candidato(a) no tema, os métodos propostos e as expectativas para a realização do pré-projeto. A etapa de arguição terá duração máxima de 30 (trinta) minutos, e o(a) candidato(a) pode ser requisitado a apresentar, oralmente, seu projeto em até 10 (dez) minutos. O(A) candidato(a) que não comparecer no horário de início desta etapa será automaticamente desclassificado(a).

7.4.4. Etapa 4 - avaliação do currículo Lattes (classificatória, até 100 pontos): para a análise de currículo, será considerada a pontuação obtida na planilha de avaliação com a devida documentação comprobatória. No caso de nova documentação comprobatória, o(a) candidato(a) poderá atualizar sua planilha de produção, comunicando a comissão de seleção no momento da abertura do processo, que solicitará o envio da documentação de atualização por e-mail.

7.4.4.1. As candidatas que são mães com comprovação por meio da certidão de nascimento do(s) filho(s), juntamente com a documentação comprobatória do currículo, terão a nota final da avaliação do currículo multiplicada por 1,2 (um vírgula dois), resultando em valor máximo de 100 (cem).

7.5. Serão aprovados, neste processo seletivo, somente os(as) candidatos(as) que obtiverem pontuação final total maior ou igual a 60% (sessenta por cento) do total possível na média aritmética das etapas classificatórias aplicáveis em que participar.

7.6. Será utilizada, para a classificação dos(as) candidatos(as) aprovados, a ordem decrescente da pontuação total

7.7. Serão utilizados como critério de desempate:

a) maior nota na análise do currículo Lattes;

b) maior nota na arguição do pré-projeto;

c) candidato(a) com maior idade.

7.8. O PPGMCF não garante o recebimento de bolsa de estudos aos candidatos(as) selecionados.

7.9. Os recursos interpostos referentes ao processo de seleção serão aceitos dentro do prazo estipulado, indicado no cronograma, através do Sistema GURI, disponível no endereço eletrônico <https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/>.

 

8. DOS RESULTADOS

8.1. A divulgação dos resultados preliminares e resultados finais do processo seletivo será realizada nas datas indicadas no cronograma deste Edital, no Sistema GURI, disponível no endereço eletrônico <https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/>.

 

Bagé, 30 de setembro de 2025.

 

GIULIA ALESSANDRA WIGGERS

Coordenadora substituta em exercício do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas

 

FABIO GALLAS LEIVAS

Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação


logotipo

Assinado eletronicamente por GIULIA ALESSANDRA WIGGERS PECANHA, PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR, em 26/09/2025, às 15:58, conforme horário oficial de Brasília, de acordo com as normativas legais aplicáveis.


logotipo

Assinado eletronicamente por FABIO GALLAS LEIVAS, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, em 29/09/2025, às 16:49, conforme horário oficial de Brasília, de acordo com as normativas legais aplicáveis.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.unipampa.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1850156 e o código CRC 04E21328.



 

 

ANEXO I – PLANILHA PARA AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO LATTES
 

 

1. NOME DO(A) CANDIDATO(A):_____________________________________________________

 

2. FORMAÇÃO ACADÊMICA/TITULAÇÃO

PONTOS

PONTUAÇÃO

2.1. Mestrado concluído na área do programa

7,0

 

2.2. Mestrado concluído em área a fim

5,0

 

2.3. Especialização concluída (360h ou mais)

5,0

(máximo de 01)

 

2.4. Bolsa de iniciação científica (IC)

2,0 / semestre

 

2.5. Bolsa de projeto de ensino ou extensão (IE)

1,5 / semestre

 

2.6. Estágio em laboratório e/ou grupo de pesquisa na área (não concomitante com período de vigência de bolsa de IC ou IE) ou Bolsa de Programa de Educação Tutorial (PET)

1,0 a cada 160 horas

 

2.7. Monitoria em disciplinas na área

1,0 / semestre letivo

 

2.8. Participação como congressista em eventos científicos na área no Brasil (congressos, simpósio, seminários, exceto palestras individuais e salões de IC)

0,10 cada

(máximo de 20 eventos)

 

2.9. Participação como congressista em eventos científicos na área no Exterior (congressos, simpósio, seminários, salões de IC, exceto palestras individuais e salões de IC)

0,15 cada

(máximo de 20 eventos)

 

2.10 Participação como congressista em salões de IC

0,05 cada (máximo de 5 eventos)

 

2.11. Participação como representante discente em comissões de curso/campus

0,25 a cada semestre (máximo de 1 ponto)




 

3. ATUAÇÃO PROFISSIONAL COM VÍNCULO EMPREGATÍCIO EM CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS E/OU ÁREAS AFINS

PONTOS

PONTUAÇÃO

3.1. Docência em escolas técnicas ou ensino fundamental ou médio

1,0 / ano, até 5 anos

 

3.2. Docência no ensino superior

2,0 / ano, até 5 anos

 

3.3 Atuação profissional em Ciências Fisiológicas aplicada à indústria, centros de pesquisa e inovação tecnológica.

1,5 / ano, até 5 anos

 

4. ATIVIDADE DE PESQUISA E PUBLICAÇÕES

PONTOS

PONTUAÇÃO

4.1. Artigo publicado ou aceito em periódico indexado Qualis A1 ou com fator de impacto (JCR) ≥ 3,30 na área de CB II

15,0 / cada

 

4.2. Artigo publicado ou aceito em periódico indexado Qualis A2 ou com fator de impacto (JCR) ≥ 3,00 na área de CB II

14,0 / cada

 

4.3. Artigo publicado ou aceito em periódico indexado Qualis A3 ou com fator de impacto (JCR) ≥ 2,90 na área de CB II

13,0 / cada

 

4.4. Artigo publicado ou aceito em periódico indexado Qualis A4 ou com fator de impacto (JCR) ≥ 2,60 na área de CB II

12,0 / cada

 

4.5. Artigo publicado ou aceito em periódico Qualis B1 ou com fator de impacto (JCR) ≥ 2,30 na área de CB II

10,0 / cada

 

4.6. Artigo publicado ou aceito em periódico Qualis B2 ou com fator de impacto (JCR) ≥ 1,35 na área de CB II

9,0 / cada

 

4.7. Artigo publicado ou aceito em periódico Qualis B3 ou com fator de impacto (JCR) ≥ 1,00 na área de CB II

8,0 / cada

 

4.8. Artigo publicado ou aceito em periódico Qualis B4 ou com fator de impacto (JCR) ≥ 0,40 na área de CB II

7,0 / cada

 

4.9. Artigo publicado ou aceito em periódico Qualis B5 ou com fator de impacto (JCR) ≤ 0,39 na área de CB II

5,0 / cada

 

4.10. Artigo publicado ou aceito em periódico Qualis C ou sem Qualis na área ou sem fator de impacto (JCR) na área de CB II

2,0 / cada

 

4.11. Autoria/organização de livro com ISBN ou ISSN e conselho editorial na área de CB II

15,0 / cada

 

4.12. Autoria/organização de livro com ISBN ou ISSN sem conselho editorial na área de CB II

7,0 / cada

 

4.13. Autoria de capítulo de livro com ISBN ou ISSN e conselho editorial na área de CB II

10,0 / cada

 

4.14. Autoria de capítulo de livro com ISBN ou ISSN sem conselho editorial na área de CB II

5,0 / cada

 

4.15. Autoria de manual técnico ou de livro sem ISBN na área de CB II

2,0 / cada

 

4.16. Trabalho completo/resumo expandido publicados em anais de eventos internacionais (exceto SIEPE ou outros salões de IC/IE)

2,0 cada

(máximo de 10 trabalhos)

 

4.17. Resumo publicado em anais de eventos científicos na área no Brasil (exceto SIEPE ou outros salões de IC/IE)

1,0 cada

(máximo de 10 trabalhos)

 

4.18. Resumo publicado em anais de eventos científicos na área no Exterior (exceto SIEPE ou outros salões de IC/IE)

1,5 cada

(máximo de 10 resumos)

 

4.19. Resumo publicado em anais de salões de IC

0,5 cada

(máximo de 5 resumos)

 

4.20. Participação em projetos de pesquisa (exceto o vinculado com bolsas conforme item 2.4)

1,5 / cada 60h

(máximo 10 pontos)

 

5. ATIVIDADE DE ENSINO E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

PONTOS

PONTUAÇÃO

5.1. Participação em projetos de ensino e em projetos ou programas de extensão (exceto o vinculado à bolsa item 2.5 e 2.6 e 2.7)

1,0 / cada 60h

(máximo 10 pontos)

 

5.2. Cursos e palestras ministrados em eventos profissionais, acadêmicos e de extensão

1,0 / cada

(máximo 5 pontos)

 

5.3 Participação em comissões de organização de eventos acadêmicos e de extensão.

1,0 / cada

(máximo 5 pontos)

 

6. ATIVIDADE DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

PONTOS

PONTUAÇÃO

6.1 Depósito de patente

20,00/cada

 

6.2 Registro de patente

10,00/cada

 

6.4 Registro de marca

5,00/cada

 

6.5 Participação no comitê gestor de start up

10,00/cada

 

TOTAL DE PONTOS:

 

NOTA EQUIVALENTE (ver tabela a seguir):

 

( ) CANDIDATA MÃE (considerado apenas em caso de envio de comprovação) – Multiplicar a nota por 1,2 – nota final máxima 10,0.

 

NOTA FINAL:

 

 

RELAÇÃO DE PONTOS OBTIDOS/NOTAS

PONTUAÇÃO

NOTA

0,0 a 10,00

4,0

10,01 a 20,00

4,5

20,01 a 30,00

5,0

30,01 a 40,00

5,5

40,01 a 50,00

6,0

50,01 a 60,00

6,5

60,01 a 70,00

7,0

70,01 a 80,00

7,5

80,01 a 90,00

8,0

90,01 a 100,00

8,5

100,01 a 110,00

9,0

110,01 a 120,00

9,5

Acima de 120,01

10,0


 

Data: _____/______/ 2025


 

___________________________________

Assinatura do(a) candidato(a)

 

 

 

 

ANEXO II - PRÉ-PROJETO

 

O pré-projeto de pesquisa pode ser redigido em português ou inglês e deverá ser encaminhado em formato PDF, com, no máximo 05 (cinco) páginas, no formato A4, espaçamento 1,5 cm entre linhas, fonte Times New Roman 12, incluindo:

 

1. Nome completo do(a) candidato(a):

2. Identificação do curso, de mestrado ou doutorado;

3. Título do pré-projeto de pesquisa;

4. Indicação de orientador pretendido, considerando a oferta de vagas deste edital;

5. Justificativa: apresentação da relevância e aplicabilidade do projeto de pesquisa considerando a temática proposta e a literatura pertinente, bem como a indicação de sua adequação a uma das linhas de pesquisa do PPGMCF (https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/pmpgcf/area-de-concentracao-e-linhas-de-pesquisa);

6. Objetivos e hipóteses: redação dos objetivos, hipóteses, com possíveis referências teóricas pertinentes ao projeto;

7. Materiais e métodos: delineamento experimental, procedimentos e instrumentos que pretende utilizar, bem como delineamentos de análise de dados;

8. Referências: fontes utilizadas na elaboração do pré-projeto de pesquisa.

 

 

 

 

ANEXO III - REFERENCIAL TEÓRICO E BIBLIOGRAFIA PARA A PROVA DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO EM CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS

 

Programa:

1) Potencial de membrana, potencial de ação e transmissão sináptica

2) Sistema nervoso autônomo

3) Contração do músculo esquelético

4) Mecanismos da contratilidade cardíaca e Regulação da pressão arterial

5) Mecânica respiratória, difusão de gases e controle central da respiração

6) Eixo hipotálamo-hipofisário

7) Pâncreas endócrino

8) Filtração Glomerular e Reabsorção Tubular

9) Motilidade, Digestão e Absorção

10) Sistema reprodutor

 

Bibliografia sugerida:





 

Referência: Processo nº 23100.013865/2025-70 SEI nº 1844048