SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Universidade Federal do Pampa
EDITAL ESPECÍFICO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MULTICÊNTRICO EM CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS, PARA INGRESSO DE DISCENTES EM NÍVEL DE MESTRADO ACADÊMICO, VINCULADO AO 1º PERÍODO DE INGRESSO DO EDITAL Nº 294/2025
O Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas (PPGMCF) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) torna pública a abertura de inscrições para o processo de seleção de candidatos(as) ao curso de Mestrado, para ingresso no primeiro semestre de 2026.
1. DISPOSIÇÕES INICIAIS
1.1. É responsabilidade do(a) candidato(a) o conhecimento das normas dispostas neste Edital Específico e no Edital Geral ao qual está vinculado.
1.2. As alterações do edital por meio de adendos, erratas ou retificações e demais publicações, como resultados prévios de cada etapa e lista de notas, serão divulgadas em página específica no Portal Web Processos Seletivos do GURI no endereço eletrônico <https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/>.
1.3. Dúvidas poderão ser sanadas através do e-mail ppgmcf@unipampa.edu.br.
2. PÚBLICO-ALVO
2.1. Poderão inscrever-se no processo seletivo de ingresso do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas - Mestrado Acadêmico aqueles(as) candidatos(as) que atendam aos seguintes requisitos:
a) ser portador de título de graduação em curso que contemple, no currículo e demonstrado em seu histórico escolar de graduação, uma ou mais disciplinas de Fisiologia.
b) ser graduando em curso que contemple, no seu currículo, uma ou mais disciplinas de Fisiologia, com previsão de conclusão do curso antes da matrícula no programa de pós-graduação.
2.2. A realização da inscrição implica irrestrita aceitação, por parte do(a) candidato(a), dos termos definidos no Edital Geral e neste Edital, dos quais não poderá alegar desconhecimento.
3. DAS VAGAS POR PROGRAMA
3.1. Quantitativo geral de vagas ofertadas.
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VAGAS |
Vagas Ampla concorrência (universais); |
03 |
Vagas reservadas a(à) candidatos(as) Técnico-administrativos em Educação da UNIPAMPA |
N/A |
Vagas reservadas a(à) candidatos(as) negros(as) (pretos(as) e pardos(as), indígenas e pessoas com deficiência |
N/A |
TOTAL DE VAGAS |
03 |
N/A: não aplicável no presente edital.
3.2. Quantitativo geral de vagas ofertadas por orientador(a):
Professor(a) Orientador(a) |
Vagas |
Linhas de pesquisa |
Mauren Assis de Souza |
2 |
Ensino de Fisiologia e Divulgação Científica |
Marina Prigol |
1 |
Controle do metabolismo energético e da ingestão alimentar |
N/A: não aplicável no presente edital
4. CRONOGRAMA
ETAPA |
DATAS |
Período de inscrições |
12/11/2025 a 12/12/2025 |
Lista preliminar de candidatos(as) inscritos homologados |
16/12/2025 |
Prazo de recurso para candidatos(as) não homologados |
18/12/2025 |
Lista final de candidatos(as) homologados |
22/12/2025 |
Divulgação dos nomes da Comissão de Seleção |
22/12/2025 |
Prazo para arguição de impedimento de membro da Comissão de Seleção |
05/01/2026 |
Prazo para resposta aos pedidos de arguição de impedimento de membro da Comissão de Seleção |
07/01/2026 |
Período de seleção |
entre 02/02/2026 e 09/02/2026 |
Lista preliminar de candidatos(as) classificados e suplentes |
até 09/02/2026 |
Notificação da Comissão de Seleção sobre possíveis aprovados(as) para reserva de vagas à Comissão de heteroidentificação |
Não se aplica |
Recurso à lista preliminar de candidatos(as) classificados e suplentes (recursos devem ser enviados via sistema GURI) |
até 11/02/2026 |
Lista final de candidatos classificados e suplentes |
até 13/02/2026 |
Matrícula*# |
À informar, conforme Calendário Acadêmico |
Resultado preliminar da matrícula |
À informar, conforme Calendário Acadêmico |
Complementação de documentos e recursos da solicitação de matrícula |
À informar, conforme Calendário Acadêmico |
Resultado final da matrícula |
À informar, conforme Calendário Acadêmico |
Chamada de suplentes |
À informar, conforme Calendário Acadêmico |
Matrícula em componentes curriculares (Secretaria de Pós Graduação) |
VIA WEB - Conforme Calendário Acadêmico |
Início das aulas |
Conforme Calendário Acadêmico |
* A Solicitação de Matrícula, via Internet, consiste no envio da documentação, obrigatoriamente no formato digital PDF, pelo Sistema GURI, acessando o endereço: <https://guri.unipampa.edu.br/pss/publico/listarEdicoesMatCondicional/>.
# Para candidatos(as) estrangeiros: A documentação específica para a matrícula dos(as) candidatos(as) estrangeiros(as) classificados(as) ocorrerá por e-mail, sendo responsabilidade do(a) candidato(a) encaminhar um e-mail confirmando a sua matrícula e encaminhando a documentação em anexo para o contato específico do PPG, ppgmcf@unipampa.edu.br no prazo estipulado no cronograma do edital específico de cada curso, sob pena de perder a vaga se não o fizer.
5. DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A INSCRIÇÃO
5.1. Os seguintes documentos são indispensáveis para inscrição:
a) Envio de formulário de inscrição online, com preenchimento obrigatório que deve ser realizado no endereço eletrônico <https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/>, anexando os documentos necessários para inscrição solicitados neste Edital, da seguinte forma:
-Anexar os documentos descritos nas letras “b” até “i”, no que se aplica em cada campo específico, que constam neste item do Edital;
-Todos os arquivos devem estar em formato PDF;
-O nome de cada arquivo deve ser curto e separado por underline (“_”);
-Reduzir a “qualidade do arquivo”, em números de Dots Per Inch (DPI);
-Endereço eletrônico do Currículo Lattes do(a) candidato(a) (acessar o Currículo Lattes em <http://lattes.cnpq.br/> e copiar o endereço que aparece na visualização do currículo);
b) Cópia digitalizada (frente e verso) do diploma de graduação para os(as) candidatos(as) ao mestrado, emitido por Instituição de Ensino Superior (IES) credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). No caso de candidato(a) estrangeiro(a), o diploma será avaliado pela Comissão de Seleção;
c) O(a) candidato(a) graduando(a) deverá apresentar atestado de provável formando(a), indicando o período previsto para a conclusão do curso, fornecido pela IES. Neste caso, fica obrigatória a apresentação de diploma ou certificado de conclusão de curso (ou documento equivalente) para a solicitação da matrícula em caso de aprovação;
d) Cópia digitalizada do histórico escolar completo da graduação;
e) Cópia digitalizada (frente e verso) do documento de identificação com foto, se brasileiro; ou do passaporte válido ou documento de identificação do país de origem com foto, se estrangeiro;
f) Cópia digitalizada da autodeclaração de raça/etnia dos(as) candidatos(as) às vagas reservadas para negros(as), (pretos(as) e pardos(as)) e indígenas, conforme Anexo I do Edital Geral 294/2025, que deverá ser analisada por Comissão de heteroidentificação, a qual emitirá parecer;
g) Cópia digitalizada do Laudo médico, conforme Anexo II do Edital Geral 294/2025, para os(as) candidatos(as) inscritos(as) na reserva de vagas para pessoas com deficiência;
h) Planilha de avaliação do currículo Lattes, conforme Anexo I, preenchida e assinada, e cópia PDF dos documentos comprobatórios pontuados na planilha de avaliação do currículo Lattes; artigos aceitos, se comprovados com número de digital object identifier system (DOI), e/ou trabalhos apresentados em eventos científicos posteriormente à inscrição poderão ser adicionados na documentação comprobatória no dia do início do processo seletivo. Os documentos comprobatórios devem ser apresentados na mesma sequência dos itens no Anexo I, devidamente numerados e identificados, em um único arquivo PDF;
i) Pré-projeto de pesquisa, conforme modelo do Anexo II.
5.1.1. O(A) candidato(a) estrangeiro(a) deverá providenciar sua inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF) para apresentação no momento da matrícula em caso de aprovação, conforme orientações disponíveis no endereço eletrônico do portal do governo federal brasileiro Gov.br (<https://www.gov.br/pt-br/servicos/inscrever-no-cpf-no-exterior>).
5.2. A responsabilidade pelo envio da documentação completa requerida para inscrição é exclusiva do(a) candidato(a), sendo que a falta de qualquer um dos documentos mencionados acima implica a não homologação da inscrição.
5.3. A autenticidade da documentação enviada é de responsabilidade do(a) candidato(a), podendo ser responsabilizado(a) e desligado(a) do processo seletivo e do curso, caso matriculado(a), a qualquer momento se comprovada a falsidade ideológica.
5.3.1. O(a) candidato(a) que prestar falsa declaração poderá responder criminalmente, nos termos do Art. 299 do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal.
5.4. Documentos que deverão ser providenciados pelo candidato(a) estrangeiro(a) para apresentação no momento da matrícula, em caso de aprovação:
a) Inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF) para apresentação no momento da matrícula em caso de aprovação, conforme orientações disponíveis no endereço eletrônico do portal do governo federal brasileiro Gov.br (<https://www.gov.br/pt-br/servicos/inscrever-no-cpf-no-exterior>).
b) Diplomas e históricos escolares emitidos em língua estrangeira, com visto do consulado brasileiro no país de origem e suas versões traduzidas para o português por tradutor juramentado. No entanto, diplomas obtidos em países do Mercosul ou versados em espanhol ou inglês são dispensados de visto consular e tradução juramentada.
6. DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES
6.1. As inscrições serão homologadas pela Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas.
6.2. Terão suas inscrições homologadas os(as) candidatos(as) que apresentarem toda a documentação exigida dentro do prazo estabelecido neste Edital.
6.3. As inscrições homologadas serão divulgadas, conforme data indicada no cronograma deste Edital, apenas no Sistema GURI, disponível no endereço eletrônico <https://guri.unipampa.edu. br/psa/processos/>.
6.4. Os(As) candidatos(as) cuja inscrição não for homologada por erro no formulário de inscrição ou falha ou ausência nos documentos indicados no item 5.1 poderão solicitar a complementação dentro do prazo estipulado para recurso, indicado no cronograma específico de cada PPG, através do Sistema GURI, disponível no endereço eletrônico <https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/>.
7. DA SELEÇÃO
7.1. O processo seletivo será conduzido pela Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas, designada pelo Conselho do Programa.
7.1.1. Será divulgada através do Sistema GURI, disponível no endereço eletrônico <https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/> a nominata dos membros que farão parte da Comissão de Seleção do Programa, podendo os(as) candidatos(as) se manifestarem caso haja algum fator de impedimento de algum dos membros, desde que devidamente comprovado.
7.1.2. É impedido de participar das bancas examinadoras, o docente que, em relação a qualquer um(a) dos(as) candidatos(as):
a) for cônjuge, embora separado judicialmente, divorciado ou companheiro;
b) tiver grau de parentesco ascendente ou descendente até terceiro grau;
c) for sócio em atividade profissional;
d) estiver litigando judicial ou administrativamente ou com respectivo cônjuge ou companheiro;
e) tiver relação estreita de amizade ou inimizade notória ou com o respectivo cônjuge, companheiros, parentes e afins até terceiro grau.
7.2. O(A) candidato(a) deverá cumprir todas as etapas do processo seletivo previstas neste edital, conforme datas e horários divulgados no GURI e na página eletrônica do PPGMCF (http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/pmpgcf).
7.3. O(A) candidato(a) que não observar os locais e horários definidos para as etapas do processo seletivo estará automaticamente eliminado. Fazem parte das etapas do processo seletivo:
a) etapa 1: prova de suficiência em inglês (eliminatória e classificatória, até 100 pontos);
b) etapa 2: prova de conhecimentos em Ciências Fisiológicas (eliminatória e classificatória, até 100 pontos);
c) etapa 3: arguição do pré-projeto (classificatória, até 100 pontos);
d) etapa 4: avaliação do currículo Lattes (classificatória, até 100 pontos).
7.4. A seleção dos(as) candidatos(as) ao doutorado do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas (PPGMCF) será presencial e considera as seguintes etapas e respectivas pontuações.
7.4.1. Etapa 1 - prova escrita de suficiência em inglês (eliminatória e classificatória, até 100 pontos): ocorrerá em data e horário apontados no item 10 do presente edital, em local a ser divulgado com a homologação das inscrições, e terá duração de até 2 (duas) horas, com o objetivo de verificar a capacidade do(a) candidato(a) para traduzir e compreender um texto científico redigido em inglês. Será aprovado(a) nesta etapa o(a) candidato(a) que obtiver nota igual ou superior a 60 (sessenta) pontos. Os avaliadores atribuirão uma nota de 0 (zero) a 100 (cem) para a prova escrita do(a) candidato(a), considerando os seguintes critérios:
1) conhecimento de termos técnicos da área de ciências fisiológicas no idioma estrangeiro;
2) vocabulário técnico da área de ciências fisiológicas no idioma estrangeiro;
3) compreensão do texto técnico da área de ciências fisiológicas no idioma estrangeiro.
O(A) candidato(a) que não comparecer no horário de início desta etapa será automaticamente desclassificado.
7.4.1.1. Será facultado aos candidatos(as) o uso de dicionário próprio e impresso para consulta durante os 30 minutos iniciais da prova da etapa 1, sendo que após este período os dicionários serão recolhidos pela comissão de seleção.
7.4.1.2. Candidatos(as) que têm aprovação em teste de proficiências em inglês (prova de suficiência aplicada por Universidade reconhecida pelo MEC, TOEFL, IELTS ou similares) poderão ser dispensados dessa etapa, desde que apresentem o certificado do teste de idioma no momento da inscrição e manifestem o interesse na dispensa à comissão de seleção no momento do envio da documentação da inscrição.
7.4.2. Etapa 2 - prova de conhecimentos em Ciências Fisiológicas (eliminatória e classificatória, até 100 pontos): a prova escrita de conhecimentos em Ciências Fisiológicas ocorrerá na data e no horário indicados no item 10 do presente edital, em local a ser divulgado com a homologação das inscrições, e considerará as referências bibliográficas sugeridas no Anexo III. Esta etapa terá duração de até 3 (três) horas, e não será permitida a consulta a nenhum tipo de material bibliográfico durante a sua realização. Os avaliadores atribuirão uma nota de 0 (zero) a 100 (cem) para a prova escrita do(a) candidato(a), considerando os seguintes critérios: 1) domínio do tema; 2) redação clara e consistente; 3) fundamentação teórica. Será aprovado(a) nesta etapa o(a) candidato(a) que obtiver nota igual ou superior a 60 (sessenta) pontos. Será eliminado(a) o(a) candidato(a) que não obtiver nota igual ou superior a 60 (sessenta) pontos, não comparecer no horário de início desta etapa, ou que tenha identificado plágio no conteúdo da sua prova.
7.4.2.3. Somente os(as) candidatos(as) aprovados(as) nas etapas 1 e 2 participarão do restante do processo de seleção.
7.4.3. Etapa 3 - arguição do pré-projeto (classificatória, até 100 pontos): com perguntas padronizadas para todos os(as) candidatos(as), serão avaliados a adequação do pré-projeto às linhas de pesquisa do programa, a pertinência da pergunta de pesquisa, a experiência prévia do(a) candidato(a) no tema, os métodos propostos e as expectativas para a realização do pré-projeto. A etapa de arguição terá duração máxima de 30 (trinta) minutos, e o(a) candidato(a) pode ser requisitado a apresentar, oralmente, seu projeto em até 10 (dez) minutos. O(A) candidato(a) que não comparecer no horário de início desta etapa será automaticamente desclassificado(a).
7.4.4. Etapa 4 - avaliação do currículo Lattes (classificatória, até 100 pontos): para a análise de currículo, será considerada a pontuação obtida na planilha de avaliação com a devida documentação comprobatória. No caso de nova documentação comprobatória, o(a) candidato(a) poderá atualizar sua planilha de produção, comunicando a comissão de seleção no momento da abertura do processo, que solicitará o envio da documentação de atualização por e-mail.
7.4.4.1. As candidatas que são mães com comprovação por meio da certidão de nascimento do(s) filho(s), juntamente com a documentação comprobatória do currículo, terão a nota final da avaliação do currículo multiplicada por 1,2 (um vírgula dois), resultando em valor máximo de 100 (cem).
7.5. Serão aprovados, neste processo seletivo, somente os(as) candidatos(as) que obtiverem pontuação final total maior ou igual a 60% (sessenta por cento) do total possível na média aritmética das etapas classificatórias aplicáveis em que participar.
7.6. Será utilizada, para a classificação dos(as) candidatos(as) aprovados, a ordem decrescente da pontuação total
7.7. Serão utilizados como critério de desempate:
a) maior nota na análise do currículo Lattes;
b) maior nota na arguição do pré-projeto;
c) candidato(a) com maior idade.
7.8. O PPGMCF não garante o recebimento de bolsa de estudos aos candidatos(as) selecionados.
7.9. Os recursos interpostos referentes ao processo de seleção serão aceitos dentro do prazo estipulado, indicado no cronograma, através do Sistema GURI, disponível no endereço eletrônico <https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/>.
8. DOS RESULTADOS
8.1. A divulgação dos resultados preliminares e resultados finais do processo seletivo será realizada nas datas indicadas no cronograma deste Edital, no Sistema GURI, disponível no endereço eletrônico <https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/>.
Bagé, 30 de setembro de 2025.
GIULIA ALESSANDRA WIGGERS
Coordenadora substituta em exercício do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas
FABIO GALLAS LEIVAS
Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação
| Assinado eletronicamente por GIULIA ALESSANDRA WIGGERS PECANHA, PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR, em 26/09/2025, às 15:58, conforme horário oficial de Brasília, de acordo com as normativas legais aplicáveis. |
| Assinado eletronicamente por FABIO GALLAS LEIVAS, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, em 29/09/2025, às 16:49, conforme horário oficial de Brasília, de acordo com as normativas legais aplicáveis. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.unipampa.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1850156 e o código CRC 04E21328. |
ANEXO I – PLANILHA PARA AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO LATTES
A planilha deve ser preenchida e assinada.
Todos os itens pontuados na planilha deverão apresentar, em anexo, o respectivo documento de comprovação digitalizado.
Os anexos comprobatórios devem estar numerados e ordenados na mesma sequência dos itens correspondentes na planilha.
A classificação Qualis Capes atual para a pontuação deve ser a de CIÊNCIAS BIOLÓGICAS II, disponível neste link: (https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf)
Para a pontuação de artigos científicos é necessário apresentar a capa do artigo acompanhada do DOI e classificação do artigo
Para a pontuação de resumos em eventos apresentar capa dos anais do evento e página da publicação do resumo.
1. NOME DO(A) CANDIDATO(A):_____________________________________________________
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Data: _____/______/ 2025
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Assinatura do(a) candidato(a)
ANEXO II - PRÉ-PROJETO
O pré-projeto de pesquisa pode ser redigido em português ou inglês e deverá ser encaminhado em formato PDF, com, no máximo 05 (cinco) páginas, no formato A4, espaçamento 1,5 cm entre linhas, fonte Times New Roman 12, incluindo:
1. Nome completo do(a) candidato(a):
2. Identificação do curso, de mestrado ou doutorado;
3. Título do pré-projeto de pesquisa;
4. Indicação de orientador pretendido, considerando a oferta de vagas deste edital;
5. Justificativa: apresentação da relevância e aplicabilidade do projeto de pesquisa considerando a temática proposta e a literatura pertinente, bem como a indicação de sua adequação a uma das linhas de pesquisa do PPGMCF (https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/pmpgcf/area-de-concentracao-e-linhas-de-pesquisa);
6. Objetivos e hipóteses: redação dos objetivos, hipóteses, com possíveis referências teóricas pertinentes ao projeto;
7. Materiais e métodos: delineamento experimental, procedimentos e instrumentos que pretende utilizar, bem como delineamentos de análise de dados;
8. Referências: fontes utilizadas na elaboração do pré-projeto de pesquisa.
ANEXO III - REFERENCIAL TEÓRICO E BIBLIOGRAFIA PARA A PROVA DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO EM CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS
Programa:
1) Potencial de membrana, potencial de ação e transmissão sináptica
2) Sistema nervoso autônomo
3) Contração do músculo esquelético
4) Mecanismos da contratilidade cardíaca e Regulação da pressão arterial
5) Mecânica respiratória, difusão de gases e controle central da respiração
6) Eixo hipotálamo-hipofisário
7) Pâncreas endócrino
8) Filtração Glomerular e Reabsorção Tubular
9) Motilidade, Digestão e Absorção
10) Sistema reprodutor
Bibliografia sugerida:
AIRES, M. Fisiologia. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.
BERNE, RM; LEVY, MN; KOEPPEN BM; STATON, BA. Fundamentos de Fisiologia. 4 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
CURI, R. Fisiologia Básica 1a edição Editora: Guanabara Koogan. Ano de publicação: 2009.
GOODMAN, LS; GILMAN, AG; BRUNTON, LL. As bases farmacológicas da terapêutica de Goodman & Gilman. 12. ed. Rio de Janeiro, RJ: McGraw-Hill: Artemed, 2012.
GUYTON, AC; HALL, JE. Tratado de fisiologia médica. 12. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
Referência: Processo nº 23100.013865/2025-70 | SEI nº 1844048 |